• Carregando...
Grevistas bloquearam acessos e ruas como forma de protesto e dificultaram a vida de quem queria trabalhar: distanciamento dos sindicatos é cada vez maior. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Grevistas bloquearam acessos e ruas como forma de protesto e dificultaram a vida de quem queria trabalhar: distanciamento dos sindicatos é cada vez maior.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A maior greve geral dos últimos 28 anos no Brasil não foi um sucesso devido à adesão espontânea, mas ao bloqueio dos meios de transporte a quem gostaria de ter ido trabalhar. A situação evidencia um descolamento crescente entre os sindicatos e uma base de trabalhadores formada cada vez menos por empregados de grandes indústrias e mais por funcionários de empresas menores do comércio e do setor de serviços, avaliam o professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Hélio Zylberstajn e o cientista político Bruno Bolognesi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Diria que, como greve geral, o protesto fracassou. Seria mais apropriado dizer que foi um movimento que forçou pessoas a não trabalharem”, afirma Zylberstajn. “Se foi um sucesso, é porque pessoas não conseguiram ir trabalhar. O que explica também porque não havia muita gente na rua [nas manifestações]. Não havia transporte para levar quem gostaria de ter protestado [contra as reformas trabalhista e da Previdência]”, concorda Bolognesi.

“Foi um movimento anti-democrático, um tiro no pé. A população brasileira não simpatizou com a paralisação”, acredita Zylberstajn. “A greve geral teria acontecido se as pessoas pudessem livremente escolher entre trabalhar ou não. Os sindicatos querem se impor na base da intimidação, da pressão. É uma resposta fascista”, endurece o professor, que é presidente do Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho e conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Crise existencial

A greve geral desta sexta-feira (28), convocada por todas as centrais sindicais brasileiras para protestar contra as propostas de reforma trabalhista e previdenciária que tramitam no Congresso Nacional, teve na linha de frente sindicatos fortes e de categorias profissionais numerosas – servidores públicos, motoristas de ônibus, metroviários, bancários e professores, entre outros.

Trata-se, porém, de categorias com cada vez menos participação na massa global de trabalhadores, o que escancara uma crise de representatividade no movimento sindical brasileiro. “A maior parte dos sindicatos representa hoje o funcionalismo público, que tem uma série de privilégios e um descolamento com as pautas do trabalhador médio, urbano, empregado no comércio ou em serviços, do balconista, do motoboy, do caixa de supermercado. Essas pessoas querem basicamente duas coisas: trabalhar e um salário bom”, argumenta o cientista político.

“[A perda de representatividade dos sindicatos] É um fenômeno mundial. Onde se reduz a participação da indústria na proporção do total do emprego, a força do sindicato também diminui. Hoje, o emprego cresce no comércio e nos serviços, que historicamente não têm sindicatos fortes, no mundo todo”, detalha Zylberstajn.

“Parece ser consenso que as reformas deveriam ser pelo menos mais debatidas, pois não há clareza sobre o que elas preveem. Mas, no bojo da convocação para a greve geral, há uma discussão política. A pauta inclui o ‘Fora, Temer’, o ‘Foi Golpe’. Não é uma pauta com que a classe média concorda”, avalia Bolognesi. “As pessoas não se sentem representadas. O sujeito que tem que trabalhar na pizzaria hoje à noite e que defendeu o impeachment não vai protestar por algo que não apoia.”

Trata-se de uma crise que também afeta os partidos de esquerda, hoje isolados numa bolha – e não só no Brasil. “Nos tempos do Lula [como líder sindical], a pauta eram dois pontos únicos: melhores salários e condições de trabalho e oposição à ditadura militar. Eram pontos em comum para quase toda a sociedade. Hoje, nem todos querem estar com sindicatos que defendem governos do PT”, afirma o cientista político.

“A esquerda se perdeu numa pauta totalmente fragmentada, discute banheiros mistos ou se usamos xis ou arroba no lugar de artigos para tratar de igualdade entre gêneros. Vive numa bolha. Enquanto isso, a direita cresceu com uma pauta que prega condições iguais para todos. Ela ganhou a batalha ideológica”, ele diz.

Trabalhadores desprotegidos

“A crise de representatividade é fruto da transformação econômica. Há novas formas de contratações, empregos menos permanentes. Como se cria uma identidade desse trabalhador com o movimento sindical?”, indaga o professor da USP. “O movimento sindical tem o desafio de se reinventar, se transformar, para representar trabalhadores que estão em setores como comércios e serviços.”

Sindicatos enfraquecidos significam um trabalhador desprotegido na negociação com seus empregadores. “A função do sindicato é equilibrar a relação de trabalho. O trabalhador, sozinho, é fraco, precisa muito mais da empresa que a empresa dele. O sindicato é uma forma que sociedades industriais encontraram para equilibrar a relação”, afirma Zylberstajn.

Ironicamente, a saída pode estar na reforma trabalhista – principal detonador da greve geral desta sexta-feira –, ele avalia. “No Brasil, a defesa do trabalhador sempre dependeu mais do Estado que do sindicato. A reforma trabalhista tenta avançar nesse sentido. Os resultados das negociações coletivas mostram que muitos sindicatos estão preparados para representar os trabalhadores. É um pouco simplificadora a tese da fraqueza do sindicato. Mas eles precisam se reinventar, se aproximar das bases.”

Um exemplo, para Zylberstajn, são as comissões de representação dos trabalhadores nas empresas, possibilidade aberta pela reforma trabalhista aprovada na Câmara e que aguarda votação no Senado, e que podem ser ocupadas pelos sindicatos. “Em geral, o sindicato esteve distante da empresa, do empregado, no Brasil. A reforma trabalhista é uma oportunidade para os sindicatos se reinventarem e ampliarem seu papel.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]