• Carregando...
Onça-pintada de aparência jovem e saudável foi flagrada próxima do Parque Nacional do Iguaçu. | Divulgação/Fundação Grupo Boticário
Onça-pintada de aparência jovem e saudável foi flagrada próxima do Parque Nacional do Iguaçu.| Foto: Divulgação/Fundação Grupo Boticário

A conscientização da população sobre a conservação ambiental é um dos motivos para um acontecimento raro no Oeste do Paraná. Depois de quase 40 anos sem registros, pela primeira vez foi identificado um animal no Oeste do Paraná fora da área do Parque Nacional do Iguaçu. O registro foi feito por uma câmera de monitoramento há cerca de três meses, mas recuperadas apenas recentemente. O local exato em que a onça foi encontrada não foi informado para não atrair caçadores.

A presença do felino é comemorada como resultado da diminuição da caça de diversas espécies, fruto do trabalho de projetos ambientais no local, que fica a cerca de 50 km do parque. Entre eles, o Projeto Mamíferos Como Indicadores da Saúde do Ecossistema Floresta com Araucárias, que, além de promover palestras sobre meio ambiente, analisa a presença de animais ameaçados no entorno do parque e foi o responsável por captar as imagens da onça.

- Veja o vídeo da onça-pintada registrada no oeste do Paraná

“O aparecimento da onça foi uma surpresa muito positiva para nós. Indica que o ecossistema da região está bom. Isso também se deve à presença de animais que servem de alimento para o felino, como antas e porcos do mato”, explica o biólogo Carlos Brocardo, responsável técnico do projeto.

Brocardo ressalta a importância da redução da caça dessas e outras espécies para que a onça conseguisse sobreviver na área. O Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, chegou a registrar, em 2004, 26 acampamentos de caçadores na área da bacia do Rio Floriano, que fica dentro da reserva. Em 2016, a mesma operação não identificou nenhum acampamento, segundo Ivan Baptiston, chefe do parque.

“Ao longo de mais de 10 anos, fizemos ações operacionais de combate à caça com a polícia ambiental e Polícia Federal. Ao mesmo tempo, executamos trabalhos de conscientização em todos os municípios ao redor do parque, atuando em escolas e na formação ambiental de educadores”, relata Baptiston.

A onça-pintada

Segundo Brocardo, a onça registrada é jovem adulta e aparenta estar saudável e bem alimentada. O especialista explica que há grande probabilidade de ela ser nativa dos arredores, e lembra que o animal não representa risco para a população local.

Integrante da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), que agrupa animais ameaçados e quase ameaçados de extinção, a onça-pintada tem sido raridade em todo o país. Em toda a Mata Atlântica brasileira, estima-se que restem menos de 300 animais da espécie, de acordo com relatório da revista Scientific Reports.

Confira imagens da onça-pintada:

Ameaçada de extinção, onça-pintada reaparece em área do Parque Nacional do Iguaçu

Presença do animal na região não era registrada desde a década de 1980.

+ VÍDEOS

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]