• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Criar um filho não é uma tarefa simples. Exige saber proteger, educar, transmitir valores, amar incondicionalmente, além, é claro, de cuidar das necessidades materiais dos pequenos. Eva Pereira Correia conhecia muito bem essas exigências e as tirava de letra. Criou os nove filhos com a mesma dedicação e amor. Era o centro da família, uma verdadeira matriarca.

Ainda mocinha, ela deixou Palmeira, nos Campos Gerais, acompanhando a família. Seu pai, Sebastião, trabalhava na construção de ferrovias e seguia para aonde quer que os trilhos do trem o levassem. No caso foi para a Lapa. Foi na cidade histórica que Eva conheceu o marido, Leonides. O casal tirava o sustento da terra; a lida era de sol a sol na lavoura. Quando aparecia a oportunidade, Eva também trabalhava em casas de família. Não tinha medo nem vergonha do serviço.

Com a grande família se formando, dona Eva se esforçava para ensinar aos filhos sobre a importância de se manterem unidos. O mais velho aprendia a cuidar do mais novo, a dividir as coisas e também a compartilhar brincadeiras e tarefas. Só assim era possível deixar tudo em ordem. Muito tranquila e comedida, os pequenos tinham de aprontar muito para tirarem a mãe do sério.

Na cozinha, gostava da comida do campo, aquela feita com os produtos cultivados e criados no próprio quintal. Do milho saía a quirera, cozida com a costelinha de porco, para o almoço e também a canjica para a sobremesa. Era comida simples, mas sempre feita com amor.

Debaixo da proteção de dona Eva, os filhos foram crescendo e escolhendo carreiras. Quando o mais jovem, Maurício, descobriu a vocação sacerdotal, ela fez questão de lembrá-lo da responsabilidade daquela missão. Que fosse padre, sim, mas que levasse muito a sério o caminho cheio de responsabilidade.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

O amor à família era materializado por Eva de um modo muito concreto: queria manter todos por perto. Dos seus nove filhos, apenas dois não moravam na Lapa, o que garantia reuniões familiares constantes. E no fim do ano, especialmente no Natal, o encontro era sagrado. A casa de Eva ficava cheia. Quase não havia espaço para os filhos, os 49 netos e os 38 bisnetos.

De tempos em tempos, fazia questão de visitar os parentes que moravam mais longe para se certificar de que tudo estava bem. E mesmo sendo muito caseira, vez ou outra também se aventurava em um passeio mais longo, normalmente instigada por algum filho. Foi assim que conheceu o Santuário de Aparecida (SP) e o de Nova Trento (SC), na terra de Santa Paulina.

Mas o bom mesmo para a senhorinha da Lapa era ficar em casa. Cuidava com esmero dos pequenos afazeres diários, da horta, e mimava os netos que sempre estavam pela casa. Diminuiu o ritmo depois que o enfisema pulmonar que tinha há anos se agravou; teve de usar um cilindro de oxigênio para auxiliar na respiração. Os pequenos divertimentos diários incluíam acompanhar o desenrolar das novelas – sim, ela era uma noveleira. Adorava acompanhar as peripécias dos vilões e mocinhos, torcendo, claro, que no final todos ficassem bem.

Muito religiosa, dona Eva rezava diariamente e frequentava com assiduidade a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Seixo, área rural da Lapa, mesma região em que morava. Em casa, mantinha toda uma estante para guardar imagens religiosas, a maioria presente dos filhos e netos. Junto delas, as fotografias dos seus. O arranjo revelava seu desejo de que cada um de seus familiares permanecesse perto dos santos e santas, sempre próximos de Deus.

A fé ajudou a matriarca a enfrentar a doença com serenidade. Costumava dizer que na hora em que o Pai a chamasse, ela estaria pronta. Depois de ficar 13 dias internada na UTI devido ao agravamento do enfisema pulmonar, Deus a chamou. Deixa os filhos Antonio, Nilsa, Adair, Mauro, José Irani, Enereu, Gilberto, Adão e Maurício, 49 netos, 38 bisneto e um trineto.

Dia 23 de julho, aos 79 anos, de choque séptico, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 21/08/2015

Adão Gavlovski, 68 anos. Profissão: bancário. Filiação: Rosa Gavlovski. Sepultamento ontem.

Alice Kutz Knaut, 75 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Otto Frederico Kutz e Olga Maria Luíza Kutz. Sepultamento ontem.

Amanda Mayumi Tanji, 26 anos. Profissão: estudante. Filiação: Mário Assamu Tanji e Lúcia Aparecida Machado Tanji. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Aquilino Benato Vale, 93 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: João Benato e Judith Peruci Benato. Sepultamento ontem.

Arnaldo Martins de Souza, 53 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Zulmira Martins de Souza. Sepultamento hoje, em local a definir.

Benedita Felícia da Silva, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Felício de Godói e Joana Rosa de Godói. Sepultamento ontem.

Benedito Maria dos Santos, 53 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Lázaro Manoel dos Santos e Jandira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária.

Bento Maciel Pinto, 74 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Perciliano Antunes Maciel Pinto e Ambrozina Ferreira Pinto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

César Augusto Dutra da Silva, 30 anos. Profissão: motorista. Filiação: Natanael Dutra da Silva e Dejamira Conceição Dutra da Silva. Sepultamento ontem.

Cleonice Stadler da Silva, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Stadler e Olinda Stadler. Sepultamento ontem.

Cleverson Roberto Silva da Luz, 33 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Iladir da Luz e Iracema Silva. Sepultamento hoje, em local a definir.

Dioniver dos Santos, 26 anos. Profissão: borracheiro. Filiação: Pedro dos Santos e Ivonete Duarte Waltrick. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Dulce Duarte Coelho, 57 anos. Profissão: auxiliar em enfermagem. Filiação: Izaltino Vitorino Coelho e Maria Duarte Coelho. Sepultamento ontem.

Edegar Prantl, 50 anos. Profissão: manobrista. Filiação: Heribert Ambrosio Prantil e Holdi Elza Lídia Prantl. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Elvira Xavier de Castro, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Marcílio de Souza e Idalina Carpejani. Sepultamento hoje, no Cemitério Luterano.

Emanuely Vitória da Silva Rodrigues, 7 meses. Filiação: Maycon Luiz Pereira Rodrigues e Ketelen Aparecida da Silva. Sepultamento ontem.

Ermelia Galvão Lobo, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Generozo Leite Galvão e Maria Rosa Galvão. Sepultamento ontem.

Erondina Figueiro, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Angelino da Silva e Marina Benedito. Sepultamento ontem.

Eurides Aragao da Silva Júnior, 29 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Eurides Aragao da Silva e Jucimara de Paula da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Genesio Ferreira Padilha Lopes Júnior, 37 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Genesio Ferreira Padilha Lopes e Nadir Rodrigues Lopes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Geralda Gonçalves Koval, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Gonçalves dos Santos e Guiomar Francisco do Prado. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Gregoria Hernandez Garcia, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arsenio Hernandez e Juliana Garcia. Sepultamento ontem.

Hilda Rodiger, 83 anos. Profissão: datilógrafa. Filiação: Adolf Emil Schiefelbein e Martha Hilda Schiefelbein. Sepultamento ontem.

João Gilmar Biernaski, 34 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Vicente Pinhandz Biernaski e Clara Grochoski Biernaski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Largo, saindo de residência.

Joel Severiano, 89 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Benedicto Severiano e Clara Jacoboski. Sepultamento ontem.

José Alves Barradas, 55 anos. Profissão: administrador. Filiação: Fernando Alves Barradas e Maria Adelaide Mexia. Sepultamento ontem.

José Carlos Kuster, 86 anos. Profissão: engenheiro químico. Filiação: José Kuster e Alba Lima Kuster. Sepultamento ontem.

José Lino Ribeiro, 93 anos. Profissão: ajudante. Filiação: José Joaquim Ribeiro e Silvina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

José Mantovani, 85 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Sérgio Mantovani e Madalena Tonetti. Sepultamento ontem.

Jurandir Oliveira Melo, 79 anos. Profissão: militar. Filiação: Napoleão Henrique de Melo e Eunice Oliveira Melo. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais.

Leonardo Lemos da Silva, 79 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Arthur Lemos da Silva e Ervira da Costa Santos. Sepultamento ontem.

Luiz Antônio Kavalli, 83 anos. Profissão: oficial. Filiação: Victório Kavalli e Carmella Baptista Kavalli. Sepultamento ontem.

Manuel Carlos Simões de Almeida, 77 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Antônio Simões de Almeida e Robertina Simões de Almeida. Sepultamento ontem.

Marcos Crispim Francisco, 32 anos. Profissão: pizzaiolo. Filiação: Laércio Crispim Francisco e Rosilda de Fátima Farias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de local a ser designado.

Marcos Neves Panao, 51 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Neves Panao Filho e Francisca Janeiro Perez Panao. Sepultamento ontem.

Maria Augusta de Oliveira da Silva, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Francisco de Oliveira e Raimunda Martins de Oliveira. Sepultamento ontem.

Maria Eloa da Cruz Curte, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Prezalindo Caetano da Cruz e Anita Prossima da Cruz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Água Verde.

Maria Francelina de Lima Serafim, 93 anos. Profissão: porteira. Filiação: Antônio Alves Ramalho e Francelina de Lima. Cerimônia hoje, no Cemitério Vaticano, saindo de residência.

Maria da Conceição Pimentel, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Angelica e Benedita Aparecida da Conceição. Sepultamento ontem.

Mercedes Berbeki Figueiredo, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Demétrio Berbeki e Maria Berbeki. Sepultamento ontem.

Moacyr Gomes da Silva, 96 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: João Gomes da Silva e Josefina Ribas da Silva. Sepultamento ontem.

Narciso de Baldi, 76 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Primo de Baldi e Santina Zustisso. Sepultamento ontem.

Nilo Filismino Quintino, 83 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Filismino José Quintino e Leontina Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Nivelton Silveira Marci, 56 anos. Profissão: pintor. Filiação: Anarolino Merci e Nely Silveira Marci. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Olinda Costa Batista, 84 anos. Profissão: copeira. Filiação: Samuel Correia da Costa e Alina Domingues da Costa. Sepultamento ontem.

Paulo Roberto Aleixo, 56 anos. Profissão: gerente manutenção. Filiação: José Aleixo e Leonilda Baida Aleixo. Sepultamento hoje, no Cemitério Tomas Coelho, em Araucária.

Raul dos Anjos, 68 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Francelina Padilha dos Anjos. Sepultamento ontem.

Rubens Fermino Ferreira Júnior, 47 anos. Profissão: auxiliar escritório. Filiação: Rubens Fermino Ferreira e Maria de Lourdes Castilho. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Thereza Gelinski Otto, 82 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Francisco Gelinski e Lúcia Stanislaviska Gelinski. Sepultamento ontem.

Therezinha Schiling Veiga, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Schiling e Rosa Cardoso Schiling. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Valderi Machado de Souza, 61 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Leopoldo Machado de Souza e Carlota dos Santos. Sepultamento ontem.

Vanilda dos Santos, 65 anos. Filiação: Simpliciano Gonsalves de Araújo e Tereza Gonsalves de Araújo. Sepultamento ontem.

Waldir Viana Dias, 39 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Sebastião Rodrigues da Silveira Dias e Terezinha Viana. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal da Lapa.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]