• Carregando...
Grades foram derrubadas e viraram armas durante o confronto entre servidores e PMs | Jonathan Campo/Gazeta do Povo
Grades foram derrubadas e viraram armas durante o confronto entre servidores e PMs| Foto: Jonathan Campo/Gazeta do Povo

Veja mais fotos do confronto entre servidores e PMs em frente à Ópera de Arame

Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Término do tempo real

Terminamos aqui a nossa cobertura da votação em primeiro turno de parte dos projetos de ajuste fiscal enviados pelo prefeito Rafael Greca (PMN). Houve confronto entre PMs e servidores, com feridos e presos.

Servidores dispensados

Na entrada da Prefeitura, de onde a imprensa não pode passar, a conversa é de que o pessoal que trabalha na Prefeitura já está sendo dispensado e que o prédio será esvaziado. Por ora, não há confirmação nem se poderemos subir novamemte ao Salão Nobre.

"Atraso"

A reunião com o secretário era pra acontecer 13h30, mas por enquanto ninguém apareceu. Os manifestantes seguem aguardando.

Fora do salão

Alguns dos presentes na Prefeitura aguardam fora do Salão Nobre. Os guardas municipais que estão no local pedem constantemente para que eles retornem ao salão. A conversa é tranquila, sempre que solicitado os servidores retornam para dentro da sala.

"Daqui não saio..."

Os manifestantes presentes na sede da Prefeitura afirmam que não deixam o local enquanto o prefeito Rafael Greca não aparecer para conversar. A única promessa por enquanto é de que o secretário Luiz Jamur virá. "O secretário não pode fazer nada pela gente, só saímos depois de conversar com o prefeito. Se não vier, ficamos...", explicam os representantes.

PM chegando

Uma movimentação de policiais militares começa do lado de fora da Prefeitura. Já foi possível ver um carro chegando ao local.

Manifestante solitária

Ao fim da sessão, uma única servidora estava no espaço destinado aos representantes dos sindicatos. Sozinha, ela gritou que os vereadores deveriam sair do "plenário" algemados.

Ippuc presente

Servidores do Ippuc acabaram de chegar no prédio da Prefeitura. O grupo que espera a chegada do secretário Luiz Jamur no Salão Nobre já soma mais de 20 pessoas.

Vereadora passou mal

No fim da sessão a vereadora Noemia Rocha passou mal. A oposicionista está sendo atendida por socorristas que acompanharam a sessão na Ópera de Arame.

Sessão encerrada

Fim da sessão. Depois de todos os projetos terem sido aprovados da forma orientada pelo líder do prefeito, presidente Serginho do Posto encerra a sessão e convoca outra para amanhã (terça, 27) para votação em segundo turno dos projetos aprovados.

Prefeitura

Alguns servidores também estão do lado de fora do prédio da Prefeitura.

Relato

Allysson Nathan, presidente da Fessmuc, mostra as marcas do embate com os policiais militares hoje pela manhã na Opera de Arame. Ele também contou que na semana passada já havia sofrido com os confrontos. Agora ele aguarda a chegada do secretário para a conversa.

15 presentes

São 15 manifestantes presentes no Salão Nobre da Prefeitura. Há uma certa expectativa pela conversa que o secretário de Governo, Luiz Jamur, prometeu. Fora do prédio há pouca movimentação.

Votação demorada

Sem painel para votação eletrônica dos vereadores, o processo de apreciação das emendas parlamentares está sendo bem mais demorado que o usual. As 14 emendas ao último projeto da pauta estão sendo todas votadas nominalmente.

Pressão

Giulia Araujo, diretora da União Paranaense dos Estudantes, relatou que ao chegar na Prefeitura foram ameçados por representantes do governo. "Seguraram braços e disseram que sairíamos arrastados se fosse preciso. Só pararam quando perceberam que não íamos sair", afirmou. Por ora, nenhum sinal de Jamur ou de representantes da Prefeitura no Salão ou nos corredores. O clima é tranquilo e silencioso.

Salão nobre

Servidores que protestavam no gabinete do prefeito Rafael Greca desceram. O secretário do Governo, Luiz Jamur, irá conversar com os presentes. A reunião deve acontecer a qualquer momento.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Boatos?

