• Carregando...
Patricia Bonat garante o bem-estar com roupas modernas e ao mesmo tempo confortáveis | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Patricia Bonat garante o bem-estar com roupas modernas e ao mesmo tempo confortáveis| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O que pode ajudar a combater os enjoos e a azia?Os enjoos são comuns, princi­palmente no primeiro trimestre, e aparecem pelas mudanças hormonais. A azia, além de ser causada pela diminuição da produção do suco digestivo (o que torna a digestão mais lenta), também é resultado do movimento do estômago, que é empurrado para cima, o que faz com que seus ácidos passem mais facilmente para o esôfago. Os cuidados para evitar enjoos e azias são os mesmos: não fique em jejum prolongado, coma pouco e várias vezes ao dia, evite carne à noite, consuma frutas cítricas, como limão, ou beba limonada bem gelada. Evite café e comidas muito condimentadas. Caminhe após as refeições, o que permite uma melhor digestão.

Como cuidar da sensibilidade dos seios?

Ela pode começar no início da gestação e é causada pelas alte­rações hormonais. Para diminuir o desconforto massa­geie os mamilos com buchas ou toalhas. Por tirar a sensibilidade, pre­­para os seios para a amamentação.

Quando o bebê se mexe na barriga, dói?

Ao se mover, o feto empurra a parede do útero, gerando algum desconforto, como sensação de se ter gases. Mas esses movi­mentos são totalmente normais.

Se o bebê não mexe, é preciso se preocupar?

No início da gestação é normal o feto não se mexer. Grávidas do primeiro filho geralmente começam a sentir a movi­mentação por volta da 20ª semana.

Como tratar os inchaços?

O inchaço ou edema é mais comum nos últimos meses da gestação e é provocado pelo aumento de fluídos e diminuição da velocidade com que circulam pelo corpo. O uso de meias elásticas e sapatos confortáveis pode ajudar. A drenagem linfática também é uma solução, mas deve ser prescrita pelo médico obstetra, que irá avaliar se há riscos de ocorrerem lesões vasculares ou o desprendimento de trombos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]