• Carregando...
Porque a bolsa caiu logo após a aprovação do Impeachment. (PUBLIEDITORIAL)
| Foto:

blog

Uma das perguntas que mais recebemos nos últimos dias foi sobre os motivos para a bolsa cair logo após a votação do Impeachment. Não era esperado exatamente o contrário, uma alta forte?

Existe uma antiga frase no mercado, “Sobe no boato e cai no fato”. Essa crença é derivada de algo que realmente ocorre: o mercado costuma precificar certos acontecimentos antes que eles sejam confirmados.

No caso em questão, o Impeachment já era algo altamente provável, portanto a sua aprovação não foi surpresa para os agentes, especialmente aqueles com maior poder de fogo. E quando os principais players já surfaram uma onda, o mercado corrige, pois não há mais ninguém para pagar mais caro.

Se olharmos os dias anteriores, veremos um grande movimento de alta, que muitos analistas chamaram do rally do Impeachment.

Se recuarmos alguns meses para trás, veremos um grande movimento de alta desde que o mercado fez o seu fundo, no final de janeiro, em 37 mil pontos. Desde então a alta já passa de 40%! Isso mesmo que todos os indicadores econômicos tenham piorado de lá para cá.

Novamente, isso ocorre porque a Bolsa de Valores anda a frente da economia real. O preço vai descontando a expectativa futura. Sabemos que em média o mercado está seis meses à frente da economia real. Em outras palavras, o IBOV está nos dizendo que em breve a situação da economia real deverá melhorar. Não é possível afirmar isso com certeza absoluta, mas há uma grande chance de acontecer.

Nesse caso podemos explicar o movimento por dois motivos, um interno e outro externo. O interno é a expectativa positiva com a troca de um governo desastroso. O externo é a melhora no mercado de commodities, com a estabilização da China e manutenção de juros baixos pelos Bancos Centrais por mais tempo que o imaginado inicialmente. Mesmo o FED americano dá sinais de uma política monetária frouxa diferentemente do anunciando ao final de 2015.

Tudo isso demonstra o quanto é complicado tomar decisões de investimentos com base do que está acontecendo exatamente agora, pois o mercado é movimento por expectativas sobre o futuro e por ciclos bem mais complexos.

Se você quiser contar com a ajuda de uma equipe profissional e experiente de assessores financeiros, fica o convite para conhecer o Grupo L&S e ainda ganhar brindes exclusivos nessa parceria com Rodrigo Constantino. Clique aqui para conferir!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]