• Carregando...
Thousands of people enjoy the pre-carnival in the Historical Center of Curitiba. | Antônio More / Gazeta do Povo
Thousands of people enjoy the pre-carnival in the Historical Center of Curitiba.| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

São Pedro bem que tentou, mas não conseguiu estragar os planos de quem queria antecipar o carnaval em Curitiba na tarde de ontem. Após enfrentar uma chuva incômoda que afastou os menos empolgados e dar de frente com o caminho interrompido por barracas vazias da Feira do Largo da Ordem, o bloco Garibaldis e Sacis enfim conquistou espaço e angariou uma verdadeira multidão no centro histórico de Curitiba. A participação de milhares de pessoas, porém, não foi suficiente para a organização garantir a presença do bloco nos outros domingos que antecedem o carnaval.

A confirmação deve sair durante esta semana e depende da arrecadação de recursos para viabilizar o aluguel do caminhão de som e pagar o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável por gerenciar os direitos autorais das músicas executadas durante a festa. A estimativa do grupo é de que sejam necessários cerca de R$ 16 mil para colocar o bloco na rua em mais quatro domingos neste ano.

Desde dezembro, o bloco apela para a ajuda financeira de foliões pela internet. Segundo o coordenador da bateria do grupo, Pedro Solak, o encontro de ontem também serviu para reforçar o "corpo a corpo" com o público e comerciantes do Largo – mesmo que a presença do bloco ainda não seja unanimidade entre os proprietários dos bares e vendedores da região. "A gente sabe que incomoda umas pessoas, diverte outras... mas faz parte da festa", resume Solak.

A resistência ao pré-Carnaval, que completa 14 anos em 2012, pôde ser observada ontem, no começo da festa. Mesmo às 16h30 – sendo que o encontro estava marcado para as 16 horas – barracas da feirinha de domingo continuavam montadas, o que impediu a passagem do caminhão de som. Para chegar ao chafariz do cavalo, onde se concentrou a folia, o veículo teve de dar a volta pela Travessa Nestor de Castro.

Marchinhas

A estimativa de público não havia sido divulgada até a noite de ontem. Por volta das 18 horas, porém, era difícil se movimentar pelo Largo da Ordem, visto a adesão maciça dos foliões, que dançavam ao som de marchinhas típicas de carnaval. Já veteranas na folia, as três amigas Miriã Marins, Mariana Marins e Evelyn Ferreira deram o tom do que, sem dúvida, move boa parte dos "carnavalescos". "No feriado, normalmente vamos pra fora da cidade. Então, é por isso que comemoramos o carnaval desde agora", afirma Evelyn.

Serviço

Doações ao Garibaldis e Sacis podem ser feitas em conta da Caixa Econômica Federal: agência 1525, conta poupança 8005-4, operação 013, à Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis (Arcags).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]