• Carregando...
Esquerda caviar: o pré-sal é nosso! Ou: Paulo Betti foi Mauá no cinema, mas não aprendeu nada…
| Foto:

Nada como um dia após o outro. Na época das privatizações da década de 1990, era o PT que liderava um espetáculo patético de liminares onde Judas perdeu as botas para impedir os leilões que trouxeram enormes avanços para o Brasil. Os barbudinhos iam com suas bandeiras com a estrela vermelha jogar pedras e gritar contra os “entreguistas” do governo e os “especuladores”.

O argumento de setor estratégico foi usado simplesmente em todos os leilões. A Vale não podia ser vendida, pois era estratégica. O mesmo para a CSN. Embraer. Telebras. Fosfértil. Até o adubo é nosso!

Em cada um desses casos, o resultado foi o mesmo: empresas mais eficientes, trabalhadores mais produtivos e melhor remunerados, parasitas demitidos, maior arrecadação para os cofres públicos, e lucratividade bem melhor. Os setores não deixaram de ser estratégicos, e nenhuma soberania nacional foi ameaçada.

Mas hoje é o PT que está no poder, tentando atrair investimentos para desenvolver o campo de Libra. A Petrobras, ineficiente e politizada, tem visto seu valor cair ano após ano, ao contrário do endividamento, que só sobe. Sem condições de liderar o programa agressivo de investimentos, convoca ajuda. O PT quer privatizar parte do setor, mas a velha esquerda, o PT de ontem, não aceita. O petróleo é nosso!

Chega a ser engraçado ver o PT sofrer do próprio veneno. Mas perde o Brasil. Até quando vamos conviver com esse atraso ideológico? Até quando as pessoas vão repetir que setor estratégico deve ter controle estatal, como se isso fosse sinônimo de preservar os interesses do povo? É muita idolatria ao fracasso mesmo!

Agora, se o PT mudou de lado no balcão, tem um grupo que sempre estará do lado de lá, invariavelmente. Falo, naturalmente, da esquerda caviar. Os nossos queridos artistas e intelectuais defensores sempre de mais estado. Vejam esse curto vídeo com o ator Paulo Betti, ícone da turma (e eleitor do PT, diga-se de passagem):

httpv://www.youtube.com/watch?v=QxbwM5U6NI8

Será possível tanta ignorância? O vídeo joga de forma irresponsável, como quem não quer nada, o valor de US$ 1,5 trilhão. De onde veio isso? Respondo: uma estimativa pra lá de especulativa sobre a capacidade total do campo, multiplicada pelo preço do petróleo… hoje! Isso é coisa de quem não fez uma única aula de finanças básicas na vida, e jamais ouviu falar em valor temporal.

Pergunto ao leitor: uma maçã hoje vale a mesma coisa que uma mesma maçã daqui a dois anos? Se eu propuser ao leitor dar um carro de presente hoje, ou então somente daqui a cinco anos, o leitor será indiferente? Ah, o tempo tem valor! Chama-se juro, no linguajar econômico.

Isso sem falar que para retirar esse petróleo, se é que ele está lá mesmo (vide decepção com a OGX de Eike Batista), será preciso investir bilhões antes. Esse valor também não entra nas contas mágicas da esquerda. Assim como não levam em conta o risco todo no processo, o preço futuro e incerto do petróleo etc.

Enfim, é pura demagogia, puro sensacionalismo, feito para engambelar inocentes úteis e vender nacionalismo boboca que serve apenas para preservar mamatas estatais.

O triste é que Paulo Betti fez o grande empreendedor Barão de Mauá para o cinema (será que pediu autorização biográfica aos herdeiros?). Não aprendeu absolutamente NADA!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]