Vida e Cidadania

Fechar
PUBLICIDADE

oeste do PR

Creche de Foz do Iguaçu suspende aulas devido a infestação de escorpiões

 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Três escorpiões adultos e cerca de dez filhotes da espécie Tityus confluens foram encontrados por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Centro de Educação Infantil Campus do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

A primeira aparição dos escorpiões considerados portadores de veneno moderado, mas de grande periculosidade para crianças (com menor peso), foi na quinta-feira (21), quando os funcionários encontraram uma fêmea e dez filhotes e alertaram os técnicos. Nesta terça-feira (26), durante a ação, outros dois foram encontrados - um em sala de aula e outro na dispensa. Devido à infestação, as aulas foram suspensas na tarde de hoje.

De acordo com o responsável pelo Controle de Animais Sinantrópicos do CCZ, Vagner de Oliveira, a região onde está localizada a creche mantém um registro histórico da espécie. “Temos outras regiões mais preocupantes, mas é preciso ficar alerta já que os venenos contra escorpiões não têm eficácia comprovada e uma picada poderia causar quadro preocupante em crianças”.

A manutenção do local, segundo a secretária da creche, Elisangela Pereira, é feita constantemente, pois o centro atende a 230 crianças de 6 meses a cinco anos. “A gente faz a limpeza, mas como a creche está localizada próximo a um riozinho, e também há muito matagal aqui perto, fica complicado”, justificou.

Além da faxina, uma busca ativa foi realizada nos arredores da creche pelos técnicos, que também ofereceram orientações aos funcionários da escola. “Caso haja picada, que sabemos que é bem dolorida, a pessoa atingida deve buscar diretamente um hospital e não um posto de saúde”. Os técnicos vedaram entradas de bueiros e ralos no prédio da creche.

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais