• Carregando...
Demofobia é mais um mito petista. Ou: A bola fora de Elio Gaspari
| Foto:
Lula raivoso

Em sua coluna de hoje, o jornalista Elio Gaspari fala sobre o ódio ao PT e o ódio do PT. Ele reconhece o discurso de ódio que o próprio PT usa, inclusive o ex-presidente Lula, mas logo depois afirma que há um discurso de ódio ao PT também. Fiquei com a nítida impressão de que estava diante de um jornalista daqueles que apela a um suposto “neutralismo” forçado. Diz Gaspari:

Essa é a campanha de ódio contra o PT. Ela pode ser identificada na generalização das acusações contra seus quadros e, sobretudo, na desqualificação de seus eleitores. Nesse ódio, pessoas chocadas pela proteção que Lula e o partido deram a corruptos misturam-se a demófobos que não gostam de ver “gente diferenciada” nos aeroportos ou matriculada nas universidades públicas graças ao sistema de cotas.

Generalização? Mas eu poderia jurar que o PT como um todo defende seus mensaleiros julgados e condenados pelo STF. Estou errado? Gaspari poderia citar quais petistas notórios vieram a público repudiar esses criminosos do alto escalão do partido? Há petistas conhecidos que têm atacado esta “traição” ao legado do PT? Eu não vi. O que vi foi um apoio geral do quadro do PT aos seus bandidos ali “infiltrados”.

Desqualificação de seus eleitores? Mas quem ainda vota no PT além de uma turma vendida, que vive de esmolas (e podem ser esmolas milionárias em alguns casos, como no Bolsa Empresário), ou que pretende apenas preservar uma boquinha estatal qualquer? É preciso ser muito alienado para ser eleitor do PT se não for por interesses mesquinhos e materiais, não é mesmo?

Demofobia? Até tu, Gaspari? Fazendo coro ao discurso de Marcelo Neri e companhia? Não há demofobia alguma, até porque boa parte do povo está contra o PT, especialmente aqueles com maior escolaridade. Ninguém reclama de ver “gente diferenciada” nos aeroportos, e sim de ver o caos nos aeroportos, as filas, a bagunça. O “povo” frequenta aeroportos em países desenvolvidos e isso não é uma questão, não há esta tal “demofobia”. Porque as coisas funcionam direito!

Quer dizer então que, para Gaspari, a “elite” não gosta das cotas porque colocaram essa “gente diferenciada” nas universidades? Não tem nada a ver com segregar a população com base no critério racial, fomentando o racismo que pretende combater, e sim com a ascensão dos negros? Isso parece o discurso furado do Frei David Santos, da Educafro.

Em seguida, Elio Gaspari tenta se redimir, falando do ódio do PT:

O ódio do PT é outro, velho. Lula diz que nunca se valeu de palavrões para desqualificar presidentes da República. Falso. Numa conversa com jornalistas, chamou o então presidente Itamar Franco de “filho da puta” e nunca pediu desculpas. O ódio petista expôs-se em situações como a hostilização ao ministro Joaquim Barbosa num bar de Brasília e na proliferação de acusações contra o candidato Aécio Neves na internet. Se a rede for usada como posto de observação, os dois ódios equivalem-se, e pouco há a fazer.

Lula antevê uma campanha eleitoral “violenta”, pois a elite “está conseguindo despertar o ódio de classes”. Manipulação astuciosa, recicla o ódio do PT, transformando-o no ódio ao PT. Pode-se admitir que a elite não gosta do PT, mas bem outra coisa é rotular como elite todo aquele que do PT não gosta. Paulo Roberto Costa, o ex-diretor da Petrobras que entesourou US$ 23 milhões em bancos suíços, certamente pertence à elite e no seu depoimento à CPI viu-se que gosta do PT e o PT gosta dele.

Mas o estrago já está feito. Em nome de um suposto “neutralismo”, o jornalista sacrifica a lógica, o bom senso e a verdade. Os brasileiros, principalmente os mais bem informados, estão cansados do PT, de saco cheio, com ódio que seja, porque o PT vem destruindo o país, segregando o povo, banalizando a corrupção, aparelhando a máquina estatal, implementando um regime autoritário nos moldes bolivarianos, alimentando a estagflação, estimulando uma bolha de crédito, etc. Não tem absolutamente nenhuma ligação com “demofobia”. Que bola fora do Elio Gaspari…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]