• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Carlos Alberto Weiss era “pau para toda a obra”. Ele era o “chico faz tudo”, como designam popularmente aqueles que sabem fazer de tudo um pouco. Desde assentar um piso até a pintura de uma parede, Carlos tinha um palpite certeiro ou uma forma de realizar o serviço. Era mestre autônomo dos canos e tubulações. No quartinho da bagunça nos fundos da casa no bairro Barreirinha – “ou o quartinho dos sonhos”, como ele gostava de chamar – era possível encontrar de tudo um pouco. Mas que não entrassem sem pedir. “Era seu canto”, conta a nora Ana Paula.

Tinha dessas pequenas manias. Às 18 horas, era o momento de se trancar no quarto do casal e ter o seu momento de oração. Dizia que era a hora da reflexão; não era dado a ir seguidamente à igreja.

Toda as tardes também dava uma passada no bar. Era o momento de rever os amigos, jogar conversa fora e incentivar os que queriam largar o alcoolismo. Ele era o exemplo de que a perseverança, o apoio da família e uma dose de otimismo eram a fórmula para deixar de lado uma história ruim. Depois de frequentar o Alcoólicos Anônimos (AA), Carlos estava livre da dependência há 23 anos. Mas não se esqueceu dos amigos e, vira e mexe, acompanhava um ou outro nas reuniões. De pouco em pouco, conseguiu levar muitos para o AA ao longo das duas décadas de sobriedade.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Tinha um jeito bonachão e uma forma especial de tratar a família e os clientes fieis. Se alguém ligasse precisando de ajuda, Carlos estava à disposição. Se pedissem para averiguar um problema hidráulico, ele largava o que estava fazendo e saía para resolver. Se um vizinho estivesse precisando de uma carona para ir ao médico, era Carlos que se oferecia. De conselhos à ajuda financeira, ele era o primeiro a ser procurado. Era o extrovertido da casa. Quando tirava o carro na garagem, já ia dando bom dia. Conversava com um e outro.

Se tivesse tempo, tirava uma foto nova de um dos netos. Eram o seu orgulho. Homem do trabalho pesado, sabia ser açucarado quando o assunto envolvia os seus herdeiros. Depois dos almoços de domingo, era a hora do cochilo da tarde. Pegava um neto no colo com a desculpa de fazê-lo dormir e ia para a cama. Os pequenos iam atrás. A mais marcante das brincadeiras era aquela em que Carlos pegava cada um deles no colo e repetia “vem dançar com o vovô” de rosto colado. Era uma risada só. Todos também se divertiam com as estrepolias do cãozinho Sansão, que apreendeu com Carlos a pular e a dar a patinha para cumprimentar.

Dos encontros semanais, a família recorda-se com saudade da costela assada. Ele aprendeu a fazer com o pai, Albino, açougueiro de profissão e bom assador. Mas não fazia concorrência com a mulher, Dorinha. Os churrascos ocorriam uma vez por mês; não queria fazer ciúmes.

Mensalmente, deixava um agrado para os netos. Sempre relacionado à comida. A nora Ana Paula lembra-se de quando estava grávida e teve vontade de comer ostra. Carlos foi até Paranaguá, no Litoral do Paraná, para buscar o motivo do desejo.

Dos momentos de lazer, as pescarias na Represa do Capivari com amigos ficaram na lembrança do filho Junior. Saíam na madrugada. O pai não tinha histórias de pescador, mesmo sendo piadista nato.

Como torcedor de futebol, Carlos era Atlético roxo. Não perdia uma partida do Furacão pelo pay-per-view (pacote pago oferecido na tv a cabo). Quando a bola rolava no campo, a palavra de incentivo vinha no grito “agora vai”. Ganhando ou perdendo, continuava amando o clube do coração.

Carlos manteve o otimismo mesmo durante os dias que permaneceu no hospital e nos 40 minutos que ficou na UTI. Deixa a viúva Doracy (sua Dorinha), os filhos Carlos Junior e Ana Paula, o genro Eduardo, a nora Ana Paula, e quatro netos: Yan, Manoella, Eros e Arthur.

Dia 7 de maio, aos 63 anos, de câncer, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 14/05/2015

Adauto Rosner, 41 anos. Profissão: servente. Filiação: Juvenal Rosner e Maria Jesus de Lima Rosner. Sepultamento ontem.

Ademir Protoba, 62 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Protoba e Iolanda Camargo. Sepultamento hoje, Ferraria, em Campo Largo, saindo de residência.

Aguinaldo Medeiros Silva, 45 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Aparecida de Medeiros Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela Adriana Colombo.

Amadeu de Oliveira, 41 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Aparecida Cândida dos Santos. Sepultamento ontem.

Angelina Filomena Zonta, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Segalla e Luíza Miqueleto Segalla. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Antônio Verissimo de Souza, 90 anos. Filiação: José Verissimo de Souza e Vicencia Rodrigues de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Aramis Mariano dos Santos, 86 anos. Profissão: advogado. Filiação: Joaquim Mariano Júnior e Dorcolina Ferraro dos Santos. Sepultamento ontem.

Arifrazia Rossi Meneghini, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Rossi e Ana Brockmen. Sepultamento ontem.

Barbara Felinsky, 87 anos. Filiação: Stanislau Felinsky e Antônia Felinsky. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Bruno William Sotille, 19 anos. Profissão: atendente. Filiação: Gilmar Sotille e Sandra Regina da Silva Sotille. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo.

Carlos Francisco da Silva Gomes, 60 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Francisco Gomes e Malvina da Silva Gomes. Sepultamento ontem.

Clemente Kutianski, 67 anos. Profissão: auxiliar em enfermagem. Filiação: Valdomiro Kutianski e Paulina Weerbeck Kutianski. Sepultamento ontem.

