• Carregando...
Painéis fotovoltaicos no instituto Tecpar, em Curitiba: para a EPE, geração distribuída vai crescer com força a partir de 2030. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Painéis fotovoltaicos no instituto Tecpar, em Curitiba: para a EPE, geração distribuída vai crescer com força a partir de 2030.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A crise do setor elétrico, com as dificuldades da geração hídrica e o consequente aumento do custo da energia, está acelerando a regulamentação e a implantação de projetos da chamada geração distribuída, em que consumidores residenciais ou empresariais geram energia tanto para consumo próprio como para injeção na rede elétrica, se o volume assim permitir. A modalidade mais viável é a solar, por meio de captação com painéis fotovoltaicos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu na última semana audiência pública que irá colher, até a próxima sexta-feira (27), sugestões para ampliar a regulamentação da atividade. A Aneel quer estabelecer modelos de contratos, definir a precificação da energia gerada e estabelecer as responsabilidades que cabem a cada agente participante do processo.

Lactec “prova” viabilidade de energia solar

A geração de energia nos Institutos Lactec, feita por meio de painéis fotovoltaicos que cobrem o estacionamento de uma das unidades da empresa, tem sido suficiente para atender a demanda do edifício e injetar, em média, 24 kWh na rede da Copel

Leia a matéria completa

Ao mesmo tempo, a Copel prepara o lançamento de um projeto em nível estadual para estimular esse tipo de geração. O presidente da companhia, Luiz Fernando Leone Vianna, disse, em recente entrevista à Gazeta do Povo, que a proposta é uma das prioridades da nova gestão, está em fase avançada e depende de alguns ajustes para ser lançada. Os maiores entraves são no campo tributário.

Governo fará leilão em agosto para contratar energia solar

  • SÃO PAULO

O governo vai promover no dia 14 de agosto o primeiro leilão de energia reserva deste ano. Será contratada apenas energia gerada a partir de fonte solar fotovoltaica. O suprimento começará em agosto de 2017, com prazo de contrato de 20 anos. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o leilão tem o objetivo de diversificar a matriz elétrica e propiciar uma competição isonômica e o atendimento à garantia de suprimento.

O preço-teto do leilão será calculado pela EPE, aprovado pelo ministério e estabelecido quando o edital for publicado pela Aneel.

Os empreendedores interessados em participar do leilão deverão cadastrar seus projetos na EPE até o dia 14 de abril. Uma das condições é que o empreendimento seja conectado ao Sistema Interligado Nacional.

Na prática, a geração distribuída já acontece, inclusive no Paraná. O estado tem, segundo a Aneel, 24 unidades classificadas como microgeradoras de energia. A maior delas é a dos Institutos Lactec, que passaram neste ano a gerar 30 kW, por meio de telhados fotovoltaicos que captam energia solar. A Klabin também investe na área e pretende, a partir do ano que vem, com a inauguração da unidade em Ortigueira, gerar energia suficiente para atender à demanda própria e reforçar em 150 MW a rede elétrica do estado.

A estimativa da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal que conduz estudos na área, é de que, até 2050, a geração distribuída seja capaz de atender 13,7% da demanda total do país: 5,7% por meio de geradores de pequeno porte e 8%, de grande porte – atualmente, este último segmento responde por 10% da produção elétrica brasileira.

As projeções da EPE indicam que o grande crescimento dessa modalidade de geração se dê a partir da década de 2030, quando os custos para a instalação – que são a principal barreira para a expansão do setor – estarão significativamente menores que os atuais. A empresa vê papel estratégico do consumidor na expansão do segmento, afirmando que a microgeração contribui para “reduzir a necessidade de expansão do setor elétrico brasileiro no longo prazo”. Cita, ainda, a atual crise energética como momento importante pra que esse tipo de geração avance.

Dificuldades

As maiores dificuldades do cidadão comum para se tornar gerador de energia são os custos de instalação do sistema e os tributos de incidem sobre a energia, em especial o ICMS. “Quem está se endividando é o consumidor. O governo passa a ele a responsabilidade de produzir energia, e ainda o obriga a pagar caríssimo por isso”, critica o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), João da Silva Dias.

O professor defende que o governo facilite o acesso aos equipamentos necessários para a produção doméstica de energia, por meio de linhas de financiamento e do estimulo à fabricação dos materiais em território nacional – hoje, a maior parte é comprada da China. Outro caminho é conceder isenção tributária na importação dos equipamentos.

Instalação custa R$ 20 mil e dá retorno em 8 anos

Os custos e o tempo de retorno para a instalação de um sistema fotovoltaico de geração de energia variam conforme as características da residência e o nível de consumo do cliente.

A empresa Egnex, que instala painéis em Curitiba, estima em cerca de R$ 20 mil os gastos necessários para a implantação de um sistema de baixa potência, capaz de gerar 260 kWh. Caso a residência tenha um consumo mensal de cerca de 350 kWh, o tempo de retorno estimado do investimento – quando a receita gerada supera o capital aplicado – é de oito anos.

Sócio-proprietário da empresa, o engenheiro eletricista Janio Gabriel explica que, à medida que se opta por um sistema mais potente, os gastos de instalação crescem, mas o prazo para retorno fica menor. Painéis que gerem 520 kWh em uma residência que tenha consumo mensal de 700 kWh se tornam vantajosos em um horizonte de seis anos.

As estimativas não levam em conta o uso de baterias, que, segundo Gabriel, ampliam os custos em aproximadamente 40% e exigem manutenção frequente, pois os equipamentos têm vida útil média de dois anos. A expectativa é de que os painéis tenham durabilidade de, pelo menos, 25 anos. A empresa acredita que esse mercado irá se expandir, ancorado no gradual barateamento da tecnologia e no crescimento da consciência ambiental dos consumidores. (RC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]