• Carregando...

Termina nesta sexta-feira (13) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 25 de abril em todo o país. Pessoas a partir de 60 anos, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos que ainda não receberam a vacina devem ir às unidades de saúde para receber a imunização.

A vacina contra a gripe é grátis e pode ser encontrada no horário normal de funcionamento de cada unidade de saúde. Em Curitiba, são cerca de cem unidades básicas distribuídas pela cidade. Em todo o estado, são 2,2 mil unidades.

A vacina é feita com vírus mortos e fracionados e não causa gripe. As crianças de 6 a 23 meses precisam retornar aos postos de saúde um mês após a aplicação para receber uma segunda dose. A imunização dos adultos é feita em dose única. A pessoa estará imunizada entre dez e 15 dias após a aplicação.

Pessoas com diabete, hipertensão arterial, insuficiência renal ou hepática, Aids, Parkinson, Alzheimer e vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) podem tomar a vacina contra a gripe. Existe restrição para a vacinação nos casos de pessoas alérgicas a ovo ou que tiveram alergia à dose que receberam no ano anterior.

Números

Até a tarde desta quinta-feira (12), 65% da população-alvo da vacina, cerca de 1,75 milhão de pessoas, havia sido imunizada no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O grupo com o maior índice de imunização é o das crianças, com 68%, enquanto o menor é o das gestantes, com 43%.

O Ministério da Saúde recomenda que o público alvo procure a vacinação o quanto antes, já que a aproximação do inverno torna essa população mais vulnerável. Em todo o país, até quarta-feira (11), o índice de vacinação chegava próximo a 50%. A meta do Ministério é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo populacional. Além dos idosos, gestantes e crianças, também estão sendo imunizados profissionais de saúde e indígenas.

Índice de vacinação é de 73% em Curitiba

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 73,3% da população alvo da campanha em Curitiba havia sido vacinada até a manhã desta quinta-feira (12). Foram imunizados 76% dos idosos, 69,7% das crianças e 54,9% das gestantes.

São José dos Pinhais continua a vacinação até sábado (14)

Embora a campanha nacional se encerre na sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, anunciou que vai estender as imunizações por mais um dia, aplicando as vacinas ao longo de todo o expediente de sábado (14) nas suas unidades de saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]