Dorothea Kostecke Boutin, 92 anos. Profissão: costureira. Filiação: Alfred Kostecke e Hermine Kostecke. Sepultamento ontem.

Eloah Sobrinho Nassif, 84 anos. Profissão: professora. Filiação: Jayme Maria Sobrinho e Elvira Caron Maria Sobrinho. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Elza de Oliveira, 80 anos. Profissão: professora. Filiação: Eugênio Alves de Oliveira e Maria Joana de Oliveira. Sepultamento ontem.

Ernesto Machado de Bonfim, 77 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Antônio Machado de Bonfim e Marculina de Franca Bonfim. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Estevão Hasegawa Martins, 2 dias. Filiação: Danilo Moraes Martins e Luana Midori Martins Hasegawa Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Everly Iaskio dos Santos, 58 anos. Profissão: professora. Filiação: Waldemiro Iaskio e Alacy Ferreira Iaskio. Sepultamento ontem.

Fernando Azevedo Lemes, 20 anos. Filiação: Norival Lemes e Suzana Domiciana Azevedo. Sepultamento ontem.

Floriza Cardoso de Araújo, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Frederico Cardoso e Quelina Braga Cardoso. Sepultamento ontem.

Honorino Solmaria, 91 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Lourenço Solmaria e Genaefa Solmaria. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária.

Ireno José dos Santos, 65 anos. Profissão: motorista. Filiação: José João dos Santos e Maria dos Passos. Sepultamento ontem.

Izabel Renee Costa, 87 anos. Profissão: professora. Filiação: Ângelo José Costa e Philomena Lazzarotto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Bocaiuva do Sul, saindo de residência.

José Antônio da Silva, 75 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Manoel Antônio da Silva e Maria Rodrigues de Azevedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembleia de Deus, no Osternack.

Laertes de Almeida Ramires, 53 anos. Profissão: pintor. Filiação: Jovino Apparecido de Almeida e Ana Ramires de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Leonel Vieira de Lacerda, 93 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Vieira de Lacerda e Juliana Guilhermina da Silveira. Sepultamento ontem.

Leticia Tiepolo, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Hopko e Severiana Hopko. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Lidiane da Silva Cassilha, 29 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: João Gomes Cassilha e Olidia Xavier da Silva. Sepultamento ontem.

Luiz Ricardo Macarini, 53 anos. Profissão: empresário. Filiação: Paulo Macarini e Ieda Sonira Becker Macarini. Sepultamento ontem.

Luiz Trybus, 76 anos. Profissão: advogado. Filiação: José Trybus e Maria S Trybus. Sepultamento ontem.

Maria de Azevedo Pereira, 56 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio Dias Azevedo e Cezarina Dias de Azevedo. Sepultamento hoje, em local a definir.

Marli Miranda Castro Ribas, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Remolo Gomes Castro e Acacia Miranda Castro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Mesakne Inglês de Jesus, 36 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Inglês de Jesus e Luíza Castro de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Neide Fortes Machado, 65 anos. Profissão: artesã. Filiação: Conceição Fortes Machado. Sepultamento ontem.

Nilson Ribeiro dos Santos, 48 anos. Profissão: servente. Filiação: João Ribeiro dos Santos e Maria Lúcia dos Santos. Sepultamento ontem.

Palmyra Martins de Oliveira Gavloski, 97 anos. Profissão: doméstica. Filiação: José Martins de Oliveira e Joaquina Rosa dos Anjos. Sepultamento ontem.

Paulo Zatesko, 37 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Joaquim Zatesko e Júlia Coutinho Zatesko. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Visão Missionária, no Parolin.

Pedro Sebastião de Lima, 65 anos. Profissão: operador. Filiação: Francelino Neres de Lima e Amélia Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Rejeane Cristina Baptista, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Edna Mara Moraes Baptista. Sepultamento ontem.

Roberson dos Santos Silva, 26 anos. Profissão: garçom. Filiação: Odinir dos Santos Silva e Jurema Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Roberto Oliveira Souza, 81 anos. Filiação: Theophilo Olegário de Souza e Benedita Oliveira Souza. Sepultamento ontem.

Santo Odoni, 71 anos. Profissão: gerente. Filiação: Guerino Odoni e Rosa Rossignollo. Sepultamento ontem.

Sebastião Roberto Kaseker, 57 anos. Profissão: gerente administrativo financeiro. Filiação: José Kaseker e Aurora Salgado Kaseker. Sepultamento ontem.

Sérgio Estegue Kekis, 43 anos. Filiação: Leonel Kekis e Odete Estegue Kekis. Sepultamento ontem.

Solange Aparecida Machado da Costa Vidal, 37 anos. Profissão: do lar. Filiação: Erondina Machado da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Cafelândia.

Teresinha Guedes Caetano, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Júlio Guedes Ribeiro e Maria Rodrigues. Sepultamento ontem.

Teresinha de Jesus Esnal Garcia, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aristides Esnal e Maria Inês Soares Esnal. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Therezinha Zen Pauletto, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Zen e Júlia Zen. Sepultamento ontem.

Tiago Hofstatter Rodrigues, 35 anos. Profissão: advogado. Filiação: José Milton Rodrigues e Janete Teresinha Hofstatter Rodrigues. Sepultamento ontem.

Vaelson Francisco Scheraiber, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: Manoel Olegário Scheraiber e Leonilda de Lima Scheraiber. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Vicente Batista da Silva, 73 anos. Profissão: operador. Filiação: Raimundo Pereira da Silva e Deolinda Batista da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Jardim Paranaense.

Walter Honório, 78 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Amercio Honório e Genoveva Picoli. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]