• Carregando...

O que é o pré-natal?

É o conjunto de consultas que a mãe faz com seu obstetra durante a gestação. Podem ser realizadas com intervalos mensais, quinzenais e até semanais, no fim da gravidez. Nessas visitas, o médico monitora o desenvolvimento da gestação, verificando a saúde da mãe e do filho, por meio de exames e orientações, sanando todas as dúvidas da grávida sobre sua situação. O vínculo de confiança entre médico e paciente é firmado no pré-natal.

A grávida pode fazer exame de raio X?

Antigamente os exames de raio X eram muito fortes e, se fossem feitos durante a gestação, poderiam interferir na formação do feto. Hoje estão mais avançados, com incidência bem menor de radiação. Segundo a professora de obstetrícia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Celeste Reggiani, se for necessário, o exame pode ser feito e a mãe pode proteger-se com o avental de chumbo.

Quantas ultrassonografias são necessárias durante a gestação? O que pode ser visto em cada uma delas?

Se a gestante não tiver complicações, são realizadas de três a quatro ultrassonografias. A primeira é feita após cinco semanas, para verificar os batimentos cardíacos do embrião, se ele está localizado dentro do útero e se a placenta está descolada. Por volta de 20 semanas de gestação, o médico realiza o segundo exame, para avaliar o desenvolvimento dos órgãos e para descobrir o sexo do feto. Na 28ª semana é realizada a terceira ultrassonografia, para conferir a situação do líquido amniótico. E, com 34 semanas, a mãe fará o último exame, que mostra a situação da placenta e do líquido amniótico, e revela a posição do feto, preparando o médico e a mãe para a melhor opção de parto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]