• Carregando...

Se você utiliza estacionamentos privados certamente já reparou naqueles avisos de cobrança diferenciada para carros pequenos e grandes e para veículos importados – ou pode ter sido pego de surpresa na hora de fechar a conta, pois muitos estabelecimentos informam a diferenciação em letras minúsculas. A estratégia, cada vez mais comum, é polêmica.

De um lado, consumidores reclamam da diferença nos preços alegando que, independentemente do tamanho do veículo, utilizam a mesma vaga de um carro comum. Do outro, proprietários de estacionamentos argumentam que carros maiores demandam mais destreza por parte do manobrista e ocupam mais espaço, enquanto veículos importados representam mais custos em caso de eventuais danos.

No Brasil, não há uma legislação específica que regulamente a cobrança, mas o entendimento dos órgãos de defesa do consumidor é de que a diferenciação de preços é abusiva. Para Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste Associação de Consumidores, a prática é injustificável porque não há definição clara sobre quais veículos são pequenos, médios ou grandes e os estabelecimentos não oferecem vagas maiores para veículos maiores.

“Os automóveis ocupam a mesma vaga, independentemente do tamanho. O estacionamento não pode cobrar a mais sem oferecer mais conforto e facilidade em contrapartida. E o consumidor também não pode ser prejudicado pela falta de habilidade dos manobristas.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]