• Carregando...

As chuvas intensas que caíram na Região Serrana do Rio de Janeiro desde a última quarta-feira (12) deixaram mais de 10 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. Nesta quinta-feira (13), unidades da Cruz Vermelha de todo país começaram a receber doações. Em Curitiba, pelo menos duas toneladas de donativos já foram arrecadadas, até as 18h desta quinta, de acordo com a médica que coordena as doações na cidade, Eliana Reynaldo. As doações estão sendo feitas no Hospital da Cruz Vermelha e a equipe recebe água mineral, alimentos não perecíveis e cobertores.

Eliana indica que apenas estes três itens serão recebidos. "É melhor não trazer móveis, eletrodomésticos ou roupas, porque não teremos uma forma de enviar o que não for de primeira necessidade", comenta.

Metade das doações recebidas pela Cruz Vermelha nesta quinta foi feita por Nelson Karvat, 60 anos. Ele mora na região do Boqueirão e todos os anos arrecada doações para família necessitadas no Natal. "Nós decoramos a casa com luzes e quem visita, faz doações. Entre o Natal e a Páscoa, nós vamos entregando os alimentos para quem precisa", conta. Como no final de 2010 foram arrecadados muitos mantimentos, houve sobras. As cestas básicas agora serão enviadas aos desabrigados e deslojados no Rio de Janeiro. "Eu fiquei emocionado com a situação e vi que era preciso destinar estes alimentos para lá", explica.

A prefeitura de Curitiba lançou a campanha SOS Rio nesta quinta, e a intenção é arrecadar água mineral, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal para os desabrigados pelas enchentes no Rio de Janeiro. Os donativos podem ser entregues em todas as regionais da Rua da Cidadania, na sede central da Prefeitura de Curitiba e na Fundação de Ação Social (FAS). Lotes de grande quantidade de donativos podem ser informados pelo 156, para que a coleta seja providenciada pela FAS.

Todos os postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado também estão recebendo donativos. De acordo com informações da assessoria de imprensa do órgão, durante esta quinta, alguns postos do Paraná já receberam doações e ligações de pessoas que pretendiam saber como doar. Os postos da PRF no Paraná vão encaminhar as doações para a PRF do Rio de Janeiro, que ficará responsável pela distribuição do material.

A administração das lojas do grupo Pão de Açúcar, que fica no estado Rio de Janeiro, abriu postos para doações. A iniciativa deve ser repetida no Paraná a partir da próxima segunda-feira (17).

A Prefeitura de Teresópolis (RJ) abriu uma conta bancária para receber as doações em dinheiro por meio da conta 110000-9, agência 0741, do Banco do Brasil. A Prefeitura de Nova Friburgo vai receber doações por meio da agência 0335-2 e conta 120000-3.

Vários bancos abriram contas para receber doações em dinheiro. O Itaú Unibanco vai receber qualquer valor na conta bancária 00594-7, agência 5673, em nome do Fundo Estadual de Assistência Social do estado do Rio de Janeiro. O Bradesco também receberá doações na conta 2011-7, da agência 6570-6. A Caixa Econômica Federal abriu a conta 2011-0, na agência 0199 para esta finalidade.

Confira alguns dos locais onde é possível fazer doações em Curitiba

Hospital da Cruz Vermelha - Avenida Vicente Machado, 1310, Batel – (41) 3016-6622.

Prefeitura de Curitiba - Avenida Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico

Fundação de Ação Social - Rua Eduardo Sprada, 4.520 - Campo Comprido

Ruas da Cidadania:Regional Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado

Regional Boa Vista – Avenida Paraná, 3600 – Boa Vista

Regional Boqueirão – Terminal do Carmo

Regional Cajuru – Rua Luiz França, 2032 – Cajuru

Regional CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460 – CIC

Regional Matriz – Praça Rui Barbosa

Regional Pinheirinho – Rua Winston Churchill, 2033 – Pinheirinho

Regional Portão – Rua Carlos Klemtz, s/nº – Fazendinha

Regional Santa Felicidade – Via Vênete, s/nº – Santa Felicidade

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]