• Carregando...

Um motim em uma das unidades do complexo da Fundação Casa em Campinas (a 93 km de São Paulo) deixou funcionários feridos e gerou pânico entre moradores da região norte da cidade na tarde desta terça-feira (13).

A ação ocorreu após uma tentativa de fuga frustrada em outro prédio do complexo na noite de segunda (12). A assessoria do órgão informou que a Corregedoria abriu sindicância para apurar os fatos.

O motim foi iniciado por volta das 15h por adolescentes da unidade transitória, onde ficam por até 45 dias à espera de transferência para uma unidade definitiva, e foi controlado pelos próprios funcionários da unidade.

Ao menos dois agentes foram feridos no rosto e socorridos. Familiares de adolescentes compareceram ao complexo para buscar informações. Um helicóptero da Polícia Militar sobrevoou a unidade.

Funcionários do local relataram que os adolescentes iniciaram a confusão por temer uma ação disciplinar devido à tentativa de fuga frustrada. A assessoria da Fundação Casa não informou o número de feridos.

De acordo com o órgão, os adolescentes envolvidos no motim passarão pela avaliação de uma comissão que irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas. A Vara da Infância e Juventude deve participar da avaliação.

Tentativa de fuga

A tentativa de fuga ocorrida na noite desta segunda envolveu dois homens, sendo um adolescente. Eles pularam o muro de uma das unidades do complexo onde ficam menores reincidentes graves e gravíssimos para ajudá-los na fuga.

A ação ocorreu por volta das 21h20. Segundo a assessoria da Fundação Casa, os dois homens desistiram da tentativa de iniciar uma fuga dos adolescentes após notarem a equipe de vigilância. Eles teriam deixado ferramentas no local.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu deter o adolescente suspeito. O outro homem não foi localizado. O complexo foi todo cercado. Não houve conflito nem uso da força.

Fuga em Santos

Quarenta e dois adolescentes fugiram da Fundação Casa, em Santos (72 km de São Paulo), por volta das 21h30 desta segunda-feira (12). A unidade abrigava 64 adolescentes e operava dentro da capacidade, segundo a instituição.

A Fundação Casa não informou as circunstâncias da fuga de mais da metade dos internos da unidade. Em janeiro, outros 37 tinham escapado do local após uma rebelião.

Segundo a Polícia Militar, que faz buscas em toda a região para tentar recapturar os jovens, parte deles fugiu por uma mata e outra parte furtou barcos de pescadores para utilizar na fuga. Até as 14h, segundo a PM, ninguém havia sido recapturado.

Ao menos duas rebeliões foram registradas na semana passada em unidades da Fundação. Na noite última quinta-feira (8), 53 internos de um dos módulos da unidade Pirituba, zona norte de São Paulo, mantiveram quatro servidores reféns durante uma rebelião.

Durante o ato, os adolescentes incendiaram colchões e madeiras. Após quatro horas de negociações, os internos liberaram os reféns sem ferimentos na madrugada de sexta (9). Não houve funcionários nem jovens feridos.

Outros 39 adolescentes fugiram da unidade da Fundação Casa, em Lorena (a 198 km de São Paulo), no Vale do Paraíba, no dia 4.

Segundo a Polícia Militar, houve uma rebelião antes da fuga dos internos. Os bombeiros também foram acionados para combater um incêndio no local, de acordo com a polícia. Não houve feridos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]