• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Está com dúvidas sobre como utilizar corretamente a língua portuguesa? Embora nem todo mundo saiba, é possível descobrir rapidamente, por telefone, se uma palavra se escreve com "s" ou "z" ou a pronúncia correta de um termo. Em Curitiba, a prefeitura oferece há quase 30 anos o Telegramática. O serviço, gratuito, funciona pelo 3218-2425. O atendimento é feito das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os londrinenses também têm à mão um projeto desse tipo, o Disque Gramática, que tira dúvidas via telefone (3371-4619), e-mail (disque-gramatica@uel.br) e pessoalmente. O Disque-Gramática é um projeto de extensão universitária do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os professores e alunos do projeto também fazem revisão de textos de até 30 páginas e atendem a questões ligadas a línguas estrangeiras, como francês, inglês, espanhol e latim.

Você já utilizou esses serviços? O que achou?

Gastronomia e artesanato

Começa hoje em Curitiba, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a sexta edição da Arte & Craft – Feira de Artesanato Internacional e Gourmet. O evento vai até o dia 13 de outubro, das 14 às 21 horas durante a semana, e das 12 às 21 horas aos sábados e domingos. A feira trará artesanatos de 23 países e, paralelamente, ocorrerá um festival gastronômico. A entrada custa R$ 8, com isenção para lojistas, decoradores e arquitetos que apresentarem CNPJ ou documento do setor. Maiores de 60 anos pagam meia entrada. A Fiep fica na Avenida das Torres, 1.341.

Frases dos violentadores

Uma iniciativa interessante desenvolvida pela fotógrafa Grace Brown está dando o que falar. Pela internet, o Projeto Unbreakable (http://projectunbreakable.tumblr.com/) mostra pessoas segurando cartazes (foto) com as frases que ouviram de seus agressores sexuais. Algumas vítimas mostram seus rostos, outras não. Por meio das imagens, elas rompem o silêncio, expõem a violência que sofreram e mostram como ainda persiste a cultura de culpar a vítima nos casos de estupro. "Não chore, não é tão ruim assim, você vai gostar". Foi isso que ouviu uma mulher violentada pelo ex-noivo. Entre os abusados, também há homens. Quem quiser participar da ação pode enviar sua foto – segurando o cartaz – para o e-mail projectunbreakablesubmissions@gmail.com

Bazar no São Lourenço

Um bom programa para este fim de semana é a edição 2013 do Bazar da Aldeia, que desta vez será realizado no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço e contará com diversas atrações culturais. Dada a proximidade com o Dia das Crianças, o evento também aproveitará para festejar a data com atividades gratuitas para a garotada. Dentre as atrações, haverá contação de histórias com Ciliane Vendruscolo e Rafael Di Lari, brincadeiras com a Casa Labirinto e apresentação artística circense. O Bazar terá também a participação do DJ Branco, comandando as pick ups durante todo o sábado e o domingo.

Balões

Hoje, às 13h30, 720 balões biodegradáveis de gás hélio serão soltos das janelas do Hospital Nossa Senhora das Graças e poderão ser vistos no céu de Curitiba. Cada balão representa um mês de vida do hospital (que está completando 60 anos) e levará sementes de árvores e uma mensagem de superação escrita por pacientes, médicos e colaboradores, com o propósito de compartilhar histórias e experiências de vida. Motoristas em diversos pontos da cidade também receberão balões com algumas destas mensagens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]