Um dos manifestantes alerta aos servidores que ainda estão na frente da Ópera de Arame que são boatos as informações de que um novo protesto acontece na prefeitura, apesar de haver uma mobilização pequena por lá. A tentativa é evitar a desmobilização, evitando que o protesto se disperse.

Servidores no prédio

Divulgação/Sismuc
Há relatos de que servidores estão na porta do gabinete do prefeito, mas, por ora, fomos impedidos de subir as escadas. De acordo com os guardas, "ordens de cima" nos impedem de subir.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Quase no fim

Carro de som anuncia neste momento a concentração dos manifestantes para as 13h30 no Parque São Lourenço. Protesto está quase no fim.

Nova oposição

Até o início da sessão plenária não se sabia exatamente qual seria o posicionamento dos vereadores Tito Zeglin (PDT) e Jairo Marcelino (PSD). Apesar de os partidos desses parlamentares terem indicado oposição ao pacote, ambos relutavam em assumir esse posicionamento. Na votação, ambos acabaram acatando a ordem partidária e foram contrários aos projetos. Entretanto, houve dissidências nessas legendas. Bruno Pessuti (PSD) e Zezinho do Sabará (PDT) foram favoráveis aos projetos.

"Isolamento" na Prefeitura

Getúlio Xavier/Gazeta do Povo
Servidores já começaram a chegar no prédio da Prefeitura, no Centro Cívico. Guardas municipais "isolaram" o prédio apenas com uma corda.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Violência contra a imprensa

Além da equipe de reportagem da RPC, que foi hostilizada por servidores, outros membros da imprensa foram agredidos, estes pela PM.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Prisões e feridos

Confronto na Ópera de Arame deixa seis feridos e três presos. Leia mais.

Último projeto aprovado

Último projeto da pauta, a Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal acaba de ser aprovada em plenário. Foram 27 votos favoráveis e 10 contrários. Vereadores agora analisam 14 emendas ao texto.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Servidores começam a ir embora

Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
Com o fim da votação se aproximando, os servidores começam a deixar a frente da Ópera de Arame. Embora muitos manifestantes continuem por aqui, o número é muito menor do que o observado no início dos protestos.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Goura (PDT) fala com a Gazeta

Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
Ele explica o motivo de ter deixado a sessão que vota o ajuste fiscal da prefeitura.

Imitação de Greca

Da tribuna, a vereadora oposicionista Noemia Rocha relatou uma reunião com o prefeito Rafael Greca. Para mostrar a forma como disse ter sido desrespeitada pelo prefeito, Noemia apelou a uma imitação caricata de Greca, que chegou até a amenizar, brevemente, o clima tenso no plenário improvisado.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Confronto sai do controle (4)

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Mensagem do ex-presidente

Na tribuna, vereador Felipe Braga Cortes (PSD) lê mensagem enviada pelo ex-presidente da Câmara Paulo Salamuni (PV). No texto enviado a todos os parlamentares ele condenou a forma como o Legislativo vem conduzindo o processo e afirmou que a Câmara escreve as páginas mais tristes de sua história.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Equipe de TV sofre tentativa de agressão

Uma equipe de reportagem da RPCTV foi hostilizada por manifestantes e precisou sair às pressas da frente da Ópera de Arame. Gritando palavras de ordem, algumas pessoas chegaram a empurrar e tentaram arrancar o microfone das mãos da repórter. A equipe pediu ajuda para a Polícia Militar, que não conseguiu proteger os profissionais que estavam trabalhando. A equipe foi protegida por alguns dos servidores menos exaltados e conseguiu sair de próximo dos manifestantes.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Confronto sai do controle (3)

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Confronto sai do controle (2)

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Confronto sai do controle (1)

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Imagens feitas pelo repórter fotográfico Jonathan Campos, da Gazeta, mostram que segundo confronto foi mais intenso que o primeiro.

Servidores se retiram

Servidores que acompanham a sessão de dentro da Ópera de Arame começam a se retirar das galerias em protesto à forma como a sessão está sendo conduzida.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Jalecos em chamas

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Servidores emocionados queimam seus jalecos na frente na Ópera de Arame. É esse o combustível da fogueira

Líder defende o silêncio

Líder da base de apoio, vereador Pier Petruzziello (PTB) defendeu a tática da maioria de não defender os projetos na sessão. Segundo ele, qualquer fala dos vereadores aliados de Greca poderia ser mal interpretada e acirrar ainda mais o clima entre parlamentares e servidores. Na semana passada, uma fala do próprio Pier foi considerada o estopim que causou a invasão do prédio da Câmara.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Fogueira e hino

Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
Depois de novo com frontão, com direito a spray de pimenta, cacetadas e bombas de efeito moral, o clima segue tenso na frente da Ópera de Arame. Os servidores iniciaram uma fogueira no meio da rua e cantam o hino nacional.

