• Carregando...
Esttrada da Graciosa
Bloqueios à passagem de veículos têm sido medida recorrente e preventiva a novos deslizamentos de terra na Estrada da Graciosa.| Foto: Divulgação/DER-PR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) anunciou que a turística Estrada da Graciosa será reaberta ao meio-dia desta sexta-feira (17). A rodovia que liga Curitiba a Morretes e Antonina, no litoral do Paraná, foi interditada nos dois sentidos pela última vez na noite de quarta-feira (15) como medida preventiva, após registro acumulado de 300 milímetros de chuva. As condições climáticas poderiam provocar novos deslizamentos de terra pela Estrada da Graciosa.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o DER, uma equipe de conservação fez a limpeza do sistema de drenagem da rodovia, “garantindo o adequado escoamento da água das chuvas que está descendo a Serra da Graciosa”. Os dispositivos, na maioria sarjetas de pedra ao lado das pistas, também foram atingidos pelos escorregamentos recentes, acumulando terra e vegetação.

“O DER-PR permanece monitorando a pluviometria do trecho, com novas interdições sendo realizadas em dias de chuvas intensas ou após vários dias de chuvas ininterruptas. A medida tem caráter preventivo, visando garantir a segurança de usuários da via, uma vez que os recentes escorregamentos de terra foram registrados em ocasiões semelhantes”, afirma o órgão.

A Estrada da Graciosa passa por serviços de manutenção, desde que foi atingida por deslizamentos de terra, registrados no fim do ano passado e em janeiro deste ano. Foram registrados danos inicialmente nos quilômetros 7, 8, 11 e 12,. A perspectiva do DER-PR é de concluir a maioria dos serviços de contenção até maio, prazo que pode ser prolongado, a depender das condições climáticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]