• Carregando...
Dilma está certa: não foi privatização. E isso é ruim!
| Foto:

A presidente Dilma usou as cadeias de rádio e televisão para se defender da “acusação” de que tinha privatizado o pré-sal. Disse não se tratar de uma privatização. Ela está certa, mas errada. Duplamente errada.

Primeiro porque só não foi privatização mesmo por falta de interesse de empresas privadas. Apenas a Total e a Shell, o que já foi até uma surpresa, participaram, em grupo junto com duas estatais chinesas e a própria Petrobras. As demais empresas privadas fugiram do leilão. Mas havia a possibilidade de participarem. Logo, só não houve maior presença privada por falta de interesse dessas empresas, não porque o governo “protegeu” o “nosso” pré-sal.

Segundo porque ela fala isso como se fosse algo positivo. Ora, ter privatizado o pré-sal seria bom para o país! Empresas privadas mais eficientes operando o campo não é algo negativo para nossa economia. Só na cabeça de nacionalistas ultrapassados. É essa forte presença de empresas privadas que tem feito o setor energético americano passar por uma revolução tecnológica.

O governo celebrou o resultado do leilão de Libra, a joia da coroa, mas não deveria. Leilão de um só participante não é bem um leilão. As ações da Petrobras subiram 5% no dia justamente porque os acionistas ficaram felizes que não houve concorrência, já que a Petrobras teria que participar de qualquer jeito. Foi bom para os minoritários da “nossa” estatal exatamente porque não foi um leilão, e o governo arrecadou menos – saiu pelo lance mínimo a partilha de petróleo.

Caso o leilão tivesse sido um sucesso, com vários participantes, inclusive empresas privadas formando outros grupos, isso teria sido bom para o Brasil e prejudicial à Petrobras. Era esse o dilema do governo: sucesso no leilão, fracasso para a estatal brasileira. Afinal, a gestão do PT conseguiu colocar a Petrobras em situação extremamente preocupante de caixa, pois a dívida cresce sem parar. Já é a empresa mais endividada do setor no mundo:

Fonte: Bloomberg

 

Todas as demais empresas importantes possuem uma geração bruta de caixa (EBITDA) maior do que seu endividamento líquido, enquanto a Petrobras tem três vezes mais dívida do que geração de caixa. Isso levando em conta que seu programa de investimentos à frente é gigantesco. Uma situação bastante desconfortável.

Por essas e outras seria melhor que tivesse ocorrido de fato uma privatização, deixando que outras empresas explorassem esses recursos e os transformassem em riqueza para o país. Os impostos aumentariam, empregos seriam gerados, e divisas entrariam no Brasil. Mas o ranço ideológico do governo serviu como barreira a isso.

Os tucanos são conhecidos por sua postura em cima do muro, mas foi o PT que se mostrou bastante indeciso. Tentou privatizar com uma mão, mas nacionalizar com a outra. Deu nessa jabuticaba: uma “privatização” estranha, com forte presença estatal e pouco interesse privado. Isso é ruim para o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]