• Carregando...
Nada como a tecnologia moderna para resolver isso.
Nada como a tecnologia moderna para resolver isso.| Foto:

A maioria dos brasileiros (57%) defende a afirmação “bandido bom é bandido morto”. O índice de concordância sobe para 62% em municípios com menos de 50 mil habitantes, segundo levantamento feito pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Os dados fazem parte do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado no dia 3 de novembro. No comparativo com 2015, quando a mesma pesquisa foi feita, a aceitação da frase aumentou. No ano passado, 50% da população se dizia a favor da morte de criminosos.

A diferença aumenta ou cai um pouco quando separada por sexo. Este ano, entre os homens, 60% concordam e 32% discordam. Já entre as mulheres, 55% concordam e 36% discordam. Separado por idade, quanto mais velho, mais a expressão é aprovada. Na faixa de 16 a 24 anos, 54% concordam. Já para os que têm 60 anos ou mais, 61% estão de acordo.

O Datafolha também revela que 64% dos brasileiros acreditam que os policiais são caçados pelos criminosos. A percepção é ainda maior nas regiões Norte (67%), Centro-Oeste (69%) e Sudeste (66%).

Não acho um bom indício da situação de nossa civilização quando a maioria concorda com a afirmação “bandido bom é bandido morto”, mas compreendo o fenômeno. Numa sociedade decente, normal, o certo seria “bandido bom é bandido preso”, julgado e condenado após o devido processo legal. É aquilo que chamamos de “estado de direito”, um valor clássico do liberalismo.

Mas eu disse numa sociedade normal. Definitivamente não é o caso do Brasil. Somos o país da impunidade. O país em que Suzane Richthofen mata os próprios pais e depois recebe indulto… no Dia das Crianças! Policiais se arriscam o tempo todo, despreparados e com equipamentos precários, e depois observam os bandidos serem soltos pela “Justiça”. Ainda precisam escutar os “intelectuais” falando que os marginais vagabundos são “vítimas da sociedade” e pregando o desarmamento dos cidadãos corretos!

É, enfim, esse conjunto da obra podre, essa ópera bufa que leva tanta gente à desesperança no sistema, preferindo a solução mais prática e direta: mata logo esses vagabundos! A punição legal existe para impedir a vingança pessoal, a “terra sem lei”. Quando ela falha, deixa um vácuo e dá lugar ao sentimento de anomia, impunidade total, que leva, por sua vez, a essa defesa dos justiceiros.

Repito: o que essa pesquisa mostra não é o ideal para um liberal. Mas é um sintoma, um alerta, um termômetro do que se passa. O povo está cansado. Ninguém aguenta mais. São cerca de 60 mil homicídios por ano! O Brasil é o Iraque, a Síria. Há uma guerra civil “velada”. E a sensação é de que a polícia está enxugando gelo apenas. Eis o contexto que explica tanta gente querendo bandido morto. É menos mal do que suas vítimas mortas, não é mesmo?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]