• Carregando...
Ruas ficaram alagadas em Matinhos, no litoral do estado.
Ruas ficaram alagadas em Matinhos, no litoral do estado.| Foto: Roberto Dziura Jr./Agência de Notícias do Paraná

O governo do Paraná homologou, na última terça-feira (30), decretos de situação de emergência em Guaratuba e Matinhos, cidades do litoral do Paraná que foram impactadas pelas fortes chuvas da semana passada. Com os decretos de emergência, os municípios podem ter acesso a mais recursos do governo estadual para reconstrução de áreas e apoio às famílias por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O volume de chuvas acumulado no litoral, em menos de uma semana, ultrapassou o esperado para o mês de janeiro, de acordo com o instituto meteorológico Simepar. O volume chegou a 519,2 milímetros em Guaratuba, entre os dias 20 e 25 de janeiro. A média prevista para o mês era de 386,4 milímetros. Em Matinhos, a precipitação acumulada foi de 355,2 mm e, em Pontal do Paraná, foi de 466,8 mm.

O governo do Paraná informou que tem auxiliado a população afetada com equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar. A Defesa Civil Estadual deu suporte de ajuda humanitária. Foram montados abrigos para atender as famílias e, aos poucos, os municípios retornam à normalidade.

A prefeitura de Guaratuba informou que, entre os dias 24 e 26 de janeiro, 82 pessoas passaram pelo abrigo municipal, e que desde então puderam retornar às residências. Equipes da Defesa Civil e bombeiros continuam trabalhando no monitoramento de morros e rios. A Secretaria de Obras vai fazer a manutenção das ruas no final de semana.

Nesta semana, 14 famílias de Matinhos que estavam acomodadas em abrigos também puderam retornar para casa após a diminuição das chuvas.

A orientação é que moradores e veranistas estejam atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que tem monitorado a situação do estado com informações dos órgãos de meteorologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]