• Carregando...
 | Izabelle Correia/Projeto Estrelinha
| Foto: Izabelle Correia/Projeto Estrelinha

Um trabalho voluntário iniciado em maio deste ano por uma fotógrafa de Curitiba sensibilizou tantas pessoas que deu origem a um movimento nacional com adeptos em 35 cidades, de 11 estados e do Distrito Federal. Viviane Bachega, de 39 anos, trabalha há três anos com ensaios fotográficos de gestantes e bebês, mas estranhava o fato de raramente encontrar books e campanhas com crianças com deficiência. Descobriu que o gasto com tratamentos, escolas especiais e cirurgias fazia com que os pais deixassem de lado o álbum de fotos feito por um profissional. E decidiu criar o Projeto Estrelinha, para que toda criança especial possa ter seu ensaio fotográfico sem precisar gastar nada com isso. Os interessados só precisam fazer o cadastro no site www.projetoestrelinha.com.br. Podem participar crianças de até 12 anos, independentemente da renda familiar.

Apoio à causa

O apoio de outros fotógrafos à iniciativa foi chegando aos poucos, graças a matérias jornalísticas e à grande arma de divulgação atual: o Facebook. Em menos de um ano, 63 profissionais abraçaram a causa e hoje fazem fotos gratuitas todos os meses. Até o momento, foram feitos cerca de 200 books. As fotos são entregues em DVD. Se fossem pagar pelo serviço, os pais desembolsariam cerca de R$ 600. No Paraná, há fotógrafos voluntários em Curitiba, Cambé, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Ibiporã, Londrina, Piraquara, Rolândia e São José dos Pinhais. Viviane conta que em fevereiro será realizada uma ação especial, com ensaios de adolescentes de 13 a 18 anos. As famílias interessadas já podem fazer o cadastro pela internet.

Autoestima

Se para as crianças o ensaio é um momento de diversão, para os pais as fotos são uma injeção de autoestima e uma forma de mostrar os filhos ao mundo com orgulho. "Vemos muitas mães que criam as crianças sozinhas, porque são abandonadas por pais que não aceitam a deficiência", conta Viviane.

Lembranças

Além do álbum de fotos feito por um profissional, há famílias que guardam coisas como a primeira mecha de cabelo cortada do bebê ou a roupa do batismo. O que você tem no seu baú de lembranças? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br.

Carreata de Natal

Divulgação

Será neste domingo a distribuição de doces arrecadados por um grupo de amigos de Curitiba graças à campanha De Olho na Validade, fruto de um acordo entre o Procon, o Ministério Público e a Associação Paranaense de Supermercados. O acordo prevê que o consumidor que encontrar um produto vencido tem direito a outro, de graça e dentro da validade. Conforme a coluna mostrou no início do mês, o grupo de amigos arrecadou cerca de 5 mil unidades de doces (foto) em supermercados da capital. Eles sairão em carreata, às 8h, distribuindo os produtos para crianças dos bairros Capão Raso, Pinheirinho e Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Arte brasileira

Um grande evento de capoeira ao ar livre será realizado neste domingo, às 17 h, no Parque Barigui, em Curitiba. Promovido pelo Grupo Hype em parceira com a Nagos Capoeira, o encontro "Capoeira entre amigos" reunirá 500 capoeiristas da capital e região metropolitana. Serão cinco rodas de capoeira distribuídas pelo parque. Após o evento, haverá um aulão aberto ao público, seguido de um show.

Bicicletada

As comemorações pelos 102 anos da UFPR começam neste domingo, às 9 h, com pedalada e caminhada abertas ao público externo. O trajeto para quem for sobre duas rodas tem 10 km; para aqueles que preferem ir à pé, o percurso é de 5 km. A saída e a chegada acontecem na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da universidade. As inscrições serão feitas na hora.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]