Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Nadyesda Almeida + VER MAIS COLUNISTAS

Nadyesda Almeida

Escultor de sonhos

 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Responsável pelo Atelier Livre de Escultura da Fundação Cultural de Curitiba, no Parque São Lourenço, desde a década de 80, Elvo Benito Damo é referência no assunto. Autor de diversas publicações, ele tem obras espalhadas por museus do Brasil, acervos públicos e particulares, além de várias esculturas a céu aberto em Curitiba.

Premiado em salões de arte nacionais, Elvo foi ainda o representante brasileiro na 2.ª Bienal Internacional de Óbidos em Portugal/ Escultura Contemporânea e também no 5.º Salão Internacional da Pequena Escultura em Budapeste-Hungria, onde recebeu diploma de honra pelo conjunto das obras. “De todos os prêmios que já recebi, este foi o que mais me emocionou”, diz.

Apesar da rotina intensa de trabalho, ele não abre mão dos momentos diários de convivência com a esposa Márcia e os filhos Aletha e Miron. Como orientador de um dos mais respeitados ateliers de escultura do país há 25 anos, não sabe o número exato de alunos que já formou, mas confirma que cerca de 80% dos escultores locais atuantes nas décadas de 80 e 90 passaram pelo atelier.

Acompanhe outros trechos do bate-papo de Elvo com a coluna:

Várias obras suas estão em locais públicos de Curitiba. Qual é a sua preferida?

Elvo Benito Damo – São duas: uma escultura em metal e madeira que está em frente ao prédio do Citibank (Avenida Marechal Deodoro) e outra em madeira e concreto, interna no Teatro Guaíra.

O que é necessário para ser um bom escultor?

Talento e muito trabalho.

Onde busca inspiração?

Inspiração é como uma bolha que explode de uma massa pensante.

Se não pudesse ter a sua profissão, o que gostaria de ser?

Arqueólogo ou engenheiro metalúrgico

Qual o seu artista preferido de todos os tempos?

Michelangelo.

Uma recordação de infância...

Cheiro de fazenda no cair da noite.

Filme preferido...

Cidadão Kane.

Que música mais gosta...

Música caipira autêntica.

O que o faz chorar...

Quando a alma está desarmada por vários motivos.

Na pele de quem você gostaria de passar um dia?

De um homem das cavernas.

Como é o seu dia-a-dia?

Trabalho, leitura e trabalho.

Qual seu prato preferido?

Massas em geral.

Tem animal de estimação?

Sim, tenho cachorros das raças golden retriever e dálmata.

Que livro está lendo?

O Mundo é Plano, de Thomas L. Friedman.

Maior desafio...

O desafio é constante, nem grande ou pequeno.

Um lugar no mundo...

Onde se viva feliz.

MÉRITO

Bruno Nascimento recebeu do diretor Magdal Frigotto e da Coordenadora Educacional Daniella da Matta o prêmio Student of the Year, da Phil Young’s English School/Portão. Bruno conquistou o prêmio, que inclui bolsa no curso Phil, agora em julho no Canadá, após atingir o escore mais alto entre os formandos da escola Portão na prova final de 2006.

POSSE

Fábio de Souza Neto é o novo presidente do Rotary Club de Curitiba. Assumiu o cargo nesta quinta-feira em jantar no Graciosa Country Club. Deixou a função Henrique Lenz César Filho.

PARA ELAS

Michelly Salles recebe nesta terça-feira em sua clínica o coordenador de pesquisa cosmética da Christian Dior, Neil Sadick, que pela primeira vez estará em Curitiba. Na sua lista de clientes, constam nomes como Angelina Jolie e Cameron Diaz. Neste dia, convidadas especiais receberão tratamentos faciais e corporais com produtos da Dior, além de conhecer os lançamentos da linha para o verão 2008 e toda a tecnologia em medicina estética que o espaço oferece.

PORTAS ABERTAS

Quem quiser fazer parte da criação do próximo espetáculo do ACT – Ateliê de Criação Teatral pode chegar hoje ao local. Nena Inoue e Luís Melo abrem as portas do seu ateliê para o público participar de uma conversa informal sobre alguns textos de Guimarães Rosa, que servirão de base para o próximo espetáculo do espaço, estrelado pelo ator e dirigido por Márcio Abreu. Além do bate-papo descontraído, serão servidos sopas e vinhos, junto com outras atividades especialíssimas do ACT.

VARIEDADE

Está confirmada para o próximo dia 10 a II Wine of Babilônia, evento que reúne as principais importadoras de vinhos de Curitiba. Com degustação para 500 pessoas, no Porta Romana Eventos, serão apresentados mais de 100 rótulos pela Porto a Porto, Decanter, Adega Brasil, Obra Prima, Vinoteca, Miolo, Expand, Relocco, Wine Company e La Vigne.

VERDE E BRANCO

Ana Maria Petruzziello Kohane recebeu alguns amigos em sua residência para celebrar o aniversário de marido Melvin. No cardápio, comida japonesa preparada pelo Takô. As sobremesas, minimusses e brigadeiros de colher, levaram a assinatura de Mara Pizzatto Silveira, que preparou também brigadeiro de colher verde com bolinhas brancas, uma homenagem ao Coritiba, time de coração de Melvin.

P-A-R-A-B-Ó-L-I-C-A

• Mauricio Carraro, mais conhecido como Miau, celebra hoje, a partir das 20 horas, seu aniversário no Era só o Que Faltava.

• Renato Cavalher, presidente do Clube de Criação do Paraná, recebe convidados amanhã, às 19 horas, para festejar os quatro anos da instituição.

• Com a presença de Álvaro J. Cabrini Jr., presidente do Crea/PR, e Marco Monteiro, superintendente da Editora EBGE, será lançada amanhã no Sinduscom a 6.ª edição do Catálogo Empresarial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado.

• Cilô Kfuri, supervisora da marca Le Lis Blanc em Curitiba, comanda nesta quinta-feira o lançamento da coleção Primavera/Verão.

• Priscila e Aldrin Ribeiro estão radiantes com o nascimento da Maitê. O casal tem mais três filhos: Ivens, Lucas e Matheos.

• Francisco Diniz Affonso da Costa recebeu título de Cidadão Honorário de Curitiba. A proposição foi da vereadora Nely Almeida.

P-A-R-A-B-É-N-S

Hoje (1): Estela Portes, Fabiano e Luciano Campelo, Iara Pelissari, Jussara Fuganti Campos, Rita Mirian Smanhatto, Rodrigo Rocha Loures.

Segunda (2): Cirene Simões de Assis, Evelyn do Nascimento, Jackson Baduy, Luiz Alberto Martins de Oliveira, Mirtilo Trombini, Regina Pinho, Tobias de Macedo.

Terça (3): Cláudio Manoel da Costa, Cristiana Brenner, Denise Conti, Elizabete Brustolin, Hamilton Thá, Marcelo Busato, Maria Cecília Noronha, Patrícia França Vaz, Paulo Henrique Gonçalves.

Quarta (4): Ana Lucia Trombini Krieger, Herculano Iglesias, José Machado de Oliveira, Luiz Fernando Braz, Maria Inês B. da Silveira, Marisa Gaudêncio, Wellington Dalmaz.

Quinta (5): Caio Soares, Fabiano Campelo, Isabela Rymsza, Julio Feijó Neto, Kátia Simonetti, Maria Eduarda de Leão Buchi Giglio, Pedro Ribeiro, Renato de Oliveira Campos, Rosedete Moscaleski, Sergio Patitucci.

Sexta (6): Alba Demeterco, Afonso Rangel dos Santos, André Malucelli, Gastão Gomes, Eda Marchesini, Isabela Assis Costa, José Andreguetto, Mara Paludo, Mathias Vilhena de Andrade, Renato Vaz, Sandra Rymsza.

Sábado (7): André Zacharow, Astrid Prates, Fortunato Sukadolnik, Francis Ramalho, Kyoshi Ishitani, Laila Vezozzo, Lindomar Quintana, Luis Carlos Martins, Luiz Ernesto Bley Jr., Mônica Justen, Mônica Katz, Nestor Batista, Ruy Caillet de Leão.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

últimas colunas de Nadyesda Almeida

PUBLICIDADE