Leilão das dívidas

Terceiro projeto em pauta, a renegociação das dívidas do Executivo foi aprovada em plenário. Vereadores debatem agora a Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal, último projeto da pauta.

Sessão continua

Em meio a barulhos de bombas e do helicóptero da PM que voa baixo sobre a Ópera de Arame, vereadores não suspendem a sessão e seguem votando os projetos em pauta.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Confronto intenso em frente à Ópera

Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Boatos de confronto agitam sessão

Relatos de um novo confronto geram bate-boca entre os vereadores no plenário.

Manifestação da base

Pela primeira vez na sessão um vereador da base subiu à tribuna para discursar. Tico Kuzma (Pros) tentou defender uma emenda ao projeto em pauta, mas sua fala foi sufocada por gritos dos manifestantes.

Escolta até no banheiro

Servidores que acompanham a sessão das galerias são escoltados pela Polícia Militar até para ir ao banheiro, que fica dois andares abaixo dos camarotes. As mulheres são acompanhadas por policiais femininas.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Perfis dos manifestantes

Caminhando por entre os servidores desde às 8 horas, pode-se ouvir as mais diferentes opiniões e perceber diferentes perfis de manifestantes. A grande maioria está afinada com os discursos das lideranças, mas entre piadas e galhofas alguns parecem não saber do que se trata o protesto. Mas em todas as rodinhas a insatisfação contra o "pacotaço" é a mesma. A reclamação contra a perda de direitos é enorme. Até policiais se solidarizar com a causa dos servidores. Longe do cordão de isolamento, onde o confronto sempre parece iminente, um PM criticava o governador Beto Richa. "É um absurdo. Como se a culpa fosse de vocês. Para nós a coisa também tá feia. Quero ver ele (Richa) resolver isso quando voltar de Londres. Temos mais é que protestar mesmo", disse o policial. "A gente te entende", disse uma professora". Muitos servidores preferem manter distância da entrada da Ópera de Arame, mas nem por isso deixam de apoiar. "Não quero levar cacetada e coice, mas estou firme na luta", uma professora que se identificou apenas como Rosa.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Banheiro pago

Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
Comerciantes cedem o uso dos banheiros para os servidores que participam do protesto. Mas, tudo tem um custo...

Segundo projeto aprovado

Segundo projeto da pauta, suspensão dos planos de carreira e da database dos servidores foi aprovado com 26 votos favoráveis e 10 contrários. Agora serão analisadas as emendas ao projeto.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Barreiras

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Na ponte que dá acesso à Ópera de Arame, várias barreiras de PMs foram organizadas.

Grupo de salvamento aquático

No efetivo da segurança pública há inclusive homens do Corpo de Bombeiros especializados em salvamento aquático. O acesso à Ópera de Arame é todo rodeado por um lago.

Sem defesa

Vereadores da situação seguem sem debater os projetos. Na discussão da suspensão dos planos de carreira e adiamento da data base foi a vez do vereador Sabino Picolo abrir mão da palavra. Neste momento vereador Professor Euler (PSD), oposicionista, critica o projeto do Executivo.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

"Greca, eu te amo?"

Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
Um dos gritos mais ouvidos na manifestação é "Greca Mentiroso". Até aí, tudo bem. O problema é que quando se ouve de um pouco mais longe, dá-se a impressão de se ouvir: "Greca, eu te amo". Os próprios líderes já perceberam essa confusão e evitam cantar essas palavras, mas volta e meia o grito surge novamente.

Debate regimental

Enquanto a vereadora Noemia Rocha (PMDB) também criticava a realização da sessão, o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), pediu que a vereadora se pronunciasse apenas sobre o projeto em debate. "Estou seguindo o que diz o Regimento", disse o presidente.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Ouça!

