• Carregando...
Imagens do “fantástico” sistema de saúde cubano
| Foto:

Você identifica um cafajeste quando ele “critica” Fidel Castro, mas logo depois elogia todas as suas “conquistas sociais”. Ora, como se “avanços sociais”, caso existissem, inocentassem um tirano assassino que ceifou a vida de milhares de inocentes. Por esse critério, essa gente deveria idolatrar Pinochet, que deixou um Chile efetivamente muito melhor do que encontrou, devastado pelo socialismo de Allende.

Mas tem só um “detalhe”: não existem avanços sociais em Cuba! É tudo mentira escancarada, calcada em dados oficiais de um regime fechado e criminoso. Cuba tinha antes da revolução comunista indicadores bem melhores do que a média do continente. As coisas só pioraram depois.

Como alguém pode falar em educação num país com um só jornal oficial da ditadura? Que educação é essa em que as pessoas não podem ler os livros que desejarem, e precisam repetir que o socialismo é o máximo, mesmo que vejam o extremo oposto ao redor? Chamar essa doutrinação ideológica de educação é um atentado contra a verdadeira educação.

E o que dizer da saúde? Sério que você acredita nisso, seu tolinho? Então explica por que Fidel convocava médicos espanhóis para cuidar de sua saúde? Fazendo isso, viveu 90 anos. Já Hugo Chávez, que foi se tratar com médicos cubanos mesmo, morreu bem antes. Explica, ainda, por que os “médicos” que Cuba exporta como escravos não podem fazer o “revalida”, atestando seu conhecimento na área?

Mais: qual foi a grande contribuição cubana à medicina mundial? Diz aí uma coisinha só, vai, para podermos comparar com os avanços do mundo capitalista, dos laboratórios farmacêuticos americanos, alemães, franceses. Qual o legado da “medicina” cubana? Numa ilha miserável em que faltam remédios básicos, como alguém pode realmente elogiar o sistema de saúde? Só se for um canalha como Michael Moore, com uma agenda ideológica que dispensa os fatos…

Vejam imagens de um típico hospital em Havana. Lembrando que Havana é a capital, ou seja, imagina o que tem por lá em regiões mais… humildes. Só uma pequena amostra:

E os petistas aí, buscando tratamento no Sírio-Libanês de São Paulo… Por quê? Poxa, não acham o sistema de saúde cubano tão bom? Então por que abrem mão dele para gastar fortunas no ícone do capitalismo?

Pois é: da próxima vez que o leitor estiver diante de alguém que “até condena” Fidel, mas faz elogios a essas “conquistas sociais” como a educação e a saúde, saiba estar diante de um comunista enrustido, de um grande cafajeste, que repete essa ladainha só porque, no fundo, adora o socialismo. De longe, naturalmente…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]