• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Colégio Estadual do Paraná (CEP) retoma as aulas na manhã de quarta-feira (9), depois de pouco mais de um mês de ocupação – os estudantes começaram o protesto na escola no dia 6 de outubro. De acordo com o vice-diretor da instituição, Eduardo Gonçalves, o colégio será recebido nesta terça (8) pela direção e será preparado para a volta às aulas. “A partir de hoje retomamos o colégio e já a partir de amanhã as aulas retornam. Nós temos um canal de comunicação com pais e alunos e vamos oficializar isso através de lá”, conta.

No CEP, os quase 5 mil estudantes foram convidados a voltar para o colégio “juntos”, conforme seus turnos. A situação não se aplica a todas as escolas, que podem avaliar individualmente como farão a retomada do ano letivo. No Colégio Estadual Santa Felicidade (Safel), os alunos que participaram das manifestações foram orientados a voltar gradualmente às aulas, por exemplo.

Apesar do retorno, o calendário segue indefinido. A organização dos próximos dias será tema de debate com os professores e os pais. “O restante do calendário vai ter que ser debatido com toda a comunidade, com os funcionários, pais. Vamos ter essa definição somente mais para frente”, aponta o vice-diretor.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), cada escola que foi ocupada terá que elaborar uma proposta de reposição para cumprir os 200 dias letivos e 800 horas/aula previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. As propostas terão que ser encaminhadas aos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) e posteriormente homologadas. A orientação é que sejam utilizados os seis sábados disponíveis até o final do ano, o 14 de novembro (antes do próximo feriado) e até mesmo o período de 22 a 30 de dezembro, que seria de recesso conforme a programação inicial do ano.

“A expectativa é de receber bem os alunos, retomar as atividades normalmente e dar todos os demais encaminhamentos necessários. Vamos chamar o conjunto para debater o calendário da melhor forma possível”, informa Eduardo.

Desocupação do CEP

Os oficiais de justiça cumpriram a reintegração de posse no início da noite desta segunda-feira (7) no CEP. Por volta das 20h55, a maioria dos estudantes já tinha deixado o prédio. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná, Alexandre Salomão, acompanhou a desocupação e disse que não foram constatados danos ao patrimônio público. A saída dos estudantes foi pacífica. Na página da Ocupação do Facebook, os alunos publicaram uma carta, chamada de “Manifesto da Desocupação”. No texto, eles afirmam que devem continuar se manifestando contra as medidas adotadas pelo governo federal. “Essa luta ainda não acabou, as ocupações foram só um aperitivo”, diz a carta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]