Blog / 

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Cursos

Descubra em 10 passos as bases da economia

  1. Formação de preços no livre mercado.

É crucial entender como o preço de um produto é formado com base na interação entre diferentes compradores e vendedores. O preço exerce papel fundamental de informação aos agentes econômicos, se há mais oferta que demanda ou o contrário, para que possam reajustar suas previsões e alocar melhor os recursos escassos.

  1. Organização dos monopólios.

Os monopólios, ao contrário do que dizem muitos economistas, não são formações “naturais” do livre mercado, e sim construções quase sempre artificiais de governos, que criam barreiras à entrada de novos competidores. Quando o estado tenta “proteger” a livre concorrência de cartéis, oligopólios e monopólios, invariavelmente o efeito acaba sendo contrário, e acabamos com menos concorrência.

  1. Origem do dinheiro x Causas da inflação.

Como temos que entender a formação do preço para reconhecer seu papel no bom funcionamento da economia, compreender a origem do dinheiro é essencial se quisermos evitar sua desvalorização constante, sempre uma política deliberada de governos em busca de mais recursos ilegítimos. Saber as causas da inflação é, talvez, a coisa mais importante na economia.

  1. Funcionamento dos ciclos econômicos.

Um outro aspecto desse lado monetário é identificar o papel dos bancos, com a oferta de crédito, nesse processo. Conhecer suas origens, suas diferentes funções, e o papel do regulador Banco Central nisso tudo é parte extremamente relevante para identificar os ciclos econômicos.

  1. Poupança e investimentos.

Um quinto passo é pesquisar o custo do capital, a formação da taxa de juros na economia, como a poupança se faz necessária para investimentos sustentáveis e, como contrapartida, como investimentos sem lastro em poupança efetiva se mostram arriscados e insustentáveis.

  1. Origem dos salários.

Entender o funcionamento do mercado de trabalho, ou seja, como os salários se formam numa economia, torna-se fundamental para não sermos vítimas de demagogos de plantão. O papel dos sindicatos fica mais claro quando compreendemos essas coisas.

  1. Os impactos da globalização.

Não vivemos numa economia fechada, e sim aberta para o mundo todo. O papel das especializações, as vantagens comparativas, o perigo das barreiras protecionistas e da visão mercantilista, tudo isso é parte essencial para uma boa análise econômica na era moderna.

  1. Impostos e carga tributária.

Compreender a tributação, como os impostos afetam os mecanismos de incentivos dos agentes econômicos, saber analisar os impactos da complexidade da carga tributária ou sua progressividade, são também coisas necessárias para todo empresário, independentemente do tamanho da empresa, assim como para seus funcionários também, diretamente afetados pelos tributos.

  1. Governo e intervencionismo.

Um nono passo muito importante é entender que as eventuais “falhas de mercado” nem sempre serão sanadas pela intervenção do governo, ou seja, é preciso aprender também sobre as “falhas de governo”, para evitar falácias e “soluções mágicas” que pioram a situação que pretendiam remediar.

     10. Ensinamentos dos grandes pensadores.

Por fim, o último passo na compreensão das “bases da economia” é mesmo lembrar da “lição única” de Bastiat e Hazlitt: o bom economista não precisa de um linguajar rebuscado, nem mesmo de inúmeras fórmulas complexas, mas não pode abrir mão do bom senso e do foco naquilo que não se vê de imediato. Sem entender isso, ele pode até ter um Ph.D. pela Unicamp, que será um economista ruim receitando um monte de “solução” terrível para nossos problemas econômicos.

Procurei expor aqui, de maneira apenas introdutória, os fundamentos da Economia. No meu curso “Bases da Economia – entendendo o funcionamento do Mercado”, tenho oportunidade de aprofundar cada um desses pontos. Esse conhecimento permitiu, por exemplo, que eu previsse a crise econômica que chegou em 2015 – o que foi fundamental para proteger meus investimentos.

Neste curso você irá entender as engrenagens que movimentam o dinheiro do mundo, seja na quitanda do bairro, seja na corporação multinacional. Ao final de cada aula há uma sessão de perguntas e respostas, e você recebe também acesso ao grupo de discussões no Facebook, onde alunos e ex-alunos trocam ideias e experiências sobre os assuntos abordados.

Ficou interessado? Então vamos começar! Será um prazer ter você como aluno.

Bases da Economia – Entendendo o funcionamento do Mercado

Rodrigo Constantino

PUBLICIDADE

Sobre / 

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos

informe seu email e receba nosso conteúdo gratuito