Vereadora Professora Josete (PT) fala em "circo" e "jogo de cartas marcadas" e abandona o plenário.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Ajuda e um troco a mais

Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
Enquanto na Ópera de Arame os vereadores decidem o futuro do funcionalismo municipal, na rua os servidores contam com ajuda dos moradores e comerciantes da região para conseguirem ir ao banheiro ou mesmo tomar água. Mimosas são distribuídas para acalmar a fome do manifestantes. Os ambulantes tentam faturar com a movimentação. Faixas de #foragreca e #foraricha são vendidas a 5 reais (três por 10 reais). Também são comercializadas pipoca, bebidas e até quentão.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Cenas fortes

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Confronto entre servidores e PMs produz cenas fortes do lado de fora da Ópera de Arame.

Data base e planos de carreira

Neste momento vereador Mestre Pop (PSC) debate o projeto que altera a data base e suspende os planos de carreira dos servidores municipais. Vereador critica, sobretudo, policiamento ostensivo na sessão. Vereadores da base seguem sem debater os projetos.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Perda de força

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Após duas confusões entre servidores e a Polícia Militar, lideranças dos manifestantes lutam contra a desmobilização. Com megafones em mãos os servidores mais dispersos são chamados para aumentar aglomeração próximo da entrada da Ópera de Arame
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Tensão extrema

No "tratoraço"

Com força no plenário, os vereadores da base de Greca sequer se inscrevem para discutir os projetos.

Enquanto isso, no "plenário"

O projeto que prevê o saque de R$ 600 milhões do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) foi aprovado. Há uma liminar proibindo a retirada enquanto não for feita uma análise do equilíbrio do fundo.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Confronto!

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Servidores e PM entram em confronto após a derrubada de grades em frente à Ópera de Arame.

Saída do plenário

Professora Josete (PT) e Goura (PDT) se retiraram do plenário após as notícias de confronto entre polícia e servidores.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Defesa

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Servidores usam as cercas retiradas de outros locais para isolar a área onde está a cavalaria da PM e impedir que eles saiam.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Sem internet

A equipe da Gazeta do Povo que cobre a sessão de votação está com extremas dificuldades com acesso à internet no local. É por isso que até o momento não há fotos do confronto entre servidores e policiais.

Oposição pede suspensão da sessão

Vereadores da oposição pedem que a sessão seja suspensa pois há confronto na parte externa da Ópera de Arame.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Confronto

Há confronto entre policiais do choque e manifestantes.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Nova tentativa de invasão

Os manifestantes estão retirando as grades e tentando invadir novamente o local onde é realizada a sessão da Câmara.

Helicóptero sobrevoa a Ópera de Arame...

... e policiais de choque começam a se enfileirar na ponte que dá acesso ao local. Ainda não se sabe o motivo do reforço.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Grande quantidade

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Após a chegada da passeata, o número de servidores aumentou bastante em frente à Ópera de Arame.

Servidores no "plenário"

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Já no espaço dos camarotes da Ópera de Arame servidores gritam palavras de ordem e queixam-se do espaço destinado a eles. Policiais militares estão no espaço destinado aos representantes dos sindicatos.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Transmissão ao vivo

A Câmara transmite a sessão ao vivo via Youtube

Entrada dos servidores

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Os cem representantes dos sindicatos que acompanharão a sessão do lado de dentro começam a entrar neste momento na Ópera de Arame. A entrada está sendo gradual e por enquanto sem confronto ou embate.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Sob extrema vigilância

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Setor de camarotes da Ópera de Arame está cheio de policiais.

Primeiro projeto em debate

Neste momento vereadores discutem o primeiro projeto em pauta, a retirada de R$ 600 milhões do instituto de previdência dos servidores. Cada projeto será debatido por três vereadores da base e três oposicionistas, que optaram por permanecer em plenário.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Passeata de servidores pela rua João Gava

Começou a sessão

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Sessão começou com dez minutos de atraso sem a presença de sindicalistas no plenário. Neste momento os vereadores estão registrando presença de forma nominal, já que não há sistema eletrônico, como acontece na Câmara.

Oposição avalia sair

Os vereadores de oposição avaliam deixar o plenário e não acompanhar a sessão de hoje. "Estamos decidindo se ficamos ou se saímos do plenário como forma de protesto", informou a vereadora oposicionista Noemia Rocha (PMDB). Segundo ela, não faz sentido participar de uma sessão em que já está tudo acertado.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Câmara de Curitiba não sabe quanto vai gastar para votar ‘pacotaço’ de Greca. Leia aqui.

"Absurdo"

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
"Eu nunca vi tanta polícia. Um contingente que poderia estar dentro dos bairros, combatendo o tráfico de drogas. É um absurdo o que está acontecendo aqui", afirmou o vereador Mestre Pop (PSC) ao chegar na Ópera de Arame.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Servidores ocupam Mateus Leme

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Até as 9h os servidores vinham liberando o trânsito na Rua Mateus Leme. A partir de agora a passagem dos carros foi bloqueada. Em instantes os servidores vão até a Ópera de Arame em passeata pela rua João Gava. Trânsito no entorno fica muito complicado
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Símbolo dos professores

Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
O professor Gilmar Picussa, um dos primeiros a furar o bloqueio da Polícia Militar na frente da Câmara dos Vereadores, semana passada, está pronto novamente para protestar contra o "pacotaço" da prefeitura de Curitiba. Bastante assediado por seus colegas, ele virou uma espécie de símbolo da luta contra as reformas propostas pelo prefeito Rafael Greca. Apesar de se considerar apenas mais um, ele disse que a classe tem que continuar a lutar pelos seus direitos. "Não podemos agir com violência, mas também não podemos ser bunda-moles". Embora reconheça a importância da PM na segurança da Câmara, ele reclamou da truculência de alguns policiais. Ele acredita, no entanto, que a manifestação de hoje será mais pacífica. Para ele, o governo tenta culpar os servidores pela sua máquina admnistração. "A culpa não é dos professores".

Servidores

Por enquanto servidores não estão na Pedreira Paulo Leminski, como havia sido acordado. Ainda não há confirmação sobre local de onde acompanharão a sessão. Os próprios sindicatos são críticos à ideia de ficarem na Pedreira, avaliam que no local ficam isolados e não podem ser ouvidos.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Número cresce

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
A quantidade de manifestantes em frente à Pedreira e à Ópera de Arame não para de crescer, segundo informações da nossa repórter fotográfica Aniele Nascimento.
Eduardo Luiz Klisiewicz
Eduardo Luiz KlisiewiczRepórter da Gazeta do Povo

Professores em caminhada

Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
Centenas de professores e sindicalistas já estão na frente da Ópera de Arame. Com o trânsito bloqueado em todo o entorno, a maioria desembarca de ônibus o seus carros na região do Parque São Lourenço e caminham pela rua João Gava. A concentração principal segue na região do Parque é a partir das 9h os manifestantes saem em passeata até o local da votação.

Emendas

Por enquanto há 40 emendas protocoladas aos textos que serão votados hoje. Os quatro projetos em discussão podem receber novas emendas até o início da sessão, às 9h.

Vereadores no palco

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Vereadores da base de apoio chegaram à Ópera de Arame ainda antes das 7h. A estrutura de mesa e bancada para os parlamentares foi instalada no palco. Imprensa e grupo de sindicalistas acompanharão a sessão dos camarotes.

Revista policial

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Segurança é reforçada também na parte interna da Ópera de Arame. Até os profissionais da imprensa estão sendo submetidos à revista policial.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Entrada fechada

Jonathan Campos/Gazeta do Povo
A entrada da Pedreira Paulo Leminski, onde deveriam ficar concentrados os manifestantes, está fechada. Por isso, os servidores se concentram na rua em frente ao local.

Interdito proibitório

A pedido da prefeitura, Justiça concedeu interdito proibitório que impede manifestações que perturbem ou dificultem a realização da sessão na Ópera de Arame. Caso a determinação seja desrespeitada, a multa é de R$ 20 mil por dia.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Críticas

Vereadores que vão votar contra as medidas criticam o forte esquema de segurança montado para a votação na Ópera de Arame
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

"Fora de casa"

Desta vez, os vereadores farão uma sessão da Câmara na Ópera de Arame. As duas tentativas anteriores, na própria Casa legislativa, foram frustradas por invasões de servidores ao plenário.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Início

Bom dia, leitores. Estamos começando aqui a nossa cobertura em tempo real da terceira tentativa da Câmara de Curitiba de votar as medidas do pacote de ajuste fiscal do prefeito Rafael Greca (PMN.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]