• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Um avião da TAM teve que voltar para o aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo) depois de decolar, na manhã desta terça-feira (26). A aeronave, que iria para Porto Alegre, foi atingida por um pássaro.

A ave entrou em um dos dois motores do avião, um Airbus A321, prefixo PT-XPJ. O barulho do impacto assustou moradores de um bairro próximo à cabeceira da pista.

“Gente, não sei a numeração do voo, moro na rota do avião, e o mesmo passou com a turbina estourando. Os vizinhos que estavam na rua disseram que ele estava com a turbina pegando fogo”, disse uma moradora em uma rede social. O impacto de pássaros contra aviões faz a turbina pegar fogo e fazer um barulho similar a uma explosão -daí os relatos.

Segundo a TAM, o voo decolou de Guarulhos às 9h55 e voltou 22 minutos depois, às 10h17, “em completa segurança”. O voo JJ3289 rumo a Porto Alegre foi operado por outra aeronave, que decolou às 11h40.

“A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, informou a empresa, em nota.

A Aeronáutica registrou 1.495 colisões de aviões contra pássaros em 2014, último dado disponível.

Casos

O caso mais emblemático de colisão com pássaros no mundo se deu em 15 de janeiro de 2009, quando um Airbus A320 da US Airways foi atingido também depois da decolar, em La Guardia (Nova York). Sem potência nos dois motores, o avião perdeu altitude e o piloto decidiu pousar no rio Hudson. Ninguém se feriu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]