• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Se os olhos verdes da cantora Maysa eram “dois oceanos não-pacíficos”, como escreveu o poeta Manuel Bandeira, os de Maria Cândida Raicoski Aliganchuki eram só amor, calmaria e ternura. Maria Cândida não foi artista, mas nem por isso exerceu papel menos espetacular. Foi mãe, avó e bisa sem igual, matriarca ponta firme, sempre pronta para acolher.

Nasceu em Ponta Grossa, cidade em que viveu até a juventude. Para Maria Cândida, não havia tempo ruim, e sempre que podia ajudava, junto com os irmãos, o pai, Francisco, na venda da família. Foi no primeiro emprego, inclusive, que conheceu Mariano, seu companheiro por quase seis décadas e com quem – e por quem – deixou os Campos Gerais rumo a São José dos Pinhais. Na região de Curitiba, que adorava, criou seus laços, atados cuidadosamente durante mais de 40 anos.

Como boa matriarca, fazia questão de reunir todo mundo para as datas comemorativas. Natal, Páscoa, Dia das Mães... Os dias especiais tinham que ser na casa de dona Maria Cândida, que conquistava amigos por onde passava. Com memória de ouro, nunca se esquecia dos aniversários da família, e sempre fazia questão de telefonar para demonstrar seu carinho – papear no telefone era um de seus hobbies, aliás.

Depois que os cinco filhos, todos homens – Mário Celso, Sérgio Mariano, Mauro Célio, Marcos César e Marcelo –, cresceram, foi acolhendo os netos e, mais recentemente, os bisnetos. Queria sempre a companhia daqueles que amava – e não era sacrifício algum passar horas e mais horas com eles.

E como saco vazio não para em pé, as tardes eram coroadas com um bolo de chocolate dos deuses, com uma cobertura que era a especialidade de Maria Cândida e que vai aparecer nos sonhos dos seus por muito tempo. Ainda por cima, deixava as crianças rasparem as travessas com o restinho de massa. A receita era simples, mas era tanto amor que ela colocava no preparo que doce nenhum de confeitaria chique poderia ser comparado.

Quando ficavam para passar a noite, até perdia a conta das vezes que conferia se todos estavam confortáveis e bem cobertos. Nada de pezinhos passando frio. E como para dona Maria Cândida a criança não podia ser mirradinha, preparava vitaminas com ovo de pata. Queria que os netos crescessem fortes e saudáveis. Combinado com ternura, melhor remédio de vó não há.

E era pelos seus que mais pedia quando ia à novena no Santuário Nossa Senhora do Carmo, no Hauer, em Curitiba, que frequentava, com o perdão do trocadilho, religiosamente. Depois da casa dos filhos, a igreja era o local onde mais gostava e fazia questão de ir.

Mas não foi só a família de dona Maria Cândida que teve o privilégio de receber a sua mais sincera atenção. Durante parte da vida, lecionou para crianças. O amor por ensinar era tão grande que refletia até em seus gostos. Sua música preferida, por exemplo, era “Meus Tempos de Criança”, de Ataulfo Alves, que também ficou muito conhecida na voz de Clara Nunes.

Na canção, Ataulfo exalta sua infância no interior das Minas Gerais. Além das brincadeiras e do primeiro amor, diz ter “saudade da professorinha / que me ensinou o bê-á-bá”. Com saudades de Maria Cândida, com certeza, muita gente ficou.

Menos de um mês após seu aniversário, celebrado em 21 de outubro, foi hora de guardar os livros e cadernos. Partiu com a leveza de quem sabe que ensinou todas as lições. Deixa esposo, cinco filhos, nove netos e cinco bisnetos.

Dia 10 de novembro, aos 79 anos, de falência múltipla de órgãos, devido a uma complicação em uma cirurgia de desobstrução intestinal, em São José dos Pinhais.

Colaborou: Mariana Balan.

-

Lista da falecimentos

Abigail Gonçalves Cordeiro, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cândido Gonçalves Cordeiro e Januária de Oliveira Batista. Sepultamento hoje, no cemitério municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.

Antônio Silvestre de Lima, 70 anos. Profissão: motorista. Filiação: Francisco S. de Lima e Sabina M. de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela no Cemitério Municipal de Salto do Itararé.

Aparecido Osvaldo Onorato, 63 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Raimundo Onorato e Antônia de Almeida Onorato. Sepultamento ontem.

Carlos Magno de Oliveira, 57 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Magno Barboza de Oliveira e Maria de Lurdes Oliveira. Sepultamento ontem.

Celanira Goulart da Silva, 55 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: José Pedro Goulart e Jacinta de Campos Goulart. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da residência.

Celeste Paulo Bustos, 59 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Celeste Bustos e Maria Colombo Bustos. Sepultamento ontem.

Célia Regina dos Santos, 64 anos. Profissão: diarista. Filiação: Rafael dos Santos e Maria Antônia dos Santos. Sepultamento ontem.

Daniel Viana de Souza, 51 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Mateus de Souza e Helena Mesquita Viana de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da capela mortuária do local.

Dorival Borges, 65 anos. Profissão: impressor. Filiação: Joaquim Antônio Borges e Rozalina Neneve Borges. Sepultamento ontem.

Edílson Rodrigo Aires, 39 anos. Profissão: religioso . Filiação: José Aparecida Aires Sobrinho e Tereza de Lourdes Aires. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Eliane Dufour, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Max Dufour e Olinda Barbosa. Sepultamento ontem.

Elsa da Silva Steffen, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: José da Silva Amarante e Waldomira Neves da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Fernando Moreira da Costa, 44 anos. Profissão: coletor. Filiação: Marcionilio Moreira da Costa e Palmira Rodrigues da Costa. Sepultamento ontem.

Gabriella Vitória Ramos Couto, 12 horas. Filiação: Alisson Rodrigo Almeida Couto e Daysi Nattalie Pereira Ramos. Sepultamento ontem.

Gerson Batista, 87 anos. Profissão: barbeiro. Filiação: João Batista da Silva e Jovelina Batista da Silva. Sepultamento ontem.

Helma Mohr Mader, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Mohr e Emma Mohr. Sepultamento ontem.

Izaura da Silva, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jurandir da Silva e Madalena Munhoz da Silva. Sepultamento ontem.

Jandira dos Santos Lemes, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduardo Gomes dos Santos e Madalena de Oliveira Santos. Sepultamento ontem.

João Carlos dos Passos, 64 anos. Filiação: João dos Passos e Julieta Zequinao Passos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

João Kuss, 73 anos. Profissão: militar. Filiação: José Teodoro Kuss e Maria Matilde Kuss. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da capela da Associação da Vila Militar.

Johil Camargo dos Santos, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jahir Pereira de Camargo e Julieta Spena de Camargo. Sepultamento ontem.

José Vanderlei Martins Correa, 65 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Alves Correa e Emília Martins Correa. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo do Cemitério Vertical de Curitiba.

Josephine Elias Costa, 86 anos. Filiação: Isac Elias e Nhade Elias. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Justo Escobar, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: Epifanio Escobar e Brandina Lopes Escobar. Sepultamento ontem.

Leonilda Bittencourt, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Tupinamba Bittencourt e Verônica Raway Bittencourt. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02.

Leonora Thereza Paintinger, 88 anos. Profissão: bordadora. Filiação: Antônio Giacomazzi e Elisa Giacomazzi. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Lia Kaehler, 86 anos. Profissão: professora. Filiação: Herbert Kaehler e Hermínia Lange Kaehler. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos de Farias, 54 anos. Profissão: vendedor. Filiação: João José de Farias e Maria Olinda de Farias. Sepultamento ontem.

Marlene Soares de Araújo, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Irineu Soares e Celina Miranda Soares. Sepultamento ontem.

Mônica Suardi, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: Wilton Suardi e Rosa Ferency Suardi. Sepultamento ontem.

Nelson Orchel, 56 anos. Profissão: pintor. Filiação: Miguel Orchel e Theodozia Gorski Orchel. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do local.

Nirce Perussi Gasparim Esmanhoto, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Perussi Gasparim e Maria Lago Perussi. Sepultamento ontem.

Octávio Cruz, 85 anos. Filiação: Daniel Cruz e Izaura Collaço. Sepultamento ontem.

Oduvaldo Eloy da Silva Rocha, 66 anos. Profissão: advogado. Filiação: Everaldo Reis da Rocha e Maria das Dores Silva da Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Paula Onofrea Tatit Morschel, 83 anos. Profissão: professora. Filiação: Lourenço D. Tatit e Petronilha F. Tatit. Sepultamento ontem.

Pedro Ribeiro dos Santos, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Abílio dos Santos e Gertrudes Ribeiro dos Santos. Sepultamento ontem.

Reginaldo Mário Krasovski, 57 anos. Profissão: agente penitenciário. Filiação: Antônio Krasovski e Flora Krasovski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.

Renato Nunes, 40 anos. Profissão: frentista. Filiação: Marcolino Nunes e Maria Paulina de Anhaia Nunes. Sepultamento ontem.

Rose Mary Zimmermann, 87 anos. Profissão: professora. Filiação: Eduardo Domingues Moreira e Fausta Mansur Moreira. Sepultamento ontem.

Sadi Ribeiro dos Santos, 84 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Domingos Ribeiro dos Santos e Maria Izabel dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da capela mortuária do local.

Simone Lucas Scoparo, 44 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio Lucas e Ilda Faeda Lucas. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal de Cambará.

Teófilo Gunha, 76 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Francisco Gunha e Genoveva Gunha. Sepultamento ontem.

Theo Rodrigues Oliveira de Medeiros, 16 dias. Filiação: Odilley Fátima Leite de Medeiros e Geannaira Rodrigues Oliveira de Medeiros. Sepultamento ontem.

Yusho Manabe, 90 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Kyuchiro Manabe e Mitu Manabe. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]