• Carregando...
 | Divulgação /VANS
| Foto: Divulgação /VANS

Quem é adolescente sabe bem: customizar tênis é uma arte. E quem a dominou com maestria pode se dar bem no Costum Culture, concurso cultural da marca VANS, de tênis e skate. Podem se inscrever escolas públicas e particulares. Cada uma delas deve ter um professor responsável, que vai receber três pares de modelos diferentes de tênis VANS. Os trabalhos de customização podem ser individuais ou em grupo; a decisão fica a cargo do professor. Os dez melhores tênis vão para a semifinal e depois serão escolhidos os três finalistas. A escola vencedora recebe R$ 10 mil em materiais de arte e R$ 2 mil em produtos VANS. As inscrições vão até 28 de julho. Mais informações pelo site www.vansdobrasil.com/customculture/.

Clube da Sustentabilidade

Incentivar estudantes e professores a pensar em alternativas para o meio ambiente. Esse é o objetivo do Clube da Sustentabilidade, plataforma web que propõe três desafios a serem aplicados em sala de aula. Um deles prevê o reaproveitamento de objetos que seriam descartados, mas podem ser reaproveitados de alguma outra forma. Os outros dois propõem reduções nas contas de luz e água. Os alunos anotam seus gastos mensais e o objetivo é que sejam mais baixos nos meses seguintes. Os dados coletados são publicados na plataforma web. A iniciativa é do Educacional, conjunto de soluções em tecnologia educacional desenvolvido pela Positivo Informática, presente em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil.

35 anos de papa

Há 35 anos, o Papa João Paulo II passava pela cidade de Curitiba. Para celebrar esta data, a Missão Católica Polonesa do Brasil prepara uma série de atividades, em parceria com outros órgãos. Será no próximo domingo (5), no Memorial da Imigração Polonesa, na Rua Mateus Leme, no Centro Cívico. As festividades começam às 11 horas, com almoço típico. A partir das 13h30 ocorrem as apresentações musicais, com grupos folclóricos poloneses. A Santa Missa, oficiada pelo Padre Dr. Zdzislaw Malczewski, será às 16 horas. Os corais João Paulo II, de Curitiba, e Padre Dworaczyk, da Colônia Muricy, acompanham a celebração. Na segunda-feira (6), uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), às 18 horas, celebra a visita do papa.

Tamanhos especiais no cemitério

O Cemitério Vaticano prepara 36 jazigos em tamanhos especiais para sepultamento. São gavetas preparadas para receber corpos de pessoas mais altas do que a média ou acima do peso. Muitas vezes esses jazigos não existem ou não estão à venda, e ficam disponíveis apenas para empréstimo (o que impede a decoração ou colocação de placas). O cemitério fica em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

Divulgação

Casa ecológica do Pequeno Cotolengo

Interditada desde 2010, a casa ecológica do Pequeno Cotolengo será reinaugurada no próximo domingo (5), após passar por reforma. Construído com materiais ecológicos, o local foi criado em 2005, para servir como lar para moradores da instituição que tenham maior autonomia de convivência. A reabertura do espaço será na data do tradicional churrasco do Cotolengo, realizado todo primeiro domingo do mês. A festa ocorre a partir das 11 horas. O Pequeno Cotolengo fica na Rua José Gonçalves Junior, 140, no Campo Comprido.

55 anos de Engenharia Florestal

Primeira graduação em Engenharia Florestal do Brasil, o curso da Universidade Federal do Paraná (UFPR) completa 55 anos em 2015. Uma solenidade foi realizada na última sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Curitiba, para relembrar essa história. Criado em Viçosa (MG), em 1963, o curso foi transferido para Curitiba em 1963. Pioneiro, foi a sede do primeiro doutorado brasileiro em Engenharia Florestal, em 1982. Hoje abriga também um programa de pós-doutorado, além de contar com um corpo docente de 63 professores, dos quais 56 são doutores.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]