• Carregando...
 |
| Foto:

Anísio TormenaA sensação entre as lideranças do agronegócio do Paraná foi de vazio com a morte de Anísio Tormena, dia 18, num acidente automobilístico. A notícia surpreendeu o setor ainda pela manhã. Por volta das 5 horas, um acidente tirou a vida de um homem reconhecido como um dos principais líderes que o setor já teve. Casado e pai de quatro filhos, seu principal cargo atualmente era o de presidente da Associação de Pro­dutores de Bioenergia do Es­­tado do Paraná (Alcopar). O ho­­­mem de múltiplas funções e cargos morreu ao bater com o carro em um barranco entre Floraí e Presidente Castelo Branco (Norte). Estava a caminho do aeroporto de Londrina para tomar um avião para Brasília, como fazia frequentemente em defesa dos interesses do setor da cana. Os políticos e governantes o descreveram como "amigo", "líder equilibrado", "empreendedor", e os representantes do agronegócio, como um homem capaz de "conciliar interesses", "harmonizar discussões". No município onde residia desde os anos 50, e foi prefeito nos anos 80, Paraíso do Norte, mereceu três dias de luto oficial. O comércio da cidade de 12 mil habitantes manteve as portas fechadas em sua homenagem. Fato é que o setor confiava tanto em Tormena que, por um momento, sentiu-se órfão. Desde o início dos anos 80, o executivo liderava as discussões sobre a cadeia do açúcar e do álcool no estado. Pela experiência, conhecimento e diplomacia, ganhou também projeção nacional. Temperava as reuniões com empresários, líderes rurais e políticos, com um pouco de sua paixão pelo setor sucroalcooleiro. Deu demonstrações concretas de empreendedorismo. Fundou a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (Coopcana), a Paraná Operações Portuárias S. A. (Pasa), administrou crises, ajudou na ampliação do setor. Seu mais recente desafio era o alcooduto entre Maringá e Paranaguá. Mostrou ser capaz de articular um setor de muitos elos. Além da Alcopar, que liderou por 11 anos e comandaria até 2012, presidia três sindicados – dos Produtores de Álcool, dos Produtores de Açúcar e o dos Produtores de Bioenergia do Paraná. E isso não era tudo. Ao mesmo tempo, coordenou o Fórum Nacional de Lideranças do Setor Sucroalcooleiro. Isso sem deixar o posto de diretor da Coopcana. Nem todos sabiam, mas era ainda membro da Organização das Cooperativas Brasileiras, do Conselho Nacional de Coopera­ti­vis­mo e do Conselho Paranaense de Cidadania Em­­presarial. Para tan­­tas atribuições, 67 anos parecem pouco.

Dia 18, aos 67 anos, de acidente automobilístico.

* * * * *

Alexandre Rafael Alves da Rocha, 3 meses, filho de Sílvio Aparecido Alves da Rocha e Alexandra Souza Rafael. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Alícia Tyszka Novaski, 48 anos, bancária, filha de Cláudio Tyszka e Izabel Gmach Tyszka. Deixa viúvo Vitalino Maier Novaski. Sep. ontem.

Altair Ferreira Terres, 32 anos, motorista, filho de Sebastião Ferreira Terres e Ana Ferreira Terres. Deixa viúva Kelly Cristina Bonin Terres. Sep. ontem.

Analzira Carraro Valengo, 78 anos, do lar, filha de Luiz Carraro e Ana Carraro. Viúva de Carlos Valengo. Sep. ontem.

Anna Maria da Cruz Mello, 82 anos, do lar, filha de Antônio Marcolino de Miranda e Emiliana Alves da Cruz. Viúva de Olímpio Pereira de Melo. Sep. ontem.

Antenor Rodrigues, 87 anos, filho de Valeriano Rodrigues e Belarmina Maria Deolinda. Deixa viúva Maria das Dores Rodrigues. Sep. ontem.

Antônia Luiza de Moraes, 47 anos, do lar, filha de Jesus Luiz de Moraes e Maria Belarmino de Moraes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da Igreja Evangélica Quadrangular, Sítio Cercado.

Antônia Marta Pereira dos Santos, 68 anos, enfermeira, filha de Raimundo Ferreira da Silva e Andrelina Venância da Silva. Deixa viúvo Rafael dos Santos Justos. Sep. ontem.

Ari Joel Gonçalves do Nascimento, 63 anos, vendedor, filho de Sebastião Gonçalves do Nascimento e Maria Cidália Correa do Nascimento. Deixa viúva Luzia Ambrozio Gonçalves do Nascimento. Sep. ontem.

Beatriz Santos Polletti, 32 anos, assistente administrativo, filha de Celso Miranda Polletti e Nasedir Santos Polletti. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nossa Senhora do Carmo, Paranaguá.

Carmelina Carvalho de Quadra, 78 anos, do lar, filha de Procópio Lourenço de Carvalho e Maria Honorata de Carvalho. Deixa viúvo João Pedro Oliveira de Quadra. Sep. ontem.

Carmen de Almeida Freitas, 92 anos, do lar, filha de Leopoldo Xavier de Almeida e Raulina Pitta de Almeida. Viúva de Ismael Dorneles de Freitas. Sep. às 17 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Cícero Ferreira da Silva, 54 anos, carpinteiro, filho de Josefa Ferreira da Silva. Sep. ontem.

Dalva Oliveira da Silva, 58 anos, do lar, filha de José Fagundes de Oliveira e Dilce de Oliveira. Deixa viúvo Alairton Correa da Silva. Sep. ontem.

Danilo Francisco Lourenço, 59 anos, operador de máquinas, filho de Pedro Francisco Lourenço e Zoraide Pontes Cordeiro. Sep. ontem.

Darcy Bedritchuk Salmin, 72 anos, do lar, filha de Gregório Bedritchuk e Maria Bedritchuk. Deixa viúvo Aleksy Salmin. Sep. ontem.

Davi Aparecido Gomes, 35 anos, pedreiro, filho de José Paulo Gomes e Rosa da Silva Gomes. Deixa viúva Ircelina de Almeida Gomes. Sep. ontem.

Domingos Martins Ribas, 68 anos, motorista, filho de Sezemundo Américo Ribas e Maria Joana do Nascimento. Deixa viúva Vadelina Penteado Ribas. Sep. ontem.

Edith Schneider Gabriel, 73 anos, do lar, filha de Ludwig Schneider e Hilda Schneider. Deixa viúvo Valdemar Max Gabriel. Sep. ontem.

Edson Tetu, 73 anos, dentista, filho de José Nereu Tetu e Maria Magdalena Tetu. Deixa viúva Denise Teresinha Gagno Tetu. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Edvaldo Cardoso, 46 anos, autônomo, filho de Dulcelino Cardoso e Ana Rosa Cardoso. Deixa viúva Inha de Andrade Cardoso. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 1 da Luz.

Elisa Silveira dos Santos Roper, 79 anos, coordenadora, filha de Fausto Silveira dos Santos e Ernestina Teles Correa. Deixa viúvo Egon Roper. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Pilarzinho.

Elison Luiz Arrais, 22 anos, frentista, filho de Luís Antônio Arrais e Lusia Joana Arrais. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério São Gabriel, Colombo.

Elói Natel Antunes, 59 anos, desenhista, filho de Teodoro Antunes e Angelica Antunes. Sep. ontem.

Érico Voigt, 56 anos, mecânico, filho de Erich Voigt e Alice Mendes. Deixa viúva Terezinha Voigt. Sep. ontem.

Ferenc Zink, 73 anos, cozinheiro, filho de Lorinc Zink e Maria Gondar. Deixa viúva Maria de Lourdes Zink. Sep. ontem.

Floriana Freitag, 86 anos, do lar, filha de Jacob Garmbret e Floriana Garmbret. Viúva de Horst Wilhrlm Karl Freitag. Sep. ontem.

Gênero Santos, 86 anos, funcionário público, filho de Matilde Lopes Cordeiro. Viúvo de Celina Gouveia dos Santos. Sep. ontem.

Guilhermina Vieira de Freitas, 91 anos, do lar, filha de Hermenegildo V. da Silva e Faustina F. de Castro. Viúva de Manoel Ferreira de Freitas. Sep. às 9 h, no Cemitério Bateias, saindo da capela 1 do Cemitério Boqueirão.

Hideko Yahagi, 87 anos, comerciante, filho de Hajime Ono e Sei Ono. Deixa viúva Shingueiru Yahagi. Sep. ontem.

Higina Ana Nunes Scheerman, 77 anos, do lar, filha de Manoel Francisco Júnior e Ana Luiza de Campos. Viúva de Mário Scheermann. Sep. ontem.

Jacira Carneiro Ramos, 66 anos, copeira, filha de José Carneiro e Idalina de Lima. Deixa viúvo Dorneles Laffitte Ramos. Sep. às 16 h, no Cemitério de Araucária, saindo da capela 2 da Luz.

Jair José Kinczeski, 70 anos, militar, filho de José Kinczeski e Cândida Kinczeski. Deixa viúva Clara Damásia Kinczeski. Sep. ontem.

José Cilso da Rocha, 51 anos, pedreiro, filho de José Dias da Rocha e Clarice Mendes da Rocha. Deixa viúva Nildes Aragão da Rocha. Sep. às 10 h, no Cemitério Fazenda Rio Grande, saindo da capela do Bairro Novo B.

Josias Ferreira, 30 anos, encanador, filho de João Ferreira. Deixa viúva Sílvia Soares de Lima Ferreira. Sep. às 13 h, no Cemitério Água Verde, saindo da Rua Professor Waldir de Jesus, 731, Capão Raso.

Juscelino Soares, 19 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Raquel Aparecida Soares. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Leontina Machado, 69 anos, doméstica, filha de José Machado e Madalena de Souza. Sep. ontem.

Luciano Thomaz Santiago, 67 anos, auxiliar de produção, filho de José Thomaz e Benvina Roza de Lima. Deixa viúva Odete Santiago. Sep. ontem.

Luzia Mazza Vieira, 85 anos, professora, filha de Carlos Mazza e Maria Augusta Carvalho. Sep. ontem.

Lya Guimarães Hauer, 82 anos, do lar, filha de Luiz Florindo Vieira Guimarães e Leony Gonçalves Guimarães. Sep. ontem.

Maiko Christian da Silva, 18 anos, servente, filho de Antônio Caetano da Silva e Osmaria da Cruz Pereira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo do Centro Comunitário Vila Concórdia, CIC.

Marcelino Nicolaiov, 65 anos, comerciante, filho de Ludovico Nicolaiov e Josefa Sachinski Nicolaiov. Deixa viúva Alda Freitas de Castro Nicolaiov. Sep. ontem.

Marcos Souza Araújo, 32 anos, metalúrgico, filho de Dorival Gonçalves Araújo e Guiomar de Fátima Souza Araújo. Sep. ontem.

Maria Antônia Ribeiro, 66 anos, do lar, filha de Reinaldo Leandro e Antônia Maria da Conceição. Deixa viúvo Marcelino de Paula Ribeiro. Sep. ontem.

Maria Jesumina Petruci Machado, 90 anos, do lar, filha de Paulo Petruci e Leonidia Jeramini. Deixa viúvo Joaquim Machado. Sep. ontem.

Maria Sebastiana Ramos, 87 anos, do lar, filha de Joaquim Sebastião de Lima e Leonor Pinheiro de Lima. Viúva de Manoel Moranga Ramos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela Rubi do Cemitério Vaticano.

Maria Torrens de Carvalho, 91 anos, do lar, filha de João Eugênio Torrens e Joaquina Eugênia Correa. Deixa viúvo José de Carvalho. Sep. ontem.

Murilo Pereira de Lima, 63 anos, lavrador, filho de José Pereira de Lima e Alzira de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Capela São Leopoldo, Conj. Osvaldo Cruz, CIC.

Nair Irony Roedel Correia, 92 anos, do lar, filha de Leopoldo Roedel e Hulda Roedel. Deixa viúvo Heraldo Vidal Correia. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Parque Iguaçu.

Nelson Machado Martins, 49 anos, auxiliar de produção, filho de Manoel Elias Martins e Dalila Machado Martins. Sep. ontem.

Niemezia da Conceição Limas, 71 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Francisco Crissanti e Maria da Conceição. Deixa viúvo Carlos Fernando Limas. Sep. ontem.

Oliveira Alves dos Santos, 83 anos, lavrador, filho de Galiana Alves dos Santos. Sep. ontem.

Orlando Ferreira de Andrade, 62 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Diamiro Ferreira D. Andrade e Clarinda Ribeiro Seixas. Deixa viúva Júlia Soares de Andrade. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Guarituba, Piraquara.

Pedro Paulo Haluch, 63 anos, auxiliar de produção, filho de Conrado Haluch e Catarina Haluch. Deixa viúva Adelina de Jesus Atner Haluch. Sep. ontem.

Rodrigo da Rocha Pereira, 19 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Paulo Augusto Pereira e Claudete da Rocha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela Comunitária, Vila Concórdia, CIC.

Rosa Davebida, 58 anos, do lar, filha de Nicolau Davebida e Tecla Davebida. Sep. ontem.

Rosa Fabris da Rosa, 85 anos, do lar, filha de Pedro Fabris e Maria Padoin Fabris. Deixa viúvo José Franco da Rosa. Sep. ontem.

Rosa Francisca das Chagas, 84 anos, agricultora, filha de Cipriano Francisco e Leriana Francisco de Lima. Deixa viúvo Mauro Chagas. Sep. às 17 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da Igreja Missão Penião, Boqueirão.

Ruth Mey Zapata Machado, 65 anos, do lar, filha de João Zapata e Maria do Carmo Zapata. Viúva de Wilson Pinheiro Machado. Sep. às 7 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Esmeralda, do Cemitério Vaticano.

Samira Rodrigues Ribeiro, 7 dias, filha de Alperino Aparecido Ribeiro e Kelly Coelho Rodrigues. Sep. ontem.

Sidney Andretta, 82 anos, comerciante, filho de Savino Andretta e Therezina Andretta. Deixa viúva Rosa Amália Caron Andretta. Sep. ontem.

Silvino Correa Cardozo, 85 anos, jardineiro, filho de José Cardozo Correa e Maria Madalena Cardozo. Deixa viúva Antônia da Silva Cardozo. Sep. ontem.

Simone Aparecida Schmiloski da Silva, 35 anos, do lar, filha de João Alceu Schmiloski e Ivone das Graças Schmiloski. Deixa viúvo Carlos Alberto da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Municipal de Guarapuava, PR.

Teresa Basco, 65 anos, funcionária pública municipal, filha de José Basco e Maria Antônia Basco. Sep. ontem.

Victório David Manosso, 88 anos, agricultor, filho de Antônio Manosso e Joanna Zotto Manosso. Deixa viúva Natália Florinda Manosso. Sep. ontem.

Vitória Lima Fonseca, 3 meses, filha de Edson Paulino Fonseca e Berenice Lima Quicusso. Sep. ontem.

Vitorina de Oliveira Correa, 85 anos, do lar, filha de João Antônio de Oliveira e Maria Jesus de Oliveira. Deixa viúvo Antero Salustiano Correa. Sep. ontem.

Wilson Vicente de Souza, 57 anos, pedreiro, filho de Antônio Vicente de Souza e Juvina Martins. Deixa viúva Rozilda Shirlei Brunkow de Souza. Sep. ontem.

Wladeslau Pogogelski Neto, 43 anos, lavrador, filho de Júlio Pogogelski e Angelina Kavales Pogogelski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Colonia Rio Vermelho, Zona Rural, União da Vitória.

Yolanda Anversa da Silva, 92 anos, professora, filha de Emílio Anversa e Ida Anversa. Deixa viúvo Waldemar Rodrigues da Silva. Sep. ontem.

Zoraide Sabbag Abdalla Kmeteuk, 62 anos, professora, filha de Alfredo Abdalla e Zoraide Abdalla. Deixa viúvo Osmir Kmeteuk. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324- 9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]