• Carregando...
Casos de dengue disparam no Paraná
Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir dengue.| Foto: Divulgação/Sesa

O aumento no número de casos confirmados de dengue e nas mortes provocadas por complicações da doença, o governo do Paraná decretou situação de emergência em saúde pública. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e vale por 90 dias.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Essa é uma medida preventiva, de caráter excepcional. O Estado tem realizado um grande esforço para reduzir o número de casos da doença, tanto em aporte financeiro como em apoio especializado aos municípios. O decreto permite reforçar essas ações, somando mais forças no combate à dengue”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O objetivo do decreto que determinou a situação de emergência é reforçar ações de controle e combate à dengue. Entre essas ações estão visitas de agentes de endemias às casas das pessoas para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Além disso, a situação de emergência dá mais agilidade na transferência de recursos dos governos federal e estadual aos municípios.

Os especialistas em saúde dividem a dengue em três períodos. O primeiro é marcado por febre, geralmente presente por três dias após o contágio. O segundo, chamado de fase crítica, pode trazer vários sintomas graves como forte dor abdominal, dor de cabeça e atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, fraqueza, vômito e sangramentos. Por fim, a fase de recuperação é marcada pelo fim da febre e pela evolução progressiva dos sintomas, em torno de uma semana após a infecção.

Boletim mais recente trouxe a confirmação de 12 novas mortes por dengue

O boletim epidemiológico da dengue mais recente, divulgado pela Sesa nesta terça-feira (12), trouxe quase 35 mil novas notificações da doença. Foram mais 17 mil casos confirmados e 12 novas mortes provocadas pela dengue. Ao todo, desde o início do período sazonal da doença em julho do ano passado, o Paraná soma 222,5 mil notificações, 91 mil casos confirmados e 49 óbitos.

Dados do boletim mostram que 366 dos 399 municípios paranaenses tiveram casos confirmados de dengue – 92% do estado. A presença massiva dos vírus no Paraná coloca o estado atrás apenas do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal em relação à incidência da dengue, de acordo com o Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

Mobilização estadual contra a dengue no próximo sábado (16)

Para o próximo sábado (16) está marcada uma mobilização em nível estadual para reforçar ações de limpeza e medidas de combate à dengue. “O combate à dengue acontece diariamente no Paraná, mas pedimos uma atenção especial para este sábado, quando teremos uma grande união em prol dessa luta. É um apelo a todos os cidadãos e cidadãs paranaenses para que continuem seguindo as medidas orientativas, principalmente para a remoção dos possíveis focos do mosquito em ambientes domiciliares”, disse o secretário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]