• Carregando...
Lula
Lula comentava sobre a retomada do Minha Casa Minha Vida e foi corrigido depois: são 186 mil, e não milhões.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) errou ao explicar como está sendo a retomada do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que foi teve a lei de recriação sancionada nesta quinta (13). Durante uma entrevista à TV Record, ele disse que o governo já começou a reconstruir 186 milhões de casas que estavam com as obras paradas, mas foi corrigido depois.

“Estamos lançando mais 2 milhões de casas nesses próximos três anos, e já começamos a reconstruir 186 milhões de casas que encontramos paralisadas”, disse.

Pouco depois, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto publicou na internet o trecho da fala com o número correto: “já começamos a reconstruir 186 mil casas que encontramos paralisadas”.

A falha de Lula ocorreu no momento em que era questionado se o MCMV seria suficiente para resolver o problema do déficit habitacional, que tem seis milhões de pessoas sem moradia. Ele não respondeu diretamente, e apenas falou da retomada do programa e das obras que pretende fazer.

“Só no nosso governo, construímos quatro milhões de casas. Foi o maior programa habitacional desse país. Agora, estamos lançando mais dois milhões de casas nesses próximos três anos, e já começamos a reconstruir 186 mil casas que encontramos paralisadas. Porque, nós encontramos no Brasil 14 mil obras paradas, quatro mil obras eram de escolas, dentre essas quatro mil obras, 1,6 mil eram creches. Então, a gente está reconstruindo esse país”, disse.

Ele emendou a fala do déficit habitacional com o anúncio de uma nova versão do PAC, que deve ser lançado em breve em parceria com governadores e prefeitos. Segundo a Secom, o programa "vai discutir infraestrutura total, infraestrutura de portos, aeroportos. Vai discutir rodovia, ferrovia, saneamento básico, vai discutir Minha Casa, Minha Vida. É um Novo PAC, com muito mais coisa, mais conteúdo, mais obras" e deve ser lançado no final do mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]