Joice Hasselmann PSDB
Diretório decidiu por unanimidade expulsar Joice Hasselmann após partido ter sido criticado pelo desempenho nas eleições.| Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O diretório municipal do PSDB de São Paulo expulsou a deputada federal Joice Hasselmann, nesta terça (31), após críticas de que não teria conseguido a reeleição ao cargo por conta do desempenho do partido nas eleições de outubro do ano passado, em que perdeu espaço no legislativo. O anúncio veio horas depois da própria deputada anunciar sua desfiliação.

O partido afirma que a decisão foi tomada por unanimidade e que a deputada já tinha sido alvo de “inúmeros pedidos de impugnação desde o anúncio de sua filiação, sua postura arrogante e a forma como sempre tratou pautas e princípios caros ao PSDB sempre trouxe desconforto a quem é tucano/tucana por convicção não por conveniência”.

Joice Hasselmann se elegeu deputada em 2018 com mais de um milhão de votos em uma campanha de apoio ao então candidato a presidente Jair Bolsonaro, ambos integravam os quadros do PSL. Chegou a ser líder do governo no Congresso em 2019, mas foi destituída da posição após divergências com o ex-presidente pela condução da pandemia da Covid-19.

Desde então, passou a ser crítica do governo e, na disputa pela reeleição no ano passado, fez menos de 14 mil votos. Joice diz que deve concorrer pela segunda vez à prefeitura de São Paulo em 2024 – na primeira tentativa, em 2020, terminou a eleição em sétimo lugar.