Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Ted Cruz diz que legislação proposta por ele e vetada por democratas poderia ter evitado massacre no Texas

O senador republicano Ted Cruz disse numa entrevista a Fox News que uma proposta de lei apresentada por ele e pelo senador Chuck Grassley em 2013 poderia ter evitado o massacre na igreja do Texas, que matou quase 30 pessoas.

Cruz alega que os democratas impediram a votação do projeto da Lei Grassley-Cruz, que tinha como meta tornar mais difícil a compra de armas por condenados. O senador, que quase foi o candidato do Partido Republicano no lugar de Trump, elenca dois pontos cruciais do projeto: 1) obrigava agências federais, incluindo o Air Force, a reportar casos de crimes envolvendo seus membros, para constar no database para checagem de antecedentes criminais; 2) se isso fosse feito, e o condenado ainda assim mentisse no formulário para comprar uma arma, isso seria um crime mais severo a ser punido pelo governo.

O que Cruz afirma é que o governo Obama se recusou a processar esses casos de mentiras em formulários. Em 2010, 40 mil condenados e fugitivos mentiram e tentaram comprar armas de forma ilegal, mas somente 44 foram processados.

“Controle de armas para condenados e fugitivos, sim, e para cidadãos corretos que seguem as leis, não”, diz Cruz. Mas os democratas impediram a votação do projeto, que poderia ter resultado no atirador atrás das grades, evitando a morte desses inocentes. Vejam:

Para Cruz, que esteve no local do crime, seu autor é um monstro, a “face do Mal”. É preciso ser realista e constatar que não é trivial impedir esse tipo de coisa, pois quando alguém com o perfil do atirador quer fazer algo assim, dificilmente o fato de ser ilegal comprar armas vai impedi-lo de conseguir uma, de forma ilegal.

Mas realmente chama a atenção essa postura da esquerda, que quer sempre arrochar mais a possibilidade de cidadãos de bem comprarem uma arma, enquanto não parece tão obstinada a impedir que bandidos e malucos possam comprar uma. O desarmamento é uma bandeira ideológica, sem o real intento de diminuir a violência.

Rodrigo Constantino

PUBLICIDADE

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito