• Carregando...
Wagner Mesquita, secretário da Segurança. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Wagner Mesquita, secretário da Segurança.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, pediu desculpas à família do jovem cujo corpo esperou 13 horas para ser retirado pelo Instituto Médico Legal (IML). A declaração foi dada em entrevista ao Paraná TV. “Nos condoemos e pedimos desculpa à família”, disse Mesquita.

O secretário anunciou no telejornal que abriu licitação para locação de mais duas viaturas para o IML. “Vou acompanhar de perto a entrega dessas viaturas locadas”, afirmou o secretário. A licitação deve ser concluída em 15 dias.

LEIA TAMBÉM: Funerária banca sepultamento de jovem cujo corpo esperou 13 horas pelo IML

Além de viaturas, a Polícia Científica, que abrange também o Instituto de Criminalística, também enfrenta falta de pessoal. Conforme mostrou a Gazeta do Povo, o efetivo é 81% menor do previsto em lei. Segundo o sindicato de profissionais da categoria, o Paraná conta com 281 servidores concursados – do quadro próprio da corporação –, enquanto o número de vagas estabelecidas em lei estadual é de 1.478. Em algumas carreiras, como auxiliar de perícia e odontolegista, não há um único profissional contratado sequer.

Entenda o caso

O corpo de um jovem de 18 anos assassinado em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi velado no meio da rua há mais de 13 horas porque o Instituto Médico Legal (IML) não tinha viaturas o suficiente para atender a ocorrência. E o que é pior: depois de horas de espera, o veículo enviado para fazer a retirada acabou se envolvendo em um acidente e não completou o serviço.

Na investigação do caso, a Polícia Civil apreendeu um adolescente de 17 anos suspeito de participar do assassinato. O adolescente foi apreendido no bairro Jardim Arapongas, em Colombo, onde ocorreu o latrocínio – roubo seguido de morte - na noite de segunda-feira (15). Um adulto também é procurado pela polícia.

O que diz a Sesp

Sobre os problemas de estrutura e pessoal, a Secretaria destacou que “está em andamento” um novo contrato para disponibilização de novas viaturas para o IML do Paraná, o que deve garantir a substituição dos veículos em fevereiro deste ano. “O número de veículos disponíveis aumentará dos 25 veículos atuais para 30 em todo o Paraná”, disse a Sesp.

Em relação ao efetivo, a Sesp apontou que “está em andamento um concurso público para a contratação de profissionais para os cargos de perito oficial (nível superior) e de agente auxiliar de perícia oficial (nível médio)”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]