• Carregando...
Jovem ataca excesso de estado e cobra da CNBB em Maceió: onde está a Igreja?
| Foto:

Carolina Dias é uma jovem de 17 anos que estudou em escola pública, e foi convidada a compor uma mesa durante evento da CNBB em Maceió, sobre a violência e a juventude. Com a oportunidade de falar, levou uma mensagem cristã e liberal, lembrando que entregar a educação das crianças ao estado é um “absurdo”, que desarmar os cidadãos de bem não é eficiente e fere um direito básico do indivíduo, que o estado é sempre ineficiente, que “nada funciona”. Vejam um trecho:

A mensagem liberal segue avançando. É alvissareiro ver uma jovem de Jacintinho, num evento da CNBB, que muitas vezes se confunde com Conferência Nacional dos Bispos Bolivarianos, transmitindo essa mensagem tão fundamental, de que precisamos de mais liberdade, não de mais estado, e cobrando da Igreja uma posição condizente com seu legado, com suas crenças, com os ensinamentos de Cristo.

A primeira instância: a Família! A segunda instância: a Igreja! A terceira instância e, em último caso: o estado. Eis aí o princípio da subsidiariedade resumido. Famílias mais estruturadas, uma Igreja atuante e defendendo seus reais valores, eis o alicerce de uma sociedade livre e decente. O trabalho que restaria ao estado seria bem menor. Infelizmente ainda temos a lógica invertida no Brasil: o estado parece o pilar de tudo, o centro, o Deus laico, restando pouco espaço para a religião, para a família, para o indivíduo.

Que mais jovens como a Carolina apareçam com a coragem de disseminar essa mensagem de liberdade, pois desde a Boa Nova já sabemos: a Cesar o que é de Cesar, mas não mais que isso. Cesar, ou o estado, não pode tudo. E jamais deveria substituir o papel que cabe a Deus.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]