• Carregando...
Procissão fechou as duas principais pontes de acesso ao distrito que tem o mesmo nome do padroeiro dos caminhoneiros: São Cristóvão | Bruna  Kobus/Especial para a Gazeta do Povo
Procissão fechou as duas principais pontes de acesso ao distrito que tem o mesmo nome do padroeiro dos caminhoneiros: São Cristóvão| Foto: Bruna Kobus/Especial para a Gazeta do Povo

Caminhoneiros de União da Vitória, no Sudeste do Paraná, promoveram neste domingo (26) a 59º edição da festa em homenagem ao padroeiro da categoria: São Cristóvão. O santo também empresta o nome para o distrito que é palco da festividade, e morada da maior parte dos caminhoneiros da cidade.

Pouco menos de uma hora depois do início da procissão, filas quilométricas de carros, motos e caminhões interditaram as duas principais pontes – Ponte Férrea e Domicio Scaramella – que dão acesso ao Distrito de São Cristóvão. A carreata saiu da frente da Catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro, e seguiu para a tradicional benção dos veículos na Igreja Nossa Senhora da Salete, que fica no distrito.

Durante a benção, padres de toda a região se revezaram para que nenhum dos 4 mil veículos ficasse sem receber a água benta. Os motoristas que passaram por lá também receberam um pequeno terço com uma imagem do padroeiro. Logo depois do ritual religioso, que durou 5 horas, um pouco mais que na edição passada, o almoço foi servido.

Neste ano não foi vendido o famoso “kit almoço”, com salada, arroz e maionese. Segundo uma das organizadoras do evento Danieli Correia, o valor do kit saía muito caro para a paróquia e, por isso, o modelo de venda escolhido foi o por porções. Já a carne foi vendida por quilo.

Durante a festa, nenhum tipo de bebida alcoólica foi comercializada. Para impedir a entrada deste tipo de bebida, dez seguranças foram contratados pela paróquia. A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual também ajudaram na segurança do evento.

As celebrações tiveram início na quinta-feira (23) e seguiram até o sábado (25). Na santa missa também ocorreu a “benção das chaves”.

Luto

Da carreata até a benção foi possível notar que na lataria de alguns caminhões havia uma faixa preta, em sinal de luto pela morte do jovem Logan Maciel. O caminhoneiro de 21 anos era de União da Vitória e faleceu em um acidente na manhã de sábado (25) na PR-151, em Mandaçaia, município de Palmeira. Logan dirigia um Mercedes Benz Atego e ao terminar uma curva acabou saindo da pista e capotou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]