• Carregando...
O ministro da Saúde do governo Michel Temer, Ricardo Barros (PP) | Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Saúde do governo Michel Temer, Ricardo Barros (PP)| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, o deputado federal licenciado Ricardo Barros (PP), priorizou o Paraná, seu reduto eleitoral, nas viagens oficiais que realizou ao longo do ano de 2017. Levantamento realizado pela Gazeta do Povo, com base na agenda pública divulgada pelo Ministério da Saúde, revela que, das 162 viagens feitas pelo pepista para compromissos oficiais fora do Distrito Federal, 60 tinham como destino uma cidade paranaense, o que representa mais de um terço do total (37%).

Os números não incluem deslocamentos sem conexão com compromissos oficiais, nem as viagens internacionais (ele foi para EUA, Espanha, Portugal, Haiti, Argentina, Paraguai, Suíça, Alemanha, Israel, Emirados Árabes).

Indicado pelo Partido Progressista (PP), Barros foi nomeado para o comando da pasta da Saúde logo depois de o presidente da República Michel Temer (PMDB) assumir no Palácio do Planalto, em 12 de maio de 2016. Para ocupar tal cargo, foi obrigado a se licenciar da Câmara dos Deputados, onde exercia seu quinto mandato. Já anunciou que, na pasta da Saúde, fica até abril, quando precisa se desincompatibilizar para poder concorrer novamente a uma das 30 cadeiras de deputado federal pelo Paraná, no pleito marcado para outubro. 

CAIXA ZERO:Barros deve emplacar sucessor e “acumular” ministério durante campanha

Apesar da licença, Barros manteve uma agenda parcialmente voltada para o Paraná, onde sua esposa, a ex-deputada federal Cida Borghetti (PP), é vice-governadora e também pré-candidata ao posto máximo do Executivo estadual.

De janeiro a dezembro do ano passado, Barros registrou compromissos oficiais em 20 cidades do Paraná: Maringá, sua principal base eleitoral; a capital Curitiba; e também Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Londrina, Marialva, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Ponta Grossa, Sarandi, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. 

Da lista, algumas foram visitadas mais de uma vez, como Curitiba e Foz do Iguaçu.

E nem todos os compromissos no Paraná estavam diretamente relacionados ao Ministério da Saúde. Em 16 de janeiro de 2017, por exemplo, consta na agenda do ministro da Saúde a participação em um ato do governo do Paraná de liberação de recurso da cota extra de ICMS para os municípios do estado

Nenhuma outra região foi tão percorrida em 2017, embora Barros também tenha visitado cidades localizadas em outros 23 estados. 

Em São Paulo, ele percorreu dez municípios (Botucatu, São Manuel, Fernandópolis, Santos, Campinas, Bairro do Limão, São José dos Campos, Paraíso, Barretos, e a própria capital, São Paulo). E é significativo o número de viagens para a capital de São Paulo: somam-se mais ou menos 25 dias de compromissos na cidade mais populosa do Brasil, distribuídos ao longo do ano.

Na condição de ministro da Saúde, ele também foi aos estados do Rio Grande do Sul (Tenente Portela, Santo Augusto, Ijuí, Porto Alegre, Uruguaiana, Bento Gonçalves); do Espírito Santo (Aracruz, Guarapari, Vitória, Boa Vista, Cariacica, Viana); de Minas Gerais (Janaúba, Montes Claros, Uberlândia, Governador Valadares); de Santa Catarina (Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul); da Bahia (Costa do Sauípe, Feira de Santana, Salvador); de Goiás (Cidade de Goiás, Palmeiras de Goiás); do Rio Grande do Norte (Natal, Mossoró); de Piauí (Paranaíba, Teresina); de Pernambuco (Petrolina, Recife); do Pará (Belém, Ananindeua, Marituba); de Mato Grosso (Rondonópolis, Cuiabá); de Roraima (Boa Vista, Bonfim); e da Paraíba (Campina Grande).

LEIA MAIS: Ministro defende “dois laboratórios oficiais” para acabar com “monopólio”

Ele também cumpriu agenda nas capitais dos seguintes estados: Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Ceará (Fortaleza); Maranhão (São Luís); Mato Grosso do Sul (Campo Grande); Alagoas (Maceió); Acre (Rio Branco); Tocantins (Palmas); Amapá (Macapá); e Sergipe (Aracaju).

Geralmente, são viagens rápidas, com deslocamentos feitos com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

No gabinete em Brasília 

Na capital federal, em seu gabinete, Barros recebeu dezenas de pessoas ao longo do ano, incluindo políticos. Dos 33 parlamentares do Paraná (30 deputados federais e três senadores), cerca de 20 foram recebidos pelo ministro da Saúde entre janeiro e dezembro de 2017. 

Representantes de outras bancadas no Congresso Nacional também passaram por lá, geralmente levando lideranças locais (vereadores e prefeitos de municípios).

Mas, os políticos que mais frequentaram o gabinete de Barros, segundo a agenda oficial do Ministério da Saúde, foram o presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder do Governo na Câmara dos Deputados.

Outro lado

Procurado pela Gazeta do Povo, o Ministério da Saúde informou através de uma nota que, do total de agendas cumpridas por Ricardo Barros em 2017, “81% foram realizadas fora do seu estado de origem”. 

“Entre os compromissos estão congressos, anúncio de recursos, inauguração de serviços de saúde, além de outros temas relacionados à área da saúde. Entre os compromissos oficiais no Paraná, pode ser citado como exemplo o último dia 7 de dezembro, quando foi realizado o encontro de ministros do Mercosul, em Foz do Iguaçu”, continua a nota.

A pasta acrescentou ainda que, “quando deseja visitar suas bases”, o ministro da Saúde “tira férias a que tem direito”. “O Ministério da Saúde cumpre rigorosamente a legislação vigente para compromissos oficiais”, aponta o texto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]