• Carregando...
Felipe Neto tem feito ataques a Musk desde o último fim de semana, quando estourou o escândalo do “Twitter Files Brazil”, em que Musk denuncia pressão por censura
Felipe Neto tem feito ataques a Musk desde o último fim de semana, quando estourou o escândalo do “Twitter Files Brazil”, em que Musk denuncia pressão por censura| Foto: Reprodução redes sociais

Após checagem, o youtuber petista Felipe Neto apagou uma publicação na rede social X (ex-Twitter) em que acusava o bilionário Elon Musk de “ajudar os ditadores da Arábia Saudita a capturarem pessoas por tweets”.

Com a publicação, Neto questionava se Musk estaria mesmo “preocupado com a liberdade de expressão no Brasil”, já que teria contribuído com a perseguição política em outro país.

Acontece que a notícia divulgada por Neto - que foi usada para atacar Musk - é de setembro de 2023 sobre casos ocorridos em 2014 e 2015, quando Elon Musk ainda não era dono da rede social.

Neto tem feito ataques a Musk desde o último fim de semana, quando estourou o escândalo do “Twitter Files Brazil”, em que Musk denuncia a pressão de políticos e de parte do judiciário brasileiro para censurar perfis não alinhados à esquerda.

“Me confundi nas datas e estou aqui corrigindo a informação e deixando meu pedido de desculpas pelo erro [...] Não tenho qualquer problema em corrigir quando divulgo uma informação errada, diferentemente do outro lado”, escreveu Neto em outra publicação no seu perfil na rede social X, nesta terça-feira (9).

Mesmo depois de reconhecer o “erro”, Neto acusou a família Bolsonaro de manter “fake news” publicadas, fez novos ataques a Musk e desafiou o bilionário a confrontar o “regime chinês” e a Arábia Saudita.

“Ainda assim, a minha crítica se mantém: Elon Musk não fala uma única palavra sobre o X ser proibido na China, por exemplo, por se borrar inteiro do regime chinês, onde ele possui fábricas da Tesla. O mesmo vale para a Arábia Saudita, de onde Musk recebe muitos investimentos, mas não fala uma única palavra a respeito do seu ditador esquartejador Mohammed bin Salman, que prende e tortura pessoas apenas por críticas ao seu regime no X. Por que Musk está preocupado com a liberdade de expressão no Brasil, mas não na Arábia Saudita?”, disse Neto.

O detalhe é que o regime comunista da China e a Arábia Saudita mantêm relações com o governo Lula, do qual Felipe Neto é aliado e defensor.

Em outras publicações no X sobre o caso, Felipe Neto se vitimizou e criticou a checagem das “notas da comunidade”, que apontou o erro em sua publicação. O perfil de Felipe Neto na rede social X tem 16,8 milhões de seguidores.

Depois de ser criticado por uma mudança abrupta de posicionamento sobre a esquerda e o presidente Lula (PT), em fevereiro de 2023, Felipe Neto passou a integrar um grupo de trabalho montado pelo Ministério dos Direitos Humanos para combater “o discurso de ódio e o extremismo”.

De maneira semelhante, o ex-ator global, José de Abreu, também publicou outra notícia falsa sobre uma das empresas de Elon Musk e foi checado pelas notas da comunidade da rede social que utiliza a verificação feita pelos próprios usuários.

Na publicação, feita nesta segunda-feira (8), José de Abreu diz: “As ações da Tesla caem para o menor nível histórico na Bolsa de Valores de Nova York”.

Na verdade, na segunda-feira (8), a Tesla registrou uma alta de 4,69% no valor das ações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]