PUBLICIDADE
Ciclistas exibiram uma faixa com a frase “este é um congestionamento de bicicletas” |
Ciclistas exibiram uma faixa com a frase “este é um congestionamento de bicicletas”
Solidariedade

Bicicletada da Paz reúne cerca de 300 ciclistas em Curitiba

Movimento percorreu aproximadamente seis quilômetros nesta quarta-feira em solidariedade aos 16 ciclistas atropelados em Porto Alegre

Bicicletada da Paz reúne cerca de 300 ciclistas em Curitiba Ampliar

Cerca de 300 ciclistas se reuniram no final da tarde desta quarta-feira (2) no campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, para realizar a Bicicletada da Paz. Por volta das 19h, eles iniciaram o percurso que passou por importantes ruas e avenidas da capital como Vicente Machado, Batel, Dr. Muricy e terminou às 20h30 no Museu Oscar Niemeyer (MON).

O movimento, que ocorre há cinco anos na última manhã de sábado do mês, foi realizado excepcionalmente nesta quarta-feira em solidariedade ao atropelamento de um grupo de pelo menos 16 ciclistas ocorrido na sexta-feira (25), durante a bicicletada de Porto Alegre. Eles também aproveitaram para pedir mais segurança e gentileza no trânsito e exibiram uma faixa com a frase “este é um congestionamento de bicicletas”.

O percurso de aproximadamente seis quilômetros foi todo percorrido sem o apoio da Diretoria de Trânsito (Diretran) ou Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran). Segundo o ciclista Jorge Brand, a intenção é justamente promover o evento sem o apoio dos órgãos de trânsito “Nós fazemos questão de não pedir apoio porque queremos justamente poder andar de bicicleta pelas ruas todos os dias, sem a necessidade de policiamento”, conta.

Brand também fez questão de destacar que a bicicletada se mantém ao longo dos anos apesar do descaso da prefeitura de Curitiba, Urbs e Ippuc com os ciclistas. “O fato que ocorreu em Porto Alegre é muito triste, mas pelo menos abre os olhos dos brasileiros para a forma como os ciclistas são tratados no país. Eu mandei uma carta ao prefeito Luciano Ducci e estou aguardando ele se manifestar publicamente sobre o acidente no Rio Grande do Sul e as condições que são oferecidas para os ciclistas de Curitiba”, reclama.

A ciclista Sarita Barros destaca que o movimento ocorreu de forma pacífica e a grande maioria dos motoristas de carros entendeu os objetivos da bicicletada. “Alguns sempre se exaltam e reclamam, mas a maioria compreende e respeita o movimento”, conta.

O movimento da bicicletada em Curitiba pode ser acompanhado no www.bicicletadacuritiba.wordpress.com.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO