• Carregando...
Roger Federer joga neta sexta pela Copa Davis | AFP
Roger Federer joga neta sexta pela Copa Davis| Foto: AFP

Almeida César vê mudança como "continuidade"

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (13), o secretário Reinaldo de Almeida César afirmou que a troca nas secretarias é um "processo de continuidade" e que possibilitará que ocorra uma "revolução" na área da segurança pública.

"Essa mudança é um processo de continuidade, sobretudo de fortalecimento das ações de execução do programa Paraná Seguro. (...) Recursos para que as ações aconteçam estão plenamente assegurados e isso dá ao Paraná uma tranquilidade de que haverá uma revolução na área da segurança pública", disse.

Almeida César também comentou a escolha de Cid Vasques para ocupar a Sesp e classificou o colega de "um homem preparado" e que "conhece bem os problemas da área e do setor". Paralelamente, Almeida César se disse motivado para ficar à frente da Corregedoria do Estado.

Reinaldo de Almeida César não é mais o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A saída dele foi confirmada pelo governo do estado no final da manhã desta quinta-feira (13).

Em mensagem postada na rede social Twitter, o governador Beto Richa informou que o novo titular da segurança é Cid Vasques, que comandava a Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral.

Segundo Richa, haverá uma troca de cargos, pois Almeida César vai assumir o posto de Vasques à frente da corregedoria.

Em nota publicada no site da Agência Estadual de Notícias, o governador informou que a mudança pretende "acelerar as ações para reduzir os índices de criminalidade e melhorar a segurança pública em todo o Paraná".

Richa disse ainda que Vasques vai atender a um "segundo momento" da secretaria, após uma reestruturação das polícias Civil e Militar, além dos serviços de inteligência. "Agora, num novo momento, tão importante quanto o primeiro, é colocar em prática todas as ações planejadas", afirmou na nota. Ele afirmou que já existem recursos alocados para investimentos "vigorosos" no setor.

O governador informou também que a diretoria-geral da pasta será comandada por Ramatis Favero, promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná.

Apesar de não deixar explícito o motivo da troca no comando da pasta, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral é considerada, nos bastidores do governo, como um "escanteio" para o ex-secretário da Segurança.

O cargo "castigo" é responsável por funções importantes, se funcionar na prática. O corregedor-geral deve ser um fiscalizador integral do que ocorre no governo, apurando, investigando qualquer irregularidade denunciada.

Repercussão

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol), delegado Kyoshi Hattnada, disse que ficou surpreso com a notícia da troca de comando na secretaria. No entanto, afirmou que se tratam de "atos de governo" e que não devem ser discutidos.

Hattnada esteve à frente do planejamento da Secretaria de Segurança Pública por dez meses, junto com Almeida César, e acompanhou de perto a elaboração dos planos do Paraná Seguro, que previa, entre outras medidas, a contratação de 12 mil novos policiais e a implantação de novos batalhões da Polícia Militar no estado. "A secretaria conseguiu grandes conquistas ao longo dos dois últimos anos e torço pela continuidade dos projetos".

Por meio de seu presidente, o coronel da reserva Elizeu Furquim, a Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos Inativos e Pensionistas (Amai), um dos principais órgãos representativos da corporação no estado, disse esperar que a mudança sirva para melhorar o canal de comunicação entre a base e a secretaria.

Furquim afirmou que Almeida César não tinha relações com a entidade de classe. "Espero que a gente possa abrir um canal de comunicação com o novo secretário", afirmou. De acordo com ele, os policiais militares esperam mais sensibilidade do governo com as demandas da classe a partir de agora.

Procurado, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, informou que não iria comentar a mudança no momento. O Comando da Polícia Militar também disse que não vai comentar a substituição.

O Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná (Sinpoapar) pediu, por meio de nota, ações mais rápidas de reestruturação na segurança pública do Paraná ao novo titular da pasta. De acordo com a nota enviada à imprensa, a categoria solicita mais investimentos na área da perícia criminal.

"Vamos buscar o diálogo com o novo secretário Cid Vasques, para apresentar as principais demandas dos peritos oficiais e da Polícia Científica do Paraná e os projetos que temos para tornar a atividade pericial mais eficiente e recolocar o Instituto de Criminalística e o IML do Paraná como entidades de referência nacional na produção da prova,", afirmou o presidente Ciro Pimenta na nota.

Dois anos no cargo

O agora ex-secretário da Segurança, que tem 45 anos, assumiu a pasta em 2011, no início de mandato do governador Beto Richa. Nos quase dois anos que comandou a área, foi responsável pela implantação de sete Unidade Paraná Seguro (UPS) em Curitiba, novas contratações de policiais, reestruturação de unidades do IML no interior do estado; e incentivo de mais conselhos comunitários de segurança.

No seu mandato, tinha como meta a consolidação de dez projetos: aumento no efetivo, a criação de novas unidades policiais; uso de módulos móveis, a criação da Cidade da Polícia; modernização do sistema 190 e disque denúncia; ampliação no monitoramento com câmeras de segurança e bases do Grupamento Aéreo (Graer).

Perfil do sucessor: Cid Vasques

Graduado em 1982 pela Faculdade Católica de Direito de Santos. Foi Delegado de Polícia Civil do Estado do Paraná de 1984 a 1986, quando ingressou no Ministério Público Estadual como promotor de Justiça, sendo promovido em abril de 2010 ao cargo de procurador de Justiça. Atuou como assessor de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (área processual e de planejamento) e da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Foi presidente da Associação Paranaense do Ministério Público no biênio 2002/2003. Era secretário de Corregedoria e Ouvidoria Geral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]