• Carregando...
Temporal da semana passada devastou quase 80% d a região central de Manfrinópolis. | Niomar Pereira/Jornal de Beltrão
Temporal da semana passada devastou quase 80% d a região central de Manfrinópolis.| Foto: Niomar Pereira/Jornal de Beltrão

As fortes chuvas que despencaram na semana passada sobre o Paraná fizeram com que Manfrinópolis, no Sudoeste do estado, decretasse estado de calamidade pública e Bom Jesus do Sul, situação de emergência. Os temporais que castigaram o estado do dia 9 ao dia 12 deste mês atingiram, ao todo, 20 municípios. O boletim divulgado ao meio-dia desta segunda-feira (14) pela Defesa Civil aponta que 230 pessoas permanecem desalojadas na região e 20, desabrigadas. Cerca de 10,9 mil pessoas foram afetadas pelas tempestades 1,2 mil casas danificadas.

Serviço

Entenda a diferença entre situação de emergência e estado de calamidade pública

As duas mortes decorrentes das fortes enxurradas foram registradas em Manfrinópolis.A enxurrada foi tão intensa que uma mulher, que teve a casa arrastada pela água, morreu. Outra idosa, que estava desaparecida, também foi encontrada morta na última sexta (11).

Confira as cidades atingidas pelo temporal

- Almirante Tamandaré

- Antônio Olinto

- Bom Jesus do Sul

- Campo Mourão

- Corbélia

- Francisco Beltrão

- Guaporema

- Guarapuava

- Irati

- Ivaiporã

- Manfrinópolis

- Marmeleiro

-Matelândia

- Palotina

- Pato Branco

- Prudentópolis

- Querência do Norte

- Salgado Filho

- Santa Izabel do Oeste

- Santo Antonio do Sudoeste

Mais da metade da população da cidade, que possui cerca de três mil habitantes, foi atingida pela tempestade – 1,6 mil pessoas. Dessas, 160 permanecem desalojadas e 15 desabrigadas. Quem está desalojado saiu de casa – não necessariamente perdeu – e não está em abrigo público. Mas, está na casa de um parente ou amigo. Já desabrigado é quem perdeu a casa e está em um abrigo público.

Cerca de 80% do centro de Manfrinópolis sucumbiu devido às chuvas. Casas e carros foram arrastados pela força da água. O Rio Encantilado subiu mais de dois metros e alagando moradias, prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

Em Bom Jesus do Sul, dos 3,9 mil habitantes, 1,9 mil foram atingidos pelos temporais. Trinta pessoas permanecem desalojados. Em Santo Antônio do Sudoeste, 3,6 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Ajuda

Para colaborar com as pessoas vítimas das chuvas no Sudoeste, os interessados devem fazer suas doações para o Provopar , nos endereços: Rua Hermes Fontes, 315 – Batel; ou na Rua Sergipe, 1712 - Vila Guaíra. Mais informações pelo telefone (41) 3234-1118

O Instituto Simepar informa que não está descartada chuvas fortes e isoladas no Paraná no decorrer dessa semana. Áreas de instabilidade devem se desenvolver e deixar o tempo instável em praticamente toda a Região Sul. No Paraná são esperadas pancadas de chuva e trovoadas, principalmente entre os períodos da tarde e da noite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]