• Carregando...
Desde julho o acesso às trilhas do Pico Paraná tem sido gratuito, o que aumentou o fluxo de visitas. | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Desde julho o acesso às trilhas do Pico Paraná tem sido gratuito, o que aumentou o fluxo de visitas.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Os dois montanhistas que se perderam em uma trilha no monte Cerro Verde, adjacente ao Pico Paraná, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros por volta das 15h desta sexta-feira (21). O Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros, iniciou os trabalhos de resgate na noite de quinta-feira (20), logo após o alerta de desaparecimento. O estado de saúde das vítimas ainda não foi informado pelos Bombeiros.

De acordo com o departamento de comunicação do Corpo de Bombeiros, as equipes de resgate desceram a trilha em direção a uma fazenda que fica próxima a BR-116, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Eles chegaram a um posto dos bombeiros que está próximo a esta fazenda.

As buscas foram realizadas por integrantes da corporação que percorreram a região a pé. Uma equipe em um helicóptero apoiou os trabalhos no começo da manhã desta sexta-feira (21), mas, por causa da falta de “teto”, o voo teve de ser suspenso.

Por volta das 13 horas, o Gost informou já ter as coordenadas que indicavam a localização dos montanhistas. Ainda no fim da manhã, um deles teria conseguido entrar novamente em contato com as equipes de busca. De acordo com o Gost, um deles é experiente.

Local

Cerro Verde é um dos montes localizados na região do Pico Paraná – a mais alta formação montanhosa do Sul do Brasil, com 1.877 metros, entre os municípios de Campina Grande do Sul e Antonina.

Na última semana de julho, o acesso às trilhas do Parque Estadual Pico Paraná passou a ser gratuito. O Parque, que fica no topo de montanhas, ganhou uma área de passagem que foi desapropriada pela Prefeitura de Campina Grande do Sul e que deve ser repassada em regime de comodato ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão responsável pela Unidade de Conservação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]