• Carregando...
A pré-candidatura de Cristina Graeml pretende representar o conservadorismo na capital paranaense.
A pré-candidatura de Cristina Graeml (PMB) pretende representar o conservadorismo na capital paranaense.| Foto: Divulgação/Partido Por Mais Brasil (PMB)

O partido Por Mais Brasil (PMB) anunciou nesta sexta-feira (26) a jornalista Cristina Graeml como pré-candidata a prefeita de Curitiba (PR) nas eleições municipais de 2024. A filiação da jornalista curitibana ao partido aconteceu no final do ano passado e a candidatura deve representar o conservadorismo na próxima campanha eleitoral na capital paranaense.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Esse eleitorado conservador que me procurou, por meio de órgãos de classe, pessoas que representam setores da sociedade, trazendo essa demanda pois não enxergam no espectro político ninguém que pudesse representá-los. Eles se sentem representados pela minha voz e entendem que posso fazer isso através da política”, afirma.

Presidente estadual do PMB, Fabiano dos Santos, lembra que a legenda, ainda considerada nova na política nacional, atuou nos últimos anos no Paraná em defesa dos princípios cristãos e da família, lançando candidatos ao Conselho Tutelar e se posicionando de forma estratégica na sociedade.

“Houve esse fenômeno no Brasil de uma direita conservadora em busca de espaço político. As conversas com a Cristina começaram e foram rápidas porque vimos, claramente, que havia alinhamento de pensamentos e ações, além da ideia de ter uma candidatura que representa, de fato, os conservadores em Curitiba”, comenta Santos.

Nas últimas eleições municipais, o presidente do partido lembrou que o vereador Ezequias Barros foi eleito pelo PMB na capital. “A campanha foi 100% independente, não pegamos dinheiro do Fundo Partidário, que não temos direito, ou por outro meio da legislação eleitoral. Todo o trabalho foi feito internamente arregimentando e dando formação política para as pessoas”, recorda.

A estratégia deve se repetir na corrida eleitoral pela prefeitura de Curitiba em 2024, principalmente nas redes sociais. “Uma campanha eficiente vai ocorrer 70% nas redes sociais e pretendemos arregimentar os conservadores em Curitiba e dar o conhecimento para que eles se tornem multiplicadores, não robozinhos, mas pessoas que entendam a importância desse processo eleitoral.”

Partido está em processo de mudança de nome

Em nota enviada à imprensa, o PMB no Paraná explicou que a direção nacional do partido entrou com o pedido de mudança de nome no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril de 2021, passando de ‘‘Partido da Mulher Brasileira’’ para ‘‘Por Mais Brasil’’. O processo, informa a nota, segue tramitando na corte eleitoral sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes e ainda não foi julgado. Mesmo assim, reforça o diretório local do PMB, o novo nome será utilizado nas Eleições 2024.

‘‘Considerando que a decisão pela mudança de nome é partidária e irreversível, a executiva estadual decide pela utilização imediata do novo nome’’, confirma a nota.

Curitibana, Cristina Graeml trabalhou como repórter de TV por 26 anos

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1992, Cristina Graeml trabalhou como repórter de TV por 26 anos. No Grupo GRPCOM fez parte da equipe que, em 2010, ganhou os prêmios Esso de Jornalismo e o Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, entre outros, pela série de reportagens Diários Secretos, que denunciou esquema de contratação de funcionários fantasmas e desvio de mais de R$ 200 milhões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Na Gazeta do Povo desde julho de 2018, ela atuou como produtora e apresentadora de minidocumentários em vídeo e programas de análise política (Última Análise, Conversa Com Fiúza, Passando a Régua com Rodrigo Constantino, Hora do Strike e Segunda Opinião). Em 2019, ajudou a implantar a editoria de Vídeos do jornal e estreou como colunista em fevereiro de 2020, publicando textos e vídeos na coluna Falando Abertamente, editoria Vozes.

Atualmente, é colunista e comentarista de programas de análise política na Gazeta do Povo, Revista Oeste e Rádio Auri Verde de Bauru, além de produzir programação diária em suas redes sociais. Também palestra sobre política nacional e cidadania política. Caso a candidatura dela seja confirmada, Cristina Graeml se afastará das atividades na Gazeta do Povo durante o período eleitoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]