• Carregando...

A chuva que caiu em praticamente todas as regiões do Paraná nesta sexta-feira não foi suficiente para amenizar o problema da estiagem no estado ou descartar um possível racionamento de água.

Prevista desde o meio da semana, a chuva era a grande aposta da Sanepar para encher suas barragens e evitar o corte no abastecimento, mas pelo que se viu, a chuva poderá apenas retardar o que parece ser inevitável. Como o índice de redução do consumo, por parte da população, ficou longe do ideal - 20%, a companhia deverá esta semana utilizar a água das cinco represas particulares de Piraquara para manter o abastecimento por mais alguns dias.

A chuva, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, foi resultado da passagem de uma frente fria pelo Paraná que mudou o clima -a primeira frente desde o início de julho que conseguiu passar pelo bloqueio atmosférico. As pancadas foram rápidas e apenas em algumas regiões, bem menos do que se esperava. Em Curitiba, por exemplo, até as 19h havia chovido apenas 0,8 mm, segundo dados do Simepar. Em Pinhais, na região nmetropolitana, a estação do instituto até as 18h registrava 1,4 mm.

A maior precipitação, até as 20h desta sexta, foi registrada no município de Pinhão, na região Sul - 24 mm até 17h. Em União da Vitória, no Sul, choveu 20,6 mm até as 18h. Pato Branco, no Sudoeste, registrou 20,6 mm de chuva até as 19h - todos dados repassados pelo Simepar.

Em alguns pontos do estado, principalmente na região Leste, ainda era esperada precipitação durante esta noite e madrugada de sábado. "Chuva leve, nada que consiga mudar o cenário de estiagem", adiantou o meteorologista Tarcísio Valentim Costa, do Simepar.

Umidade do ar

Se a chuva ainda não foi suficiente para aliviar o problema de abastecimento de água, pelo menos conseguiu diminuir outro transtorno dos últimos dias: a umidade relativa do ar dobrou de quinta para sexta-feira. O ar seco, que irrita o nariz e a garganta, foi substituído por uma atmosfera mais limpa e saudável. E nas próximas horas, segundo reportagem do Paraná TV, o ar vai ficar ainda mais úmido, pois deve esfriar bastante.

A tendência, segundo o meteorologista, é que a frente fria se afaste para o oceano neste sábado. "Ainda deve chover fraco amanhã (sábado) de manhã na região Leste. À tarde o tempo fica encoberto, mas já sem precipitações", explica Valentim. Com a saída da frente, ainda no sábado é esperada a chegada de uma massa de ar polar no estado que vai derrubar as temperaturas no Oeste, Sudoeste e Sul. A mínima é de 5ºC na noite de sábado para a região Sul, mas será no domingo que o frio deve chegar a todas as regiões do estado, podendo marcar 1ºC no Sul. O início de semana deve ser de temperaturas baixas, pelo menos até quarta-feira, quando a massa de ar começa a perder força - adverte o meteorologista. Até quarta não há nenhuma previsão de chuva para o Paraná, o que deve agravar ainda mais o estado da estiagem. Em Maringá os moradores não reclamaram da chuva desta sexta-feira. Veja em vídeo

Interatividade:A Sanepar está certa em prolongar o racionamento de água? Você acha que o racionamento já deveria ter começado? Como está o fornecimento de água em seu bairro?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]