• Carregando...

Prestes a completar 61 anos, no dia 18, a Casa dos Pobres São João Batista, em Curitiba, tem enfrentado um período de vacas magras neste ano. Voluntário desde 1986, Rafael Pussoli conta que os ventos da crise econômica parecem ter afastado o empresariado que costumava ajudar a manter a instituição filantrópica em pé. Preocupado, o pessoal fecha o bolso. E a caridade sente na pele. Além de itens básicos, como água, energia e produtos de limpeza, a Casa dos Pobres tem o custo da folha de pagamento. É que o espaço conta com 192 leitos para adultos – pessoas de fora que fazem tratamento de saúde em Curitiba, além de atender cem crianças de 2 a 5 anos em um Centro de Educação Infantil e outras 60, de 6 a 14, em atividades de contraturno e reforço escolar. Qualquer ajuda é bem-vinda. Pode ser em produtos como papel higiênico, água sanitária, arroz, feijão e leite ou em dinheiro. Para ajudar, entre em contato pelo (41) 3333-8373 ou pelo (41) 3078-0009. A Casa fica na Rua Piquiri, 326, na esquina com Basílio Itiberê, no Prado Velho.

Tradição na caridade

Foi em uma casinha de madeira naquele mesmo endereço, na Rua Piquiri, que a história de caridade da teve os primeiros passos, em 1954. A iniciativa foi do ferroviário Januário Alves de Souza, que conheceu um morador de rua da Vila São João (atual Rebouças) e ficou sem saber como ajudá-lo. Dois dias depois, Januário descobriu pelo jornal que o rapaz havia morrido. De lá para cá, centenas de pessoas do Brasil inteiro passaram pelo local.

Para colorir o espírito

Para entrar no mercado de livros de colorir para adultos, a Boa Nova Editora lançou Cidades Espirituais, primeiro do segmento com temática espírita. A obra permite colorir cenários de “colônias espirituais” que, segundo a doutrina espírita, são os lugares em que os espíritos permanecem antes de reencarnarem. O livro custa R$ 13,93 (mais o frete) e é vendido no site da editora, www.boanova.net.

Poesia pró-Down

Nascido do projeto Do Ovo ao Voo, o e-book Sobre Lagartas e Borboletas reúne trabalhos de 75 poetas, de diferentes idades, estilos e países. Todos com um tema em comum: a transformação. A renda obtida com a venda do livro será totalmente revertida para o projeto Mano Down, entidade sem fins lucrativos que promove a igualdade social para pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências. O livro está disponível para venda no site da Livraria Saraiva, pelo www.saraiva.com.br/sobre-lagartas-e-borboletas-8893578.html.

Haiti em Curitiba

Estudante do 4º ano de Jornalismo da Universidade Positivo (UP), Beatriz Moreira é uma das 20 selecionadas no edital Curtas Universitários 2015. Única universitária do estado a ser contemplada, ela vai poder financiar o projeto O Haiti em Curitiba, documentário produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) seu e do colega Daniel Martini. Beatriz recebeu R$ 6 mil para tirar o projeto do papel.

Homenagem a Artigas

Divulgação/CAU

No ano que marca o centenário de João Batista Vilanova Artigas, um grupo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPR imprimiu obras (foto) e um retrato do artista. Elas foram afixadas no muro do Fidel Bar, na Rua Jaime Reis, em Curitiba. Ao lado do arquiteto Vítor Jun Takahashi, o grupo forma o Estudiograma, que alia arquitetura e audiovisual. A intervenção urbana fez sucesso entre quem é da área e um repeteco deve rolar na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), no Alto da XV. Segundo o presidente do conselho, Jeferson Dantas Navolar, o objetivo é dar visibilidade à obra do curitibano, um dos grandes arquitetos da história do modernismo brasileiro.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]