• Carregando...
Missas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida acontecem  de duas em duas horas na Catedral de Curitiba | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Missas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida acontecem de duas em duas horas na Catedral de Curitiba| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Centenas de fiéis de Curitiba se reúnem desde cedo nesta segunda-feira (12) na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no Centro, para prestar homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A Arquidiocese de Curitiba organizou uma extensa sessão de celebrações que começou às 7h e vai até às 21h.

Durante todo o feriado, as missas serão realizadas de duas em duas horas por 15 diferentes paróquias da capital e Região Metropolitana (veja mais no quadro ao lado). Nos intervalos das celebrações, os fiéis poderão rezar o terço e participar de outras devoções junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida no altar.

CELEBRAÇÕES

Confira a programação das solenidades na Catedral de Curitiba:

7h

Setores Centro e Colombo

9h

Setores Orleans e Portão

11h

Setores Mercês e Cabral

13h

Setores Santa Felicidade e Pinhais

15h

Setor Almirante Tamandaré

17h

Setores Pinheirinho e Campo Largo

19h

Setores Capão Raso, Rebouças e Boqueirão

21h

Setor Cajuru

Na celebração das 9h, os fiéis lotaram os bancos e galerias da Catedral de Curitiba. Muitos buscavam agradecer graças alcançadas ou pedir a benção da padroeira. “Sempre conto com o apoio dela para proteger a minha família. Ela nunca nos abandonou. Por isso não poderia deixar de comparecer hoje”, contou a dona de casa Rosana Fernandes.

História e jubileu

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717, quando três pescadores tentavam buscar alimento em uma época de escassez. Quando lançaram as redes no rio, recolheram parte de uma imagem quebrada. Em uma segunda tentativa, conseguiram resgatar a cabeça da imagem. Depois disso, os homens conseguiram pescar uma enorme quantidade de peixes e creditaram o fato à imagem encontrada.

Em 2017, a aparição completa 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé para a preparação do tricentenário.

Ano passado marcou o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arquidioceses e missionários redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.


Serviço:

Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Dia: 12 de outubro de 2015

Horário: Das 07h às 21h

Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Rua: Barão do Serro Azul, 31 – Centro – Curitiba – Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]