• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Karina da Silva Pratezzi era uma jovem cheia de paixões: fotografar, brincar com a cachorrinha Lessy, estudar, dar aulas para crianças e fazer compras, principalmente sapatos. A família e alguns amigos próximos garantem que ela colocava paixão em tudo o que fazia, para que tudo fosse muito bem feito e muito bem aproveitado.

Estudante do curso de Letras, na Unespar Paranaguá, ela estava com as datas de entrega e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) marcadas para os meses de março e abril deste ano. No decorrer da graduação, ela teve certeza de que queria lecionar para crianças do ensino fundamental. Não se via dando aulas para “marmanjos”, dizia ela. O sucesso era certo com os pequenos. Cada vez que voltava dos estágios, trazia consigo cartinhas que recebia dos alunos.

A dedicação à faculdade era prioridade. O incentivo dos pais era o combustível para o desejo de seguir em frente. No início do curso, em 2011, conheceu Renata Mello e foi “amizade à primeira vista”. “Era organizada. Ela guardava todas as nossas coisas da faculdade. Karina dizia que eu perdia tudo e eu tenho que concordar”, conta Renata. A organização também ajudava a família. Houve uma época em que ela pediu ao pai para administrar as finanças da casa. O dinheiro, que antes era contado, começou a sobrar.

Por outro lado, Karina tinha “alma de criança”, ressalta Renata. Certa vez, a dupla foi para São Paulo em uma viagem da faculdade. Embora Karina fosse a mais velha, a amiga teve de cuidar dela. Queria visitar todos os lugares, fez bagunça no ônibus, tirou muitas fotos e, para finalizar, quase se perdeu com Renata dentro de um museu.

Karina sempre foi arteira. Aos 8 anos, a menina decidiu que começaria a dirigir. Entrou no carro e deu a partida. O resultado? Quase bateu no muro de casa e o pai, Éder Pratezzi, correu para socorrê-la. Dez anos depois, tirou a carteira de motorista e ganhou um carro do pai.

Em outra ocasião, brincava com os primos quando decidiu subir em uma caixa d’água que, por sorte, estava quase cheia. Depois de muito pular, a tampa quebrou e eles caíram lá dentro. Também teve o episódio em que estava na piscina com uma amiga quando outra colega chegou e sentou na borda. A piscina virou e a água carregou as três.

A menina arteira se tornou uma jovem preocupada e zelosa da família. Sempre buscava agradar aos pais e não perdia a chance de demonstrar o amor que sentia por eles.

Quando nasceu, ninguém conseguia fazer a bebê parar de chorar. Até que o pai a pegou no colo e o choro cessou. Os médicos e enfermeiros de plantão foram checar quem tinha sido o autor do milagre.

Em dezembro do ano passado, Zenália, a mãe da jovem, ficou doente e Karina se responsabilizou pelos cuidados. Teve uma irmã mais nova, que morreu há 18 anos, vítima de câncer. De vez em quando, ela escrevia cartas para a irmã. Era o seu jeito de amenizar a saudade.

Quando a epidemia de dengue começou em Paranaguá, os avós de Karina pegaram a doença. Ela cuidou dos dois até melhorarem.

Aedes Aegypti

Confira a cobertura completa da Gazeta do Povo sobre o mosquito.

Mas ela também foi picada pelo mosquito Aedes aegypti um mês depois. A universitária foi diagnosticada com dengue hemorrágica. Depois de cinco dias internada no Hospital Regional do Litoral, Karina teve falência múltipla dos órgãos. Foi a primeira vítima fatal da dengue no Paraná em 2016. Deixa pai, mãe, primos, avós, tios, amigos e a cachorrinha Lessy.

Dia 08 de janeiro, aos 25 anos, de complicações da dengue hemorrágica, em Paranaguá.

Lista de falecimentos

Ana Carolina Calegari de Moura, 2 anos. Filiação: Adriano Inocêncio de Moura e Patricia Calegari de Moura. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo de Parouia Nossa Senhora das Dores - Capela Velha, na mesma cidade.

Ana Falvia Belio Gozzi, 38 anos. Profissão: pedagoga. Filiação: Luiz Flávio Gozzi e Carmen Belio Gozzi. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Câmara Municipal de Andirá (PR).

Antenor Bueno de Freitas, 86 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Antônio Bueno de Freitas e Felomena Schluchaliski Bueno. Sepultamento ontem.

Antônio Passoni Pifani, 86 anos. Filiação: Estevam Passoni e Júlia Antonelli. Sepultamento ontem.

Arnaldo José Oliveira, 70 anos. Profissão: motorista. Filiação: Vidal Batista de Oliveira e Alice Sutil de Oliveira. Sepultamento ontem.

Bernardo Emanuel de Souza da Costa, 11 dias. Filiação: Felipe Gabriel Novaes da Costa e Fernanda Pereira de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Cleonice do Rocio de Souza, 30 anos. Profissão: auxiliar de cozinha. Filiação: Darci Luiz de Souza e Ana Maria de Paula de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Dejanira Pires da Silva, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Honório Alves Pires e Rosa Alves Pires. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Paroquial São Miguel, no bairro Novo Mundo.

Eliane Regina Soares de Lima, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Júlio Soares e Anair de Souza Soares. Sepultamento ontem.

Evaldolim Moraes de Lima, 56 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Alcides Fernandes de Lima e Maria Júlia de Lima. Sepultamento ontem.

Idalina de Nobre Frias, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo de Nobre e Carolina Cussolin. Sepultamento ontem.

Iracema Messias da Silva Costa, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Messias da Silva e Otília Messias da Silva. Sepultamento ontem.

Izolina Medeiros de Matos, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Tibes de Medeiros e Galdina Novaz dos Santos. Sepultamento ontem.

Jahir Biscotto, 79 anos. Profissão: enfermeiro. Filiação: João Biscotto e Sinhorinha Martins Biscotto. Sepultamento ontem.

Jarbas Augusto da Silva Júnior, 62 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Jarbas Augusto da Silva e Armelinda Maria do Carmo. Sepultamento ontem.

Jeso Casemiro Teixeira, 35 anos. Profissão: servente. Filiação: Pedro Teixeira e Edmunda Casemiro Teixeira. Sepultamento ontem.

João Maria Pedro da Silva, 60 anos. Filiação: Laurentino Lopes da Silva e Itelvina Correia. Sepultamento ontem.

José Livones Godói, 73 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Amantino Florêncio de Godói e Almerinda Pacheco Godói. Sepultamento ontem.

Júlia Maria Guerini, 55 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: João Henrrique Maciel e Cecília Maria Maciel. Sepultamento ontem.

Julieta Salvaro Gonçalves, 100 anos. Profissão: do lar. Filiação: Salvaro Maximiliano e Luíza Chequim. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo do mesmo local.

Laura Shigueko Misugi, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Isao Misugi e Hitsiy Misugi. Sepultamento ontem.

Laurinete Alves da Silva, 69 anos. Profissão: camareira. Filiação: Luiz Alves da Silva e Rosa Paes Correia. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Capela Ressurreição, em Almirante Tamandaré.

Leonilda Padilha Ponchek, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nicolau Padilha e Francisca Bernarda. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Liliam Cristina de Ramos, 52 anos. Profissão: recrutadora. Filiação: Leonel Valentim de Ramos e Marlene Barbosa de Ramos. Sepultamento ontem.

Marcelo de Oliveira Correia, 38 anos. Profissão: motorista. Filiação: Juvenil Izidoro Correia e Maria Aparecida de Oliveira Correia. Sepultamento ontem.

Maria Clementina Negrelli, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Bonato e Leonora Negreli Bonato. Sepultamento ontem.

Mateus Gustavo Andrade dos Santos, 1 mês. Filiação: Cristofer Alceu Pinto dos Santos e Sheila de Souza Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo do mesmo local.

Mauro Gonçalves, 77 anos. Profissão: militar. Filiação: Ramao Domingos Gonçalves e Olgaides Teixeira Gonçalves. Sepultamento ontem.

Nahor Aguiar Caruso, 77 anos. Profissão: corretor. Filiação: Luiz Caruso e Hagar Aguiar Caruso. Sepultamento ontem.

Otoniel Silva Franca, 65 anos. Profissão: zelador. Filiação: José Joaquim da Silva e Sara Franca Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Igreja Adventista do Ultimo Dia, no bairro Sitio Cercado.

Pedro Ferreira Lopes, 76 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Agenor Ferreira Lopes e Izis Capelazi. Sepultamento ontem.

Pedro Ivo Pereira da Costa, 69 anos. Filiação: Pompilio Pereira da Costa e Dorilda Quadros da Costa. Sepultamento ontem.

Reinaldo Balduino dos Santos, 45 anos. Filiação: Sebastião Balduino dos Santos e Ana Rita de Jesus. Sepultamento ontem.

Roseli de Jesus Ferreira, 61 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: Arcelino Ferreira e Maria de Jesus Ferreira. Sepultamento ontem.

Weryckson Ricardo de Pontes, 29 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Edson Moreira Pontes e Solange de Souza Ricardo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela de Pariquera Açu (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]