• Carregando...

Quais remédios a gestante pode ingerir?

Os medicamentos são divididos entre aqueles que não ultrapassam a placenta, que podem ultrapassar e os que ultrapassam, levando riscos ao feto. Segundo os especialistas, estão distribuídos em cinco categorias quanto à segurança na gestação, de acordo com uma classificação médica: A, B, C, D e X. Na categoria A estão aqueles considerados totalmente seguros, como algumas vitaminas. Quase todos os medicamentos estão na B, que comporta os que apresentam mais benefícios do que riscos, como analgésicos e antialérgicos. Remédios da categoria C, como alguns anti-inflamatórios e antibióticos, apresentam riscos e devem ser usados apenas quando não há alternativa. Na D estão aqueles recomendados apenas se a gestante corre riscos com a abstinência, como remédios psiquiátricos e para epilepsia. A categoria X agrupa remédios totalmente contraindicados, como quimioterápicos para câncer. Mas, antes de tomar um medicamento, seja para dor de cabeça, seja para convulsões, consulte o médico.

Como funciona a questão do fator Rh do sangue?

A mãe só deve se preocupar se for Rh negativo e estiver grávida de um bebê Rh positivo. Ser Rh positivo significa ter uma proteína chamada antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos. Se o sangue da mãe entra em contato com o do bebê (tanto durante a gestação quanto na hora do parto), o seu sistema imunológico pode reagir à proteína do sangue do filho, formando anticorpos que podem prejudicar uma futura gestação de outro bebê Rh positivo. Para detectar a formação de anticorpos pelo corpo da mãe é realizado o Teste de Coombs indireto durante a gestação (uma vez por mês, geralmente a partir da 20ª a 24ª semana, até o fim da gravidez). Se nenhum anticorpo for detectado, a mãe tomará a chamada vacina anti-D na 28ª semana de gestação e, no máximo, 72 horas após o parto.

Qual a importância do ácido fólico?

Esta substância ajuda a prevenir a má formação do sistema nervoso. Por isso, é muito importante que a mãe consuma alimentos ricos nela, como vegetais e fígado de gado e de ave. A suplementação também é indicada, com acompanhamento médico, antes da gravidez (no mínimo, um mês) e até o terceiro mês de gestação.

*Exames de raio X

Se necessário, a gestante pode fazer, com moderação e proteção do colete de chumbo.

*Dentista

Você pode continuar a frequentar e a cuidar da sua saúde bucal